Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100243 |
Resumo: | RESUMO O foco deste trabalho está na reflexão sobre o processo de transformação promovido pela instalação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana na cidade de Foz do Iguaçu (PR), evidenciando a transversalidade entre políticas educacionais e culturais e o impacto no desenvolvimento regional. Fronteiras foram objeto de políticas públicas, na maioria das vezes, sob a ótica da segurança e da soberania nacional. Assim, a inexistência de políticas voltadas ao desenvolvimento das cidades que compõem a chamada faixa de fronteira só se alterou recentemente. A universidade, constituída em 2010, já sofre questionamentos quanto à sua existência. O ensaio argumenta a importância das cidades da fronteira para o desenvolvimento econômico, educacional e cultural, promovendo a diversidade e a sustentabilidade. No artigo são explorados os conceitos de território, fronteira e diversidade cultural, focando de modo ilustrativo em experiências do cinema independente realizado na região. |
id |
EAA-1_c36245a52ad8a32531633c3f0b892b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782020000100243 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-ArgentinaterritóriofronteiraculturaeducaçãoUniversidade Federal da Integração Latino-AmericanadiversidadeRESUMO O foco deste trabalho está na reflexão sobre o processo de transformação promovido pela instalação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana na cidade de Foz do Iguaçu (PR), evidenciando a transversalidade entre políticas educacionais e culturais e o impacto no desenvolvimento regional. Fronteiras foram objeto de políticas públicas, na maioria das vezes, sob a ótica da segurança e da soberania nacional. Assim, a inexistência de políticas voltadas ao desenvolvimento das cidades que compõem a chamada faixa de fronteira só se alterou recentemente. A universidade, constituída em 2010, já sofre questionamentos quanto à sua existência. O ensaio argumenta a importância das cidades da fronteira para o desenvolvimento econômico, educacional e cultural, promovendo a diversidade e a sustentabilidade. No artigo são explorados os conceitos de território, fronteira e diversidade cultural, focando de modo ilustrativo em experiências do cinema independente realizado na região.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100243Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250059info:eu-repo/semantics/openAccessOderich,Cecília LeãoBaldi,Marianapor2020-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100243Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina |
title |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina |
spellingShingle |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina Oderich,Cecília Leão território fronteira cultura educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana diversidade |
title_short |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina |
title_full |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina |
title_fullStr |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina |
title_full_unstemmed |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina |
title_sort |
Transformando o território: a importância da universidade de integração latino-americana para a cultura na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina |
author |
Oderich,Cecília Leão |
author_facet |
Oderich,Cecília Leão Baldi,Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Baldi,Mariana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oderich,Cecília Leão Baldi,Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
território fronteira cultura educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana diversidade |
topic |
território fronteira cultura educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana diversidade |
description |
RESUMO O foco deste trabalho está na reflexão sobre o processo de transformação promovido pela instalação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana na cidade de Foz do Iguaçu (PR), evidenciando a transversalidade entre políticas educacionais e culturais e o impacto no desenvolvimento regional. Fronteiras foram objeto de políticas públicas, na maioria das vezes, sob a ótica da segurança e da soberania nacional. Assim, a inexistência de políticas voltadas ao desenvolvimento das cidades que compõem a chamada faixa de fronteira só se alterou recentemente. A universidade, constituída em 2010, já sofre questionamentos quanto à sua existência. O ensaio argumenta a importância das cidades da fronteira para o desenvolvimento econômico, educacional e cultural, promovendo a diversidade e a sustentabilidade. No artigo são explorados os conceitos de território, fronteira e diversidade cultural, focando de modo ilustrativo em experiências do cinema independente realizado na região. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100243 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782020250059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.25 2020 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493114712064 |