Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do “superprofessor consciente crítico”, como agente de mudança educacional. |
id |
EAA-1_792ca5580aa8a640a1ddee3ffc9eb2f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782010000100002 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?formação docentepedagogia críticanarrativas redentorasO artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do “superprofessor consciente crítico”, como agente de mudança educacional.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002Revista Brasileira de Educação v.15 n.43 2010reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessFischman,Gustavo E.Sales,Sandra Reginapor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782010000100002Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2010-06-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? |
title |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? |
spellingShingle |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? Fischman,Gustavo E. formação docente pedagogia crítica narrativas redentoras |
title_short |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? |
title_full |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? |
title_fullStr |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? |
title_sort |
Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras? |
author |
Fischman,Gustavo E. |
author_facet |
Fischman,Gustavo E. Sales,Sandra Regina |
author_role |
author |
author2 |
Sales,Sandra Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischman,Gustavo E. Sales,Sandra Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente pedagogia crítica narrativas redentoras |
topic |
formação docente pedagogia crítica narrativas redentoras |
description |
O artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do “superprofessor consciente crítico”, como agente de mudança educacional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782010000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.15 n.43 2010 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490843496448 |