Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100262 |
Resumo: | RESUMO Este texto tem por escopo revisitar a noção de “saber docente” a partir de teorizações sociais e políticas pós-fundacionais. Ele se inscreve em um movimento de abertura para o diálogo com a produção acadêmica - acumulada há mais de duas décadas no campo educacional brasileiro - que opera com essa expressão, oferecendo um lance a mais nas disputas pela sua definição. Trata-se de um exercício intelectual que evidencia e explora os efeitos da escolha das lentes teóricas privilegiadas na análise das questões relacionadas à cultura profissional docente. O texto está organizado em torno de dois eixos de reflexão e de interpretação correspondentes aos processos de objetivação e de subjetivação que se apesentam de forma articulada na estruturação dos currículos de licenciatura. O ensaio aponta desafios teóricos e pistas de investigação que contribuem para reafirmar a categoria “saber docente” como uma chave de leitura potente para a compreensão dos processos em foco. |
id |
EAA-1_a89f38170c5c01484ba2faf50261aed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100262 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docentesaber docentecurrículo de licenciaturapós-fundacionismoRESUMO Este texto tem por escopo revisitar a noção de “saber docente” a partir de teorizações sociais e políticas pós-fundacionais. Ele se inscreve em um movimento de abertura para o diálogo com a produção acadêmica - acumulada há mais de duas décadas no campo educacional brasileiro - que opera com essa expressão, oferecendo um lance a mais nas disputas pela sua definição. Trata-se de um exercício intelectual que evidencia e explora os efeitos da escolha das lentes teóricas privilegiadas na análise das questões relacionadas à cultura profissional docente. O texto está organizado em torno de dois eixos de reflexão e de interpretação correspondentes aos processos de objetivação e de subjetivação que se apesentam de forma articulada na estruturação dos currículos de licenciatura. O ensaio aponta desafios teóricos e pistas de investigação que contribuem para reafirmar a categoria “saber docente” como uma chave de leitura potente para a compreensão dos processos em foco.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100262Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230071info:eu-repo/semantics/openAccessGabriel,Carmen Teresapor2018-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100262Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-11-06T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente |
title |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente |
spellingShingle |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente Gabriel,Carmen Teresa saber docente currículo de licenciatura pós-fundacionismo |
title_short |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente |
title_full |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente |
title_fullStr |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente |
title_full_unstemmed |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente |
title_sort |
Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente |
author |
Gabriel,Carmen Teresa |
author_facet |
Gabriel,Carmen Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel,Carmen Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saber docente currículo de licenciatura pós-fundacionismo |
topic |
saber docente currículo de licenciatura pós-fundacionismo |
description |
RESUMO Este texto tem por escopo revisitar a noção de “saber docente” a partir de teorizações sociais e políticas pós-fundacionais. Ele se inscreve em um movimento de abertura para o diálogo com a produção acadêmica - acumulada há mais de duas décadas no campo educacional brasileiro - que opera com essa expressão, oferecendo um lance a mais nas disputas pela sua definição. Trata-se de um exercício intelectual que evidencia e explora os efeitos da escolha das lentes teóricas privilegiadas na análise das questões relacionadas à cultura profissional docente. O texto está organizado em torno de dois eixos de reflexão e de interpretação correspondentes aos processos de objetivação e de subjetivação que se apesentam de forma articulada na estruturação dos currículos de licenciatura. O ensaio aponta desafios teóricos e pistas de investigação que contribuem para reafirmar a categoria “saber docente” como uma chave de leitura potente para a compreensão dos processos em foco. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100262 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492447817728 |