Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013 |
Resumo: | Apresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas. |
id |
EAA-1_6d7ad6cce01596ca477205070a3777db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782004000100013 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVIIfundamentos dos livros escolaresorganização didática no século XVIIensino conforme a ordem da naturezaApresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013Revista Brasileira de Educação n.25 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000100013info:eu-repo/semantics/openAccessHoff,Sandinopor2006-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000100013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII |
title |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII |
spellingShingle |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII Hoff,Sandino fundamentos dos livros escolares organização didática no século XVII ensino conforme a ordem da natureza |
title_short |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII |
title_full |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII |
title_fullStr |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII |
title_full_unstemmed |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII |
title_sort |
Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII |
author |
Hoff,Sandino |
author_facet |
Hoff,Sandino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoff,Sandino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fundamentos dos livros escolares organização didática no século XVII ensino conforme a ordem da natureza |
topic |
fundamentos dos livros escolares organização didática no século XVII ensino conforme a ordem da natureza |
description |
Apresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782004000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.25 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489825329152 |