Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Claudilene Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santiago,Maria Eliete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100203
Resumo: RESUMO O artigo analisa a construção e a vivência das práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras, por meio do intinerário pedagógico de duas instituições escolares. Assumimos os estudos pós-coloniais latino-americanos como abordagem teórico-metodológica em diálogo com a afrocentricidade como posição epistemológica. Abordamos a categoria prática pedagógica como uma ação coletiva, intencional e institucional, utilizando a etnografia. O trabalho de campo foi realizado em duas escolas públicas municipais, nas cidades de Campinas, São Paulo, e Salvador, Bahia. Na organização e análise dos dados, adotamos a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin. Os achados indicam que o itinerário pedagógico das instituições escolares é tecido em um contexto de disputa curricular e as práticas pedagógicas se referenciam em princípios da cosmovisão africana recriada no Brasil em diálogo com o pensamento de Paulo Freire, gerando uma forma outra de pensar e fazer educação.
id EAA-1_84b901402d8e6ff197e7bade87c069e2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100203
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolarprática pedagógicaitinerárioidentidadememória e cultura negrasRESUMO O artigo analisa a construção e a vivência das práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras, por meio do intinerário pedagógico de duas instituições escolares. Assumimos os estudos pós-coloniais latino-americanos como abordagem teórico-metodológica em diálogo com a afrocentricidade como posição epistemológica. Abordamos a categoria prática pedagógica como uma ação coletiva, intencional e institucional, utilizando a etnografia. O trabalho de campo foi realizado em duas escolas públicas municipais, nas cidades de Campinas, São Paulo, e Salvador, Bahia. Na organização e análise dos dados, adotamos a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin. Os achados indicam que o itinerário pedagógico das instituições escolares é tecido em um contexto de disputa curricular e as práticas pedagógicas se referenciam em princípios da cosmovisão africana recriada no Brasil em diálogo com o pensamento de Paulo Freire, gerando uma forma outra de pensar e fazer educação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100203Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Claudilene MariaSantiago,Maria Elietepor2019-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100203Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-03-07T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
title Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
spellingShingle Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
Silva,Claudilene Maria
prática pedagógica
itinerário
identidade
memória e cultura negras
title_short Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
title_full Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
title_fullStr Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
title_full_unstemmed Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
title_sort Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
author Silva,Claudilene Maria
author_facet Silva,Claudilene Maria
Santiago,Maria Eliete
author_role author
author2 Santiago,Maria Eliete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Claudilene Maria
Santiago,Maria Eliete
dc.subject.por.fl_str_mv prática pedagógica
itinerário
identidade
memória e cultura negras
topic prática pedagógica
itinerário
identidade
memória e cultura negras
description RESUMO O artigo analisa a construção e a vivência das práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras, por meio do intinerário pedagógico de duas instituições escolares. Assumimos os estudos pós-coloniais latino-americanos como abordagem teórico-metodológica em diálogo com a afrocentricidade como posição epistemológica. Abordamos a categoria prática pedagógica como uma ação coletiva, intencional e institucional, utilizando a etnografia. O trabalho de campo foi realizado em duas escolas públicas municipais, nas cidades de Campinas, São Paulo, e Salvador, Bahia. Na organização e análise dos dados, adotamos a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin. Os achados indicam que o itinerário pedagógico das instituições escolares é tecido em um contexto de disputa curricular e as práticas pedagógicas se referenciam em princípios da cosmovisão africana recriada no Brasil em diálogo com o pensamento de Paulo Freire, gerando uma forma outra de pensar e fazer educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019240003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492741419008