Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Teresinha Silva de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100004
Resumo: Discuti como "índios(as)" são instituídos(as) como diferentes com base em olhares materializados através de livros didáticos, selos e cartões postais etc., marcando a função pedagógica de artefatos aparentemente banais. O artigo está dividido em três eixos temáticos: o primeiro relaciona-se às diversas formas como o "outro" é visto; o segundo, à transposição de significados atribuídos aos objetos; o terceiro discute a representação de índios(as) através de cartões postais e telefônicos e moeda nacional, como "autênticos" brasileiros e patrimônio da nação. O referencial que norteia essa abordagem relaciona-se ao campo dos estudos culturais, na perspectiva pós-moderna. Nesse sentido, os conceitos articulados nessas produções foram analisados como um conjunto de práticas discursivas estabelecidas a partir de "relações de poder".
id EAA-1_bc7e3fed96cbf2756fdb6b9861179dcb
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782003000100004
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturaiseducação indígenaartefatos culturaisdiferençaDiscuti como "índios(as)" são instituídos(as) como diferentes com base em olhares materializados através de livros didáticos, selos e cartões postais etc., marcando a função pedagógica de artefatos aparentemente banais. O artigo está dividido em três eixos temáticos: o primeiro relaciona-se às diversas formas como o "outro" é visto; o segundo, à transposição de significados atribuídos aos objetos; o terceiro discute a representação de índios(as) através de cartões postais e telefônicos e moeda nacional, como "autênticos" brasileiros e patrimônio da nação. O referencial que norteia essa abordagem relaciona-se ao campo dos estudos culturais, na perspectiva pós-moderna. Nesse sentido, os conceitos articulados nessas produções foram analisados como um conjunto de práticas discursivas estabelecidas a partir de "relações de poder".ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100004Revista Brasileira de Educação n.22 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000100004info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Teresinha Silva depor2006-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000100004Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-11-27T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
title Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
spellingShingle Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
Oliveira,Teresinha Silva de
educação indígena
artefatos culturais
diferença
title_short Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
title_full Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
title_fullStr Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
title_full_unstemmed Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
title_sort Olhares que fazem a "diferença": o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais
author Oliveira,Teresinha Silva de
author_facet Oliveira,Teresinha Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Teresinha Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv educação indígena
artefatos culturais
diferença
topic educação indígena
artefatos culturais
diferença
description Discuti como "índios(as)" são instituídos(as) como diferentes com base em olhares materializados através de livros didáticos, selos e cartões postais etc., marcando a função pedagógica de artefatos aparentemente banais. O artigo está dividido em três eixos temáticos: o primeiro relaciona-se às diversas formas como o "outro" é visto; o segundo, à transposição de significados atribuídos aos objetos; o terceiro discute a representação de índios(as) através de cartões postais e telefônicos e moeda nacional, como "autênticos" brasileiros e patrimônio da nação. O referencial que norteia essa abordagem relaciona-se ao campo dos estudos culturais, na perspectiva pós-moderna. Nesse sentido, os conceitos articulados nessas produções foram analisados como um conjunto de práticas discursivas estabelecidas a partir de "relações de poder".
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782003000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.22 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489763463168