Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400235 |
Resumo: | RESUMO Este texto se detém sobre alguns dos documentos reguladores da disciplina de língua portuguesa oferecida nas escolas de ensino médio do Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1999); PCN+ ensino médio (2002) e as Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Busca-se uma resposta à questão: quais as (re)configurações do perfil do aluno-leitor de textos literários a ser entregue pela escola regular à sociedade? Constata-se que o egresso da escola de nível médio, então nomeado como um leitor crítico de textos literários, teve o seu perfil formatado nos textos oficiais aqui analisados, sendo resultado de uma engenhosa articulação de concepções e saberes que, na trama do poder/saber, permitiram sua “natural” aparição na configuração atual da disciplina de língua portuguesa do ensino médio. |
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Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médiodiscursos oficiaisleitor de textos literáriosensino médioRESUMO Este texto se detém sobre alguns dos documentos reguladores da disciplina de língua portuguesa oferecida nas escolas de ensino médio do Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1999); PCN+ ensino médio (2002) e as Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Busca-se uma resposta à questão: quais as (re)configurações do perfil do aluno-leitor de textos literários a ser entregue pela escola regular à sociedade? Constata-se que o egresso da escola de nível médio, então nomeado como um leitor crítico de textos literários, teve o seu perfil formatado nos textos oficiais aqui analisados, sendo resultado de uma engenhosa articulação de concepções e saberes que, na trama do poder/saber, permitiram sua “natural” aparição na configuração atual da disciplina de língua portuguesa do ensino médio.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400235Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227180info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS,RODRIGO ALVES DOSpor2017-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400235Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-12-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
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