Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005 |
Resumo: | O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918. |
id |
EAA-1_65f2f4c0b066662b3a56dc9accd8d180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782001000200005 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académicaO artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005Revista Brasileira de Educação n.17 2001reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782001000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSuasnábar,Claudiospa2012-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782001000200005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-12-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica |
title |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica |
spellingShingle |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica Suasnábar,Claudio |
title_short |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica |
title_full |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica |
title_fullStr |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica |
title_full_unstemmed |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica |
title_sort |
Resistencia, cambio y adaptación en las universidades argentinas: problemas conceptuales y tendencias emergentesen el gobierno y la gestión académica |
author |
Suasnábar,Claudio |
author_facet |
Suasnábar,Claudio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suasnábar,Claudio |
description |
O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782001000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.17 2001 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489456230400 |