Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoff,Sandino
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013
Resumo: Apresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas.
id EAA-1_6d7ad6cce01596ca477205070a3777db
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782004000100013
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVIIfundamentos dos livros escolaresorganização didática no século XVIIensino conforme a ordem da naturezaApresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013Revista Brasileira de Educação n.25 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000100013info:eu-repo/semantics/openAccessHoff,Sandinopor2006-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000100013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
title Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
spellingShingle Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
Hoff,Sandino
fundamentos dos livros escolares
organização didática no século XVII
ensino conforme a ordem da natureza
title_short Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
title_full Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
title_fullStr Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
title_full_unstemmed Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
title_sort Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII
author Hoff,Sandino
author_facet Hoff,Sandino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoff,Sandino
dc.subject.por.fl_str_mv fundamentos dos livros escolares
organização didática no século XVII
ensino conforme a ordem da natureza
topic fundamentos dos livros escolares
organização didática no século XVII
ensino conforme a ordem da natureza
description Apresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782004000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.25 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489825329152