Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suasnábar,Claudio
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005
Resumo: O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.
id EAA-1_65f2f4c0b066662b3a56dc9accd8d180
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782001000200005
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académicaO artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005Revista Brasileira de Educação n.17 2001reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782001000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSuasnábar,Claudiospa2012-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782001000200005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-12-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
title Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
spellingShingle Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
Suasnábar,Claudio
title_short Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
title_full Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
title_fullStr Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
title_full_unstemmed Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
title_sort Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
author Suasnábar,Claudio
author_facet Suasnábar,Claudio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suasnábar,Claudio
description O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782001000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.17 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489456230400