Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kondrat,Hebert
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maciel,Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002
Resumo: A concretização de uma alfabetização científica em ambientes formais e não formais de educação é uma necessidade para a formação e manutenção de uma sociedade sustentável. Objetivou-se estudar os conhecimentos prévios de alunos da educação básica relacionados a temas ambientais e tomá-los como base para realizar atividades de educação ambiental. Foram efetivadas monitorias no espaço do Jardim Botânico de São Paulo para alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Trabalharam-se ao longo das visitas questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. A pesquisa foi qualitativa, do tipo observação participante, com registro da fala dos estudantes durante as atividades de monitoria. Categorias e subcategorias foram destacadas nas respostas dos alunos, assim como suas reflexões relacionadas à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, conquistadas ao longo das atividades de educação ambiental.
id EAA-1_c8d5d770307fa58e8afc0a7815db4b33
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000400002
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidadealfabetização científicaeducação não formalmeio ambienteJardim BotânicoA concretização de uma alfabetização científica em ambientes formais e não formais de educação é uma necessidade para a formação e manutenção de uma sociedade sustentável. Objetivou-se estudar os conhecimentos prévios de alunos da educação básica relacionados a temas ambientais e tomá-los como base para realizar atividades de educação ambiental. Foram efetivadas monitorias no espaço do Jardim Botânico de São Paulo para alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Trabalharam-se ao longo das visitas questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. A pesquisa foi qualitativa, do tipo observação participante, com registro da fala dos estudantes durante as atividades de monitoria. Categorias e subcategorias foram destacadas nas respostas dos alunos, assim como suas reflexões relacionadas à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, conquistadas ao longo das atividades de educação ambiental.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000400002info:eu-repo/semantics/openAccessKondrat,HebertMaciel,Maria Delourdespor2015-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000400002Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
title Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
spellingShingle Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
Kondrat,Hebert
alfabetização científica
educação não formal
meio ambiente
Jardim Botânico
title_short Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
title_full Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
title_fullStr Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
title_full_unstemmed Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
title_sort Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
author Kondrat,Hebert
author_facet Kondrat,Hebert
Maciel,Maria Delourdes
author_role author
author2 Maciel,Maria Delourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kondrat,Hebert
Maciel,Maria Delourdes
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização científica
educação não formal
meio ambiente
Jardim Botânico
topic alfabetização científica
educação não formal
meio ambiente
Jardim Botânico
description A concretização de uma alfabetização científica em ambientes formais e não formais de educação é uma necessidade para a formação e manutenção de uma sociedade sustentável. Objetivou-se estudar os conhecimentos prévios de alunos da educação básica relacionados a temas ambientais e tomá-los como base para realizar atividades de educação ambiental. Foram efetivadas monitorias no espaço do Jardim Botânico de São Paulo para alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Trabalharam-se ao longo das visitas questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. A pesquisa foi qualitativa, do tipo observação participante, com registro da fala dos estudantes durante as atividades de monitoria. Categorias e subcategorias foram destacadas nas respostas dos alunos, assim como suas reflexões relacionadas à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, conquistadas ao longo das atividades de educação ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491273412608