Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247 |
Resumo: | RESUMO O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola. |
id |
EAA-1_e615002fa04bc4d5f7878f9b7de983cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100247 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)história culturalEscola NovasocializaçãoindividualizaçãoRESUMO O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230054info:eu-repo/semantics/openAccessVeloso,Geisa MagelaVeiga,Cynthia GreivePaiva,Maria Aparecidapor2018-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100247Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) |
title |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) |
spellingShingle |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) Veloso,Geisa Magela história cultural Escola Nova socialização individualização |
title_short |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) |
title_full |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) |
title_fullStr |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) |
title_full_unstemmed |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) |
title_sort |
Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930) |
author |
Veloso,Geisa Magela |
author_facet |
Veloso,Geisa Magela Veiga,Cynthia Greive Paiva,Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Veiga,Cynthia Greive Paiva,Maria Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso,Geisa Magela Veiga,Cynthia Greive Paiva,Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história cultural Escola Nova socialização individualização |
topic |
história cultural Escola Nova socialização individualização |
description |
RESUMO O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492425797632 |