Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso,Geisa Magela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Veiga,Cynthia Greive, Paiva,Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247
Resumo: RESUMO O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.
id EAA-1_e615002fa04bc4d5f7878f9b7de983cd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100247
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)história culturalEscola NovasocializaçãoindividualizaçãoRESUMO O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230054info:eu-repo/semantics/openAccessVeloso,Geisa MagelaVeiga,Cynthia GreivePaiva,Maria Aparecidapor2018-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100247Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
title Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
spellingShingle Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
Veloso,Geisa Magela
história cultural
Escola Nova
socialização
individualização
title_short Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
title_full Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
title_fullStr Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
title_full_unstemmed Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
title_sort Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930)
author Veloso,Geisa Magela
author_facet Veloso,Geisa Magela
Veiga,Cynthia Greive
Paiva,Maria Aparecida
author_role author
author2 Veiga,Cynthia Greive
Paiva,Maria Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso,Geisa Magela
Veiga,Cynthia Greive
Paiva,Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv história cultural
Escola Nova
socialização
individualização
topic história cultural
Escola Nova
socialização
individualização
description RESUMO O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492425797632