Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacruz,Adonai José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Américo,Bruno Luiz, Carniel,Fagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100202
Resumo: RESUMO O presente estudo identifica as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais capixabas na Prova Brasil de 2013 por meio de análise discriminante, tendo como amostra 124 escolas. Os resultados demostraram que a distorção idade-série, o índice de regularidade docente e a taxa de abandono formaram um conjunto ótimo de variáveis para distinguir as escolas com “melhores” e “piores” desempenhos capixabas. A técnica utilizada contribui com o trabalho de pesquisadores e gestores, uma vez é possível se apropriar desse método com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares de suas regiões na Prova Brasil.
id EAA-1_7f70a9bbd3aabe2f1d1abe707b13fdd7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100202
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasilpolíticas educacionaisindicadores educacionaisgestão educacionaldesempenho escolaranálise discriminanteRESUMO O presente estudo identifica as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais capixabas na Prova Brasil de 2013 por meio de análise discriminante, tendo como amostra 124 escolas. Os resultados demostraram que a distorção idade-série, o índice de regularidade docente e a taxa de abandono formaram um conjunto ótimo de variáveis para distinguir as escolas com “melhores” e “piores” desempenhos capixabas. A técnica utilizada contribui com o trabalho de pesquisadores e gestores, uma vez é possível se apropriar desse método com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares de suas regiões na Prova Brasil.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100202Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240002info:eu-repo/semantics/openAccessLacruz,Adonai JoséAmérico,Bruno LuizCarniel,Fagnerpor2019-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100202Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-03-07T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
title Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
spellingShingle Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
Lacruz,Adonai José
políticas educacionais
indicadores educacionais
gestão educacional
desempenho escolar
análise discriminante
title_short Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
title_full Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
title_fullStr Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
title_sort Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
author Lacruz,Adonai José
author_facet Lacruz,Adonai José
Américo,Bruno Luiz
Carniel,Fagner
author_role author
author2 Américo,Bruno Luiz
Carniel,Fagner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacruz,Adonai José
Américo,Bruno Luiz
Carniel,Fagner
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais
indicadores educacionais
gestão educacional
desempenho escolar
análise discriminante
topic políticas educacionais
indicadores educacionais
gestão educacional
desempenho escolar
análise discriminante
description RESUMO O presente estudo identifica as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais capixabas na Prova Brasil de 2013 por meio de análise discriminante, tendo como amostra 124 escolas. Os resultados demostraram que a distorção idade-série, o índice de regularidade docente e a taxa de abandono formaram um conjunto ótimo de variáveis para distinguir as escolas com “melhores” e “piores” desempenhos capixabas. A técnica utilizada contribui com o trabalho de pesquisadores e gestores, uma vez é possível se apropriar desse método com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares de suas regiões na Prova Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019240002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492740370432