O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdala Junior,Roberto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011
Resumo: O artigo procura lidar com uma questão clássica, especialmente presente entre professores e cineastas: os filmes e os processos de aprendizagem. Baseado em trabalhos de James Wertsch, psicólogo que vem buscando encontrar "aproximações" entre as teses de Vygotsky e Bakhtin, as reflexões buscam demonstrar que os argumentos desses e de outros autores que estudam o cinema - também pelo viés bakhtiniano - podem ser articulados no sentido de sugerir estratégias para empregar filmes nos processos de construção do conhecimento histórico - escolar ou não. Ao final, a partir do filme 1492 - A conquista do paraíso, de Ridley Scott, propomos um exercício prático que operacionaliza a argumentação formulada anteriormente.
id EAA-1_92c43a5a969165db4bf7ee4e10f855ab
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782008000100011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a históriahistóriacinemaconstrução do conhecimento históricoO artigo procura lidar com uma questão clássica, especialmente presente entre professores e cineastas: os filmes e os processos de aprendizagem. Baseado em trabalhos de James Wertsch, psicólogo que vem buscando encontrar "aproximações" entre as teses de Vygotsky e Bakhtin, as reflexões buscam demonstrar que os argumentos desses e de outros autores que estudam o cinema - também pelo viés bakhtiniano - podem ser articulados no sentido de sugerir estratégias para empregar filmes nos processos de construção do conhecimento histórico - escolar ou não. Ao final, a partir do filme 1492 - A conquista do paraíso, de Ridley Scott, propomos um exercício prático que operacionaliza a argumentação formulada anteriormente.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011Revista Brasileira de Educação v.13 n.37 2008reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessAbdala Junior,Robertopor2008-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782008000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2008-05-29T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
title O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
spellingShingle O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
Abdala Junior,Roberto
história
cinema
construção do conhecimento histórico
title_short O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
title_full O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
title_fullStr O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
title_full_unstemmed O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
title_sort O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
author Abdala Junior,Roberto
author_facet Abdala Junior,Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdala Junior,Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv história
cinema
construção do conhecimento histórico
topic história
cinema
construção do conhecimento histórico
description O artigo procura lidar com uma questão clássica, especialmente presente entre professores e cineastas: os filmes e os processos de aprendizagem. Baseado em trabalhos de James Wertsch, psicólogo que vem buscando encontrar "aproximações" entre as teses de Vygotsky e Bakhtin, as reflexões buscam demonstrar que os argumentos desses e de outros autores que estudam o cinema - também pelo viés bakhtiniano - podem ser articulados no sentido de sugerir estratégias para empregar filmes nos processos de construção do conhecimento histórico - escolar ou não. Ao final, a partir do filme 1492 - A conquista do paraíso, de Ridley Scott, propomos um exercício prático que operacionaliza a argumentação formulada anteriormente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782008000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.13 n.37 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490500612096