Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López,Carlos Monge
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alcoforado,Joaquim Luís Medeiros, Saborido,David Montalvo, Seijo,Juan Carlos Torrego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100209
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da adaptação e tradução do Questionário de Fatores de Inovação Docente ao contexto português e compreender o seu significado segundo os professores inovadores. Foi desenvolvido um desenho misto de investigação, combinando técnicas quantitativas (questionário preenchido por 273 professores de primeiro, segundo e terceiro ciclo) e qualitativas (grupo focal numa escola inovadora com um diretor, um orientador e quatro professores). Realizaram-se análises psicométricas do questionário e uma análise qualitativa que confirmou e deu significado aos dados quantitativos. Constatam-se três fatores de inovação em Portugal: participação institucional, abertura psicopedagógica e planeamento didático. Tanto quantitativa como qualitativamente, o primeiro deles é o mais importante na inovação docente. Como conclusão, os fatores principais da inovação docente podem ser autoavaliados por meio de um questionário válido e fiável com professores.
id EAA-1_e8917c5226a9016595ef0fd8d164a835
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100209
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professoresdesenho mistogrupo focalinovação educativaprofessoresquestionárioRESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da adaptação e tradução do Questionário de Fatores de Inovação Docente ao contexto português e compreender o seu significado segundo os professores inovadores. Foi desenvolvido um desenho misto de investigação, combinando técnicas quantitativas (questionário preenchido por 273 professores de primeiro, segundo e terceiro ciclo) e qualitativas (grupo focal numa escola inovadora com um diretor, um orientador e quatro professores). Realizaram-se análises psicométricas do questionário e uma análise qualitativa que confirmou e deu significado aos dados quantitativos. Constatam-se três fatores de inovação em Portugal: participação institucional, abertura psicopedagógica e planeamento didático. Tanto quantitativa como qualitativamente, o primeiro deles é o mais importante na inovação docente. Como conclusão, os fatores principais da inovação docente podem ser autoavaliados por meio de um questionário válido e fiável com professores.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100209Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270015info:eu-repo/semantics/openAccessLópez,Carlos MongeAlcoforado,Joaquim Luís MedeirosSaborido,David MontalvoSeijo,Juan Carlos Torregopor2022-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100209Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-03-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
title Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
spellingShingle Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
López,Carlos Monge
desenho misto
grupo focal
inovação educativa
professores
questionário
title_short Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
title_full Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
title_fullStr Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
title_full_unstemmed Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
title_sort Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores
author López,Carlos Monge
author_facet López,Carlos Monge
Alcoforado,Joaquim Luís Medeiros
Saborido,David Montalvo
Seijo,Juan Carlos Torrego
author_role author
author2 Alcoforado,Joaquim Luís Medeiros
Saborido,David Montalvo
Seijo,Juan Carlos Torrego
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv López,Carlos Monge
Alcoforado,Joaquim Luís Medeiros
Saborido,David Montalvo
Seijo,Juan Carlos Torrego
dc.subject.por.fl_str_mv desenho misto
grupo focal
inovação educativa
professores
questionário
topic desenho misto
grupo focal
inovação educativa
professores
questionário
description RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da adaptação e tradução do Questionário de Fatores de Inovação Docente ao contexto português e compreender o seu significado segundo os professores inovadores. Foi desenvolvido um desenho misto de investigação, combinando técnicas quantitativas (questionário preenchido por 273 professores de primeiro, segundo e terceiro ciclo) e qualitativas (grupo focal numa escola inovadora com um diretor, um orientador e quatro professores). Realizaram-se análises psicométricas do questionário e uma análise qualitativa que confirmou e deu significado aos dados quantitativos. Constatam-se três fatores de inovação em Portugal: participação institucional, abertura psicopedagógica e planeamento didático. Tanto quantitativa como qualitativamente, o primeiro deles é o mais importante na inovação docente. Como conclusão, os fatores principais da inovação docente podem ser autoavaliados por meio de um questionário válido e fiável com professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493409361920