Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS,RODRIGO ALVES DOS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400235
Resumo: RESUMO Este texto se detém sobre alguns dos documentos reguladores da disciplina de língua portuguesa oferecida nas escolas de ensino médio do Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1999); PCN+ ensino médio (2002) e as Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Busca-se uma resposta à questão: quais as (re)configurações do perfil do aluno-leitor de textos literários a ser entregue pela escola regular à sociedade? Constata-se que o egresso da escola de nível médio, então nomeado como um leitor crítico de textos literários, teve o seu perfil formatado nos textos oficiais aqui analisados, sendo resultado de uma engenhosa articulação de concepções e saberes que, na trama do poder/saber, permitiram sua “natural” aparição na configuração atual da disciplina de língua portuguesa do ensino médio.
id EAA-1_f1ac5022b7a30e200b90ae61972f601f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000400235
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médiodiscursos oficiaisleitor de textos literáriosensino médioRESUMO Este texto se detém sobre alguns dos documentos reguladores da disciplina de língua portuguesa oferecida nas escolas de ensino médio do Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1999); PCN+ ensino médio (2002) e as Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Busca-se uma resposta à questão: quais as (re)configurações do perfil do aluno-leitor de textos literários a ser entregue pela escola regular à sociedade? Constata-se que o egresso da escola de nível médio, então nomeado como um leitor crítico de textos literários, teve o seu perfil formatado nos textos oficiais aqui analisados, sendo resultado de uma engenhosa articulação de concepções e saberes que, na trama do poder/saber, permitiram sua “natural” aparição na configuração atual da disciplina de língua portuguesa do ensino médio.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400235Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227180info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS,RODRIGO ALVES DOSpor2017-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400235Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-12-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
title Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
spellingShingle Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
SANTOS,RODRIGO ALVES DOS
discursos oficiais
leitor de textos literários
ensino médio
title_short Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
title_full Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
title_fullStr Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
title_full_unstemmed Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
title_sort Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio
author SANTOS,RODRIGO ALVES DOS
author_facet SANTOS,RODRIGO ALVES DOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS,RODRIGO ALVES DOS
dc.subject.por.fl_str_mv discursos oficiais
leitor de textos literários
ensino médio
topic discursos oficiais
leitor de textos literários
ensino médio
description RESUMO Este texto se detém sobre alguns dos documentos reguladores da disciplina de língua portuguesa oferecida nas escolas de ensino médio do Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1999); PCN+ ensino médio (2002) e as Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Busca-se uma resposta à questão: quais as (re)configurações do perfil do aluno-leitor de textos literários a ser entregue pela escola regular à sociedade? Constata-se que o egresso da escola de nível médio, então nomeado como um leitor crítico de textos literários, teve o seu perfil formatado nos textos oficiais aqui analisados, sendo resultado de uma engenhosa articulação de concepções e saberes que, na trama do poder/saber, permitiram sua “natural” aparição na configuração atual da disciplina de língua portuguesa do ensino médio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400235
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492107030528