Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100233 |
Resumo: | RESUMO Abordaremos, neste texto, o limiar das políticas públicas audiovisuais brasileiras com finalidades educativas e escolares. Foram selecionadas duas animações: “H2O”, lançada em 1962 e produzida para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE); e “De Onde Vem?”, realizada em 2002 pelos canais de televisão TV Escola e TV PinGuim. Com um intervalo de quarenta e dois anos entre uma e outra, as animações foram analisadas desde suas enunciações verbais e imagéticas com o propósito de evidenciar deslocamentos e rupturas discursivas concernentes à sociedade da aprendizagem. Para tanto, buscamos conectar dois ferramentais teórico-metodológicos, quais sejam, a desmontagem didihubermaniana com a análise discursiva de inspiração foucaultiana. |
id |
EAA-1_cce7cf7420f6198fc6d255b6617f9df9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782021000100233 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animaçãoInstituto Nacional de Cinema EducativoTV Escolaaudiovisual e políticas públicasdesmontagem didihubermanianaanálise do discurso foucaultianaRESUMO Abordaremos, neste texto, o limiar das políticas públicas audiovisuais brasileiras com finalidades educativas e escolares. Foram selecionadas duas animações: “H2O”, lançada em 1962 e produzida para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE); e “De Onde Vem?”, realizada em 2002 pelos canais de televisão TV Escola e TV PinGuim. Com um intervalo de quarenta e dois anos entre uma e outra, as animações foram analisadas desde suas enunciações verbais e imagéticas com o propósito de evidenciar deslocamentos e rupturas discursivas concernentes à sociedade da aprendizagem. Para tanto, buscamos conectar dois ferramentais teórico-metodológicos, quais sejam, a desmontagem didihubermaniana com a análise discursiva de inspiração foucaultiana.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100233Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260044info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Bruno da MataCazetta,Valériapor2021-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100233Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-10-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação |
title |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação |
spellingShingle |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação Farias,Bruno da Mata Instituto Nacional de Cinema Educativo TV Escola audiovisual e políticas públicas desmontagem didihubermaniana análise do discurso foucaultiana |
title_short |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação |
title_full |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação |
title_fullStr |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação |
title_full_unstemmed |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação |
title_sort |
Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação |
author |
Farias,Bruno da Mata |
author_facet |
Farias,Bruno da Mata Cazetta,Valéria |
author_role |
author |
author2 |
Cazetta,Valéria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias,Bruno da Mata Cazetta,Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Cinema Educativo TV Escola audiovisual e políticas públicas desmontagem didihubermaniana análise do discurso foucaultiana |
topic |
Instituto Nacional de Cinema Educativo TV Escola audiovisual e políticas públicas desmontagem didihubermaniana análise do discurso foucaultiana |
description |
RESUMO Abordaremos, neste texto, o limiar das políticas públicas audiovisuais brasileiras com finalidades educativas e escolares. Foram selecionadas duas animações: “H2O”, lançada em 1962 e produzida para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE); e “De Onde Vem?”, realizada em 2002 pelos canais de televisão TV Escola e TV PinGuim. Com um intervalo de quarenta e dois anos entre uma e outra, as animações foram analisadas desde suas enunciações verbais e imagéticas com o propósito de evidenciar deslocamentos e rupturas discursivas concernentes à sociedade da aprendizagem. Para tanto, buscamos conectar dois ferramentais teórico-metodológicos, quais sejam, a desmontagem didihubermaniana com a análise discursiva de inspiração foucaultiana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100233 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782021260044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.26 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493186015232 |