Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apple,Michael W.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100007
Resumo: Neste artigo o autor defende a necessidade de incorporar a discussão sobre raça nas análises educacionais. Mostra também que as dinâmicas raciais são extremante complexas e relativamente autônomas e que se conjugam a outras dinâmicas sociais como classe, gênero, realidades coloniais etc, operando de modo sutil e poderoso no campo educacional. O autor discute os efeitos das políticas educacionais, apontando para o fato de que as reformas atuais tentam nos convencer de que são as únicas aceitáveis e que tais políticas se baseiam em posições ideológicas neoliberais. O fato é que por detrás destas tentativas de convencer-nos do que é "aceitável", em termos políticos e ideológicos, encontra-se a presença ausente da raça.
id EAA-1_7febbf153f065d173b598bf528d99f84
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782001000100007
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionaisNeste artigo o autor defende a necessidade de incorporar a discussão sobre raça nas análises educacionais. Mostra também que as dinâmicas raciais são extremante complexas e relativamente autônomas e que se conjugam a outras dinâmicas sociais como classe, gênero, realidades coloniais etc, operando de modo sutil e poderoso no campo educacional. O autor discute os efeitos das políticas educacionais, apontando para o fato de que as reformas atuais tentam nos convencer de que são as únicas aceitáveis e que tais políticas se baseiam em posições ideológicas neoliberais. O fato é que por detrás destas tentativas de convencer-nos do que é "aceitável", em termos políticos e ideológicos, encontra-se a presença ausente da raça.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100007Revista Brasileira de Educação n.16 2001reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782001000100007info:eu-repo/semantics/openAccessApple,Michael W.por2012-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782001000100007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-12-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
title Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
spellingShingle Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
Apple,Michael W.
title_short Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
title_full Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
title_fullStr Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
title_full_unstemmed Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
title_sort Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais
author Apple,Michael W.
author_facet Apple,Michael W.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apple,Michael W.
description Neste artigo o autor defende a necessidade de incorporar a discussão sobre raça nas análises educacionais. Mostra também que as dinâmicas raciais são extremante complexas e relativamente autônomas e que se conjugam a outras dinâmicas sociais como classe, gênero, realidades coloniais etc, operando de modo sutil e poderoso no campo educacional. O autor discute os efeitos das políticas educacionais, apontando para o fato de que as reformas atuais tentam nos convencer de que são as únicas aceitáveis e que tais políticas se baseiam em posições ideológicas neoliberais. O fato é que por detrás destas tentativas de convencer-nos do que é "aceitável", em termos políticos e ideológicos, encontra-se a presença ausente da raça.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782001000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.16 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489444696064