O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011 |
Resumo: | O artigo procura lidar com uma questão clássica, especialmente presente entre professores e cineastas: os filmes e os processos de aprendizagem. Baseado em trabalhos de James Wertsch, psicólogo que vem buscando encontrar "aproximações" entre as teses de Vygotsky e Bakhtin, as reflexões buscam demonstrar que os argumentos desses e de outros autores que estudam o cinema - também pelo viés bakhtiniano - podem ser articulados no sentido de sugerir estratégias para empregar filmes nos processos de construção do conhecimento histórico - escolar ou não. Ao final, a partir do filme 1492 - A conquista do paraíso, de Ridley Scott, propomos um exercício prático que operacionaliza a argumentação formulada anteriormente. |
id |
EAA-1_92c43a5a969165db4bf7ee4e10f855ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782008000100011 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a históriahistóriacinemaconstrução do conhecimento históricoO artigo procura lidar com uma questão clássica, especialmente presente entre professores e cineastas: os filmes e os processos de aprendizagem. Baseado em trabalhos de James Wertsch, psicólogo que vem buscando encontrar "aproximações" entre as teses de Vygotsky e Bakhtin, as reflexões buscam demonstrar que os argumentos desses e de outros autores que estudam o cinema - também pelo viés bakhtiniano - podem ser articulados no sentido de sugerir estratégias para empregar filmes nos processos de construção do conhecimento histórico - escolar ou não. Ao final, a partir do filme 1492 - A conquista do paraíso, de Ridley Scott, propomos um exercício prático que operacionaliza a argumentação formulada anteriormente.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011Revista Brasileira de Educação v.13 n.37 2008reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessAbdala Junior,Robertopor2008-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782008000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2008-05-29T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história |
title |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história |
spellingShingle |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história Abdala Junior,Roberto história cinema construção do conhecimento histórico |
title_short |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história |
title_full |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história |
title_fullStr |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história |
title_full_unstemmed |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história |
title_sort |
O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história |
author |
Abdala Junior,Roberto |
author_facet |
Abdala Junior,Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdala Junior,Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história cinema construção do conhecimento histórico |
topic |
história cinema construção do conhecimento histórico |
description |
O artigo procura lidar com uma questão clássica, especialmente presente entre professores e cineastas: os filmes e os processos de aprendizagem. Baseado em trabalhos de James Wertsch, psicólogo que vem buscando encontrar "aproximações" entre as teses de Vygotsky e Bakhtin, as reflexões buscam demonstrar que os argumentos desses e de outros autores que estudam o cinema - também pelo viés bakhtiniano - podem ser articulados no sentido de sugerir estratégias para empregar filmes nos processos de construção do conhecimento histórico - escolar ou não. Ao final, a partir do filme 1492 - A conquista do paraíso, de Ridley Scott, propomos um exercício prático que operacionaliza a argumentação formulada anteriormente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782008000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.13 n.37 2008 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490500612096 |