A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade

Bibliographic Details
Main Author: Alves,Wanderson Ferreira
Publication Date: 2018
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100274
Summary: RESUMO Se temos interesse pela educação escolar e desejamos que esta realize suas finalidades sociais, é preciso considerar o trabalho que, individual e coletivamente, os docentes desenvolvem nas escolas. Essa questão é o fio condutor das reflexões apresentadas, cujo objetivo é contribuir para uma análise do trabalho docente que considere o ponto de vista da atividade. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas na área da educação e nas ciências do trabalho, especialmente a ergonomia da atividade. No texto são abordadas algumas heranças das pesquisas sobre o ensino, em seguida busca-se discutir a ergonomia da atividade e trazer seus aportes para levantar indagações e firmar a tese fundamental do texto: é preciso considerar o ensino como trabalho, aceder à complexidade das situações laborais e tirar consequências delas. No texto, a problemática trazida pela noção de atividade ocupa um lugar central.
id EAA-1_ad704680a42d9103d2851f0f114704b6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100274
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividadetrabalho docenteergonomiaatividadeensinoRESUMO Se temos interesse pela educação escolar e desejamos que esta realize suas finalidades sociais, é preciso considerar o trabalho que, individual e coletivamente, os docentes desenvolvem nas escolas. Essa questão é o fio condutor das reflexões apresentadas, cujo objetivo é contribuir para uma análise do trabalho docente que considere o ponto de vista da atividade. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas na área da educação e nas ciências do trabalho, especialmente a ergonomia da atividade. No texto são abordadas algumas heranças das pesquisas sobre o ensino, em seguida busca-se discutir a ergonomia da atividade e trazer seus aportes para levantar indagações e firmar a tese fundamental do texto: é preciso considerar o ensino como trabalho, aceder à complexidade das situações laborais e tirar consequências delas. No texto, a problemática trazida pela noção de atividade ocupa um lugar central.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100274Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230089info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Wanderson Ferreirapor2019-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100274Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-03-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
title A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
spellingShingle A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
Alves,Wanderson Ferreira
trabalho docente
ergonomia
atividade
ensino
title_short A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
title_full A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
title_fullStr A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
title_full_unstemmed A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
title_sort A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
author Alves,Wanderson Ferreira
author_facet Alves,Wanderson Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Wanderson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho docente
ergonomia
atividade
ensino
topic trabalho docente
ergonomia
atividade
ensino
description RESUMO Se temos interesse pela educação escolar e desejamos que esta realize suas finalidades sociais, é preciso considerar o trabalho que, individual e coletivamente, os docentes desenvolvem nas escolas. Essa questão é o fio condutor das reflexões apresentadas, cujo objetivo é contribuir para uma análise do trabalho docente que considere o ponto de vista da atividade. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas na área da educação e nas ciências do trabalho, especialmente a ergonomia da atividade. No texto são abordadas algumas heranças das pesquisas sobre o ensino, em seguida busca-se discutir a ergonomia da atividade e trazer seus aportes para levantar indagações e firmar a tese fundamental do texto: é preciso considerar o ensino como trabalho, aceder à complexidade das situações laborais e tirar consequências delas. No texto, a problemática trazida pela noção de atividade ocupa um lugar central.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100274
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492468789248