Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Itamar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100226
Resumo: RESUMO Este artigo discute e narra a transposição de um método histórico ideal típico dos departamentos de história e educação, colleges e escolas normais para os impressos destinados à formação inicial e continuada de professores de história nos Estados Unidos da América, entre 1870 e 1916. Por meio do exame linguístico de relatórios da União e de manuais de metodologia de ensino de história, demonstramos que os historiadores por formação ampliaram sua atuação sobre os filósofos, sociólogos, politólogos, economistas e educadores com a indicação de que a heurística, análise e síntese deveriam nortear a didática da história, pensada e praticada nos Estados Unidos da América já na última década do século XIX.
id EAA-1_6d990aa70987b8052263bf3377490f0a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100226
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)método históricodidática da históriaEstados Unidos da AméricaRESUMO Este artigo discute e narra a transposição de um método histórico ideal típico dos departamentos de história e educação, colleges e escolas normais para os impressos destinados à formação inicial e continuada de professores de história nos Estados Unidos da América, entre 1870 e 1916. Por meio do exame linguístico de relatórios da União e de manuais de metodologia de ensino de história, demonstramos que os historiadores por formação ampliaram sua atuação sobre os filósofos, sociólogos, politólogos, economistas e educadores com a indicação de que a heurística, análise e síntese deveriam nortear a didática da história, pensada e praticada nos Estados Unidos da América já na última década do século XIX.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100226Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019230056info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Itamarpor2019-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100226Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-08-06T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
title Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
spellingShingle Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
Freitas,Itamar
método histórico
didática da história
Estados Unidos da América
title_short Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
title_full Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
title_fullStr Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
title_full_unstemmed Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
title_sort Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
author Freitas,Itamar
author_facet Freitas,Itamar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv método histórico
didática da história
Estados Unidos da América
topic método histórico
didática da história
Estados Unidos da América
description RESUMO Este artigo discute e narra a transposição de um método histórico ideal típico dos departamentos de história e educação, colleges e escolas normais para os impressos destinados à formação inicial e continuada de professores de história nos Estados Unidos da América, entre 1870 e 1916. Por meio do exame linguístico de relatórios da União e de manuais de metodologia de ensino de história, demonstramos que os historiadores por formação ampliaram sua atuação sobre os filósofos, sociólogos, politólogos, economistas e educadores com a indicação de que a heurística, análise e síntese deveriam nortear a didática da história, pensada e praticada nos Estados Unidos da América já na última década do século XIX.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019230056
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492772876288