O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300802 |
Resumo: | RESUMO Este artigo, apoiado em pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, lançando mão de fontes consideradas o estado da arte em estudos sobre o sistema educacional da Finlândia, bem como em documentos oficiais de seu governo e de instituições multilaterais que investigam e procuram influenciar as decisões nacionais sobre a área, aborda a emergência, a partir de 2001, do reconhecimento internacional do êxito do modelo de educação praticado naquele país. Ante os surpreendentes resultados obtidos por seus estudantes no primeiro teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, realizado em 2000, são abordados os fatores que contribuem para a consistência daquele paradigma educacional. Entre os resultados alcançados, destaca-se o conclusivo entendimento de que existem sistemas educacionais alternativos exitosos, cujos pressupostos se opõem profundamente ao padrão corporativo global de educação, os quais podem servir como modelo educacional a ser buscado por outras nações. |
id |
EAA-1_d70496645b06970f050bb12d5ffe273b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782017000300802 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizadaFinlândiaeducaçãosistema educacionalRESUMO Este artigo, apoiado em pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, lançando mão de fontes consideradas o estado da arte em estudos sobre o sistema educacional da Finlândia, bem como em documentos oficiais de seu governo e de instituições multilaterais que investigam e procuram influenciar as decisões nacionais sobre a área, aborda a emergência, a partir de 2001, do reconhecimento internacional do êxito do modelo de educação praticado naquele país. Ante os surpreendentes resultados obtidos por seus estudantes no primeiro teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, realizado em 2000, são abordados os fatores que contribuem para a consistência daquele paradigma educacional. Entre os resultados alcançados, destaca-se o conclusivo entendimento de que existem sistemas educacionais alternativos exitosos, cujos pressupostos se opõem profundamente ao padrão corporativo global de educação, os quais podem servir como modelo educacional a ser buscado por outras nações.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300802Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227040info:eu-repo/semantics/openAccessBASTOS,REMO MOREIRA BRITOpor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000300802Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-07-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada |
title |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada |
spellingShingle |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada BASTOS,REMO MOREIRA BRITO Finlândia educação sistema educacional |
title_short |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada |
title_full |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada |
title_fullStr |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada |
title_full_unstemmed |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada |
title_sort |
O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada |
author |
BASTOS,REMO MOREIRA BRITO |
author_facet |
BASTOS,REMO MOREIRA BRITO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BASTOS,REMO MOREIRA BRITO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finlândia educação sistema educacional |
topic |
Finlândia educação sistema educacional |
description |
RESUMO Este artigo, apoiado em pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, lançando mão de fontes consideradas o estado da arte em estudos sobre o sistema educacional da Finlândia, bem como em documentos oficiais de seu governo e de instituições multilaterais que investigam e procuram influenciar as decisões nacionais sobre a área, aborda a emergência, a partir de 2001, do reconhecimento internacional do êxito do modelo de educação praticado naquele país. Ante os surpreendentes resultados obtidos por seus estudantes no primeiro teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, realizado em 2000, são abordados os fatores que contribuem para a consistência daquele paradigma educacional. Entre os resultados alcançados, destaca-se o conclusivo entendimento de que existem sistemas educacionais alternativos exitosos, cujos pressupostos se opõem profundamente ao padrão corporativo global de educação, os quais podem servir como modelo educacional a ser buscado por outras nações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300802 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782017227040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492055650304 |