Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002 |
Resumo: | A concretização de uma alfabetização científica em ambientes formais e não formais de educação é uma necessidade para a formação e manutenção de uma sociedade sustentável. Objetivou-se estudar os conhecimentos prévios de alunos da educação básica relacionados a temas ambientais e tomá-los como base para realizar atividades de educação ambiental. Foram efetivadas monitorias no espaço do Jardim Botânico de São Paulo para alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Trabalharam-se ao longo das visitas questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. A pesquisa foi qualitativa, do tipo observação participante, com registro da fala dos estudantes durante as atividades de monitoria. Categorias e subcategorias foram destacadas nas respostas dos alunos, assim como suas reflexões relacionadas à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, conquistadas ao longo das atividades de educação ambiental. |
id |
EAA-1_c8d5d770307fa58e8afc0a7815db4b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782013000400002 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidadealfabetização científicaeducação não formalmeio ambienteJardim BotânicoA concretização de uma alfabetização científica em ambientes formais e não formais de educação é uma necessidade para a formação e manutenção de uma sociedade sustentável. Objetivou-se estudar os conhecimentos prévios de alunos da educação básica relacionados a temas ambientais e tomá-los como base para realizar atividades de educação ambiental. Foram efetivadas monitorias no espaço do Jardim Botânico de São Paulo para alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Trabalharam-se ao longo das visitas questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. A pesquisa foi qualitativa, do tipo observação participante, com registro da fala dos estudantes durante as atividades de monitoria. Categorias e subcategorias foram destacadas nas respostas dos alunos, assim como suas reflexões relacionadas à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, conquistadas ao longo das atividades de educação ambiental.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000400002info:eu-repo/semantics/openAccessKondrat,HebertMaciel,Maria Delourdespor2015-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000400002Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade |
title |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade |
spellingShingle |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade Kondrat,Hebert alfabetização científica educação não formal meio ambiente Jardim Botânico |
title_short |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade |
title_full |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade |
title_fullStr |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade |
title_sort |
Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade |
author |
Kondrat,Hebert |
author_facet |
Kondrat,Hebert Maciel,Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Maciel,Maria Delourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kondrat,Hebert Maciel,Maria Delourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização científica educação não formal meio ambiente Jardim Botânico |
topic |
alfabetização científica educação não formal meio ambiente Jardim Botânico |
description |
A concretização de uma alfabetização científica em ambientes formais e não formais de educação é uma necessidade para a formação e manutenção de uma sociedade sustentável. Objetivou-se estudar os conhecimentos prévios de alunos da educação básica relacionados a temas ambientais e tomá-los como base para realizar atividades de educação ambiental. Foram efetivadas monitorias no espaço do Jardim Botânico de São Paulo para alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Trabalharam-se ao longo das visitas questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. A pesquisa foi qualitativa, do tipo observação participante, com registro da fala dos estudantes durante as atividades de monitoria. Categorias e subcategorias foram destacadas nas respostas dos alunos, assim como suas reflexões relacionadas à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, conquistadas ao longo das atividades de educação ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782013000400002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491273412608 |