Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100247 |
Resumo: | RESUMO Analisamos a inserção da mulher na educação e na sociedade brasileira por meio de seu acesso e sua permanência em cursos de ensino industrial em uma instituição da rede federal no período de 1950 a 1970. Por meio da comparação e do cruzamento das fontes, questionamos a versão oficial sobre o início da participação do sexo feminino no conjunto do corpo discente, que teria ocorrido na década de 1970, quando a instituição já se denominava Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Entretanto, operando metodologicamente com a intertextualidade de documentos e fotografias, de um lado, evidenciamos as tentativas de apagamento dos processos de exclusão do sexo feminino desse contexto histórico e, por outro, concluímos que o início da inserção feminina já ocorrera bem antes, ainda nos anos de 1950, quando a unidade de ensino ainda se nomeava Escola Técnica de Vitória. |
id |
EAA-1_d9925dd6ce3a00c648081d86e994a6b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782021000100247 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970)inserção femininahistoriografiafotografiaEscola Técnica Federal do Espírito SantoRESUMO Analisamos a inserção da mulher na educação e na sociedade brasileira por meio de seu acesso e sua permanência em cursos de ensino industrial em uma instituição da rede federal no período de 1950 a 1970. Por meio da comparação e do cruzamento das fontes, questionamos a versão oficial sobre o início da participação do sexo feminino no conjunto do corpo discente, que teria ocorrido na década de 1970, quando a instituição já se denominava Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Entretanto, operando metodologicamente com a intertextualidade de documentos e fotografias, de um lado, evidenciamos as tentativas de apagamento dos processos de exclusão do sexo feminino desse contexto histórico e, por outro, concluímos que o início da inserção feminina já ocorrera bem antes, ainda nos anos de 1950, quando a unidade de ensino ainda se nomeava Escola Técnica de Vitória.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100247Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260064info:eu-repo/semantics/openAccessLima,MarceloCariello,Lisia NicolielloDamasceno,Rosângela Aquino da Rosapor2021-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100247Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-10-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) |
title |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) |
spellingShingle |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) Lima,Marcelo inserção feminina historiografia fotografia Escola Técnica Federal do Espírito Santo |
title_short |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) |
title_full |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) |
title_fullStr |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) |
title_full_unstemmed |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) |
title_sort |
Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) |
author |
Lima,Marcelo |
author_facet |
Lima,Marcelo Cariello,Lisia Nicoliello Damasceno,Rosângela Aquino da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Cariello,Lisia Nicoliello Damasceno,Rosângela Aquino da Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Marcelo Cariello,Lisia Nicoliello Damasceno,Rosângela Aquino da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inserção feminina historiografia fotografia Escola Técnica Federal do Espírito Santo |
topic |
inserção feminina historiografia fotografia Escola Técnica Federal do Espírito Santo |
description |
RESUMO Analisamos a inserção da mulher na educação e na sociedade brasileira por meio de seu acesso e sua permanência em cursos de ensino industrial em uma instituição da rede federal no período de 1950 a 1970. Por meio da comparação e do cruzamento das fontes, questionamos a versão oficial sobre o início da participação do sexo feminino no conjunto do corpo discente, que teria ocorrido na década de 1970, quando a instituição já se denominava Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Entretanto, operando metodologicamente com a intertextualidade de documentos e fotografias, de um lado, evidenciamos as tentativas de apagamento dos processos de exclusão do sexo feminino desse contexto histórico e, por outro, concluímos que o início da inserção feminina já ocorrera bem antes, ainda nos anos de 1950, quando a unidade de ensino ainda se nomeava Escola Técnica de Vitória. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100247 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782021260064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.26 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493204889600 |