Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo,Antonia Amanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Benevides,Alesandra de Araújo, Mariano,Francisca Zilania, Barbosa,Rafael Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100253
Resumo: RESUMO Investiga-se o diferencial de desempenho entre os estudantes cotistas e não cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) entre 2013 e 2015 com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, assim como se há efeito heterogêneo entre os tipos de cotas disponíveis: étnico-racial, renda, escola pública, combinação e outros. Foram utilizados dois métodos: balanceamento por entropia e pareamento por escore de propensão para múltiplos tratamentos. Os resultados apontam que o efeito das cotas foi significativo, porém negativo sobre a nota bruta. No modelo de múltiplos tratamentos, constata-se efeito negativo e significante em cotas étnico-racial, renda e outros, contudo foram positivos e significativos os efeitos em escola pública e combinação. Conclui-se que o desempenho é afetado de maneira heterogênea a depender do tipo de cota. Ademais, em média, o cotista apresenta desempenho abaixo do não cotista no ENADE.
id EAA-1_8a62ca2c093bb96a5e30df59f946c07f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100253
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federaisdiferencial de desempenhoestudantes cotistasExame Nacional de Desempenho de EstudantesRESUMO Investiga-se o diferencial de desempenho entre os estudantes cotistas e não cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) entre 2013 e 2015 com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, assim como se há efeito heterogêneo entre os tipos de cotas disponíveis: étnico-racial, renda, escola pública, combinação e outros. Foram utilizados dois métodos: balanceamento por entropia e pareamento por escore de propensão para múltiplos tratamentos. Os resultados apontam que o efeito das cotas foi significativo, porém negativo sobre a nota bruta. No modelo de múltiplos tratamentos, constata-se efeito negativo e significante em cotas étnico-racial, renda e outros, contudo foram positivos e significativos os efeitos em escola pública e combinação. Conclui-se que o desempenho é afetado de maneira heterogênea a depender do tipo de cota. Ademais, em média, o cotista apresenta desempenho abaixo do não cotista no ENADE.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100253Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250064info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Antonia AmandaBenevides,Alesandra de AraújoMariano,Francisca ZilaniaBarbosa,Rafael Barrospor2021-03-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100253Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-03-01T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
title Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
spellingShingle Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
Araujo,Antonia Amanda
diferencial de desempenho
estudantes cotistas
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
title_short Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
title_full Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
title_fullStr Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
title_full_unstemmed Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
title_sort Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais
author Araujo,Antonia Amanda
author_facet Araujo,Antonia Amanda
Benevides,Alesandra de Araújo
Mariano,Francisca Zilania
Barbosa,Rafael Barros
author_role author
author2 Benevides,Alesandra de Araújo
Mariano,Francisca Zilania
Barbosa,Rafael Barros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo,Antonia Amanda
Benevides,Alesandra de Araújo
Mariano,Francisca Zilania
Barbosa,Rafael Barros
dc.subject.por.fl_str_mv diferencial de desempenho
estudantes cotistas
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
topic diferencial de desempenho
estudantes cotistas
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
description RESUMO Investiga-se o diferencial de desempenho entre os estudantes cotistas e não cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) entre 2013 e 2015 com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, assim como se há efeito heterogêneo entre os tipos de cotas disponíveis: étnico-racial, renda, escola pública, combinação e outros. Foram utilizados dois métodos: balanceamento por entropia e pareamento por escore de propensão para múltiplos tratamentos. Os resultados apontam que o efeito das cotas foi significativo, porém negativo sobre a nota bruta. No modelo de múltiplos tratamentos, constata-se efeito negativo e significante em cotas étnico-racial, renda e outros, contudo foram positivos e significativos os efeitos em escola pública e combinação. Conclui-se que o desempenho é afetado de maneira heterogênea a depender do tipo de cota. Ademais, em média, o cotista apresenta desempenho abaixo do não cotista no ENADE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100253
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250064
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493129392128