Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jobim e Souza,Solange
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Gamba Jr.,Nilton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300009
Resumo: Analisa as condições de produção de conhecimento na contemporaneidade e os condicionamentos sociais, políticos e culturais que levam às transformações do ato de ler e de escrever. A questão da leitura e da escrita é tratada sob dois aspectos: a interferência de suportes, que transforma os modos de leitura e da escrita através dos tempos; e os desafios trazidos pela revolução eletrônica para o diálogo entre as gerações. Conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin são retomados neste contexto para elaborar uma compreensão dos atuais usos da linguagem e criação de textos mediados por suportes eletrônicos e digitais.
id EAA-1_985ba591acadbe205c2418651aed752d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782002000300009
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escritatecnologiapráticas de leitura e escritaAnalisa as condições de produção de conhecimento na contemporaneidade e os condicionamentos sociais, políticos e culturais que levam às transformações do ato de ler e de escrever. A questão da leitura e da escrita é tratada sob dois aspectos: a interferência de suportes, que transforma os modos de leitura e da escrita através dos tempos; e os desafios trazidos pela revolução eletrônica para o diálogo entre as gerações. Conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin são retomados neste contexto para elaborar uma compreensão dos atuais usos da linguagem e criação de textos mediados por suportes eletrônicos e digitais.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300009Revista Brasileira de Educação n.21 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000300009info:eu-repo/semantics/openAccessJobim e Souza,SolangeGamba Jr.,Niltonpor2007-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000300009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-12-12T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
title Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
spellingShingle Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
Jobim e Souza,Solange
tecnologia
práticas de leitura e escrita
title_short Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
title_full Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
title_fullStr Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
title_full_unstemmed Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
title_sort Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita
author Jobim e Souza,Solange
author_facet Jobim e Souza,Solange
Gamba Jr.,Nilton
author_role author
author2 Gamba Jr.,Nilton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jobim e Souza,Solange
Gamba Jr.,Nilton
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia
práticas de leitura e escrita
topic tecnologia
práticas de leitura e escrita
description Analisa as condições de produção de conhecimento na contemporaneidade e os condicionamentos sociais, políticos e culturais que levam às transformações do ato de ler e de escrever. A questão da leitura e da escrita é tratada sob dois aspectos: a interferência de suportes, que transforma os modos de leitura e da escrita através dos tempos; e os desafios trazidos pela revolução eletrônica para o diálogo entre as gerações. Conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin são retomados neste contexto para elaborar uma compreensão dos atuais usos da linguagem e criação de textos mediados por suportes eletrônicos e digitais.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782002000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.21 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489755074560