A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300007 |
Resumo: | Tomando como problema a crise na qual mergulharam as teorias do conhecimento na atualidade, reflete sobre as conseqüências de tal momento de fragilidade teórica no campo da pesquisa educacional, especialmente entre os estudiosos que tratam de objetos referentes à relação ";Trabalho e Educação";. As fontes eleitas foram as teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades PUC/SP, USP, Unicamp, UFRJ e UFRGS, entre os anos de 1994 e 1998. O critério definidor do intervalo está amparado no fato de que, seguramente, a partir daquele momento inicial seria possível contemplar a problemática da crise dos referenciais, e que este intervalo deveria fechar-se no instante em que tivesse início o trabalho de campo. A questão norteadora da investigação teve como eixo o nível de compromisso dos pesquisadores com as teorias historicistas, em especial o marxismo, assim como com aquelas ditas pós-modernas. O resultado do trabalho demonstra ampla predominância do referencial marxista entre os pesquisadores investigados. |
id |
EAA-1_e4f9c44f7cab3f0777f587f3c82a078a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782002000300007 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileirascrise dos referenciaismarxismopós-modernoTomando como problema a crise na qual mergulharam as teorias do conhecimento na atualidade, reflete sobre as conseqüências de tal momento de fragilidade teórica no campo da pesquisa educacional, especialmente entre os estudiosos que tratam de objetos referentes à relação ";Trabalho e Educação";. As fontes eleitas foram as teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades PUC/SP, USP, Unicamp, UFRJ e UFRGS, entre os anos de 1994 e 1998. O critério definidor do intervalo está amparado no fato de que, seguramente, a partir daquele momento inicial seria possível contemplar a problemática da crise dos referenciais, e que este intervalo deveria fechar-se no instante em que tivesse início o trabalho de campo. A questão norteadora da investigação teve como eixo o nível de compromisso dos pesquisadores com as teorias historicistas, em especial o marxismo, assim como com aquelas ditas pós-modernas. O resultado do trabalho demonstra ampla predominância do referencial marxista entre os pesquisadores investigados.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300007Revista Brasileira de Educação n.21 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000300007info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Maria Onete Lopespor2007-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000300007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-12-12T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras |
title |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras |
spellingShingle |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras Ferreira,Maria Onete Lopes crise dos referenciais marxismo pós-moderno |
title_short |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras |
title_full |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras |
title_fullStr |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras |
title_full_unstemmed |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras |
title_sort |
A crise dos paradigmas e o marxismo entre os pesquisadores em trabalho e educação em universidades brasileiras |
author |
Ferreira,Maria Onete Lopes |
author_facet |
Ferreira,Maria Onete Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Maria Onete Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crise dos referenciais marxismo pós-moderno |
topic |
crise dos referenciais marxismo pós-moderno |
description |
Tomando como problema a crise na qual mergulharam as teorias do conhecimento na atualidade, reflete sobre as conseqüências de tal momento de fragilidade teórica no campo da pesquisa educacional, especialmente entre os estudiosos que tratam de objetos referentes à relação ";Trabalho e Educação";. As fontes eleitas foram as teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades PUC/SP, USP, Unicamp, UFRJ e UFRGS, entre os anos de 1994 e 1998. O critério definidor do intervalo está amparado no fato de que, seguramente, a partir daquele momento inicial seria possível contemplar a problemática da crise dos referenciais, e que este intervalo deveria fechar-se no instante em que tivesse início o trabalho de campo. A questão norteadora da investigação teve como eixo o nível de compromisso dos pesquisadores com as teorias historicistas, em especial o marxismo, assim como com aquelas ditas pós-modernas. O resultado do trabalho demonstra ampla predominância do referencial marxista entre os pesquisadores investigados. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782002000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.21 2002 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489752977408 |