Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischman,Gustavo E.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sales,Sandra Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do “superprofessor consciente crítico”, como agente de mudança educacional.
id EAA-1_792ca5580aa8a640a1ddee3ffc9eb2f2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782010000100002
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?formação docentepedagogia críticanarrativas redentorasO artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do “superprofessor consciente crítico”, como agente de mudança educacional.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002Revista Brasileira de Educação v.15 n.43 2010reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessFischman,Gustavo E.Sales,Sandra Reginapor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782010000100002Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2010-06-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
title Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
spellingShingle Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
Fischman,Gustavo E.
formação docente
pedagogia crítica
narrativas redentoras
title_short Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
title_full Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
title_fullStr Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
title_full_unstemmed Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
title_sort Formação de professores e pedagogias críticas: é possível ir além das narrativas redentoras?
author Fischman,Gustavo E.
author_facet Fischman,Gustavo E.
Sales,Sandra Regina
author_role author
author2 Sales,Sandra Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischman,Gustavo E.
Sales,Sandra Regina
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
pedagogia crítica
narrativas redentoras
topic formação docente
pedagogia crítica
narrativas redentoras
description O artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do “superprofessor consciente crítico”, como agente de mudança educacional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782010000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.15 n.43 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490843496448