O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100101 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo, analisa-se o regresso de licenciados ao ensino superior para continuarem a formação académica, discutindo-se e interrogando-se as razões pelas quais os licenciados escolhem continuar uma formação pós-graduada. A análise apoia-se em dados empíricos resultantes de uma amostra representativa de licenciados que em 2004/2005 terminaram os respectivos cursos na Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Os dados apresentados permitem debater em que medida a participação em formação pós-graduada pode ser entendida como uma estratégia de inserção profissional. Esse debate é particularmente relevante no contexto atual, tendo em conta, por um lado, que a educação ao longo da vida assume uma centralidade crescente nas sociedades contemporâneas e, por outro lado, que a precarização do emprego dos licenciados tem vindo a acentuar-se significativamente. |
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