Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá,Ariane Boaventura da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marani,Vitor Hugo, Lara,Larissa Michelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100243
Resumo: RESUMO Este estudo explora os Estudos Culturais Físicos como um campo de interlocução para o desenvolvimento de uma investigação colaborativa e teoricamente informada, que possa contribuir para o ensino e a pesquisa na educação física brasileira. A partir da abordagem autoetnográfica, revisitamos as maneiras pelas quais experiências distintas com os Estudos Culturais Físicos tocaram (e tocam) nossas identidades, imprimindo marcas que nos (re)constroem em ações de docência, pesquisa e intervenção social. As narrativas que decorrem desse esforço colaborativo carregam desafios que (re)significam experiências ou aspectos anteriormente inexplorados em nossas subjetividades, oferecendo-nos a possibilidade de repensar e reestruturar nossas práticas de embodiment. Por fim, ao compartilharmos nossas narrativas na interlocução com os Estudos Culturais Físicos, entendemos esse campo (epistemológico, ontológico e metodológico) como profícuo para o diálogo com a educação física no contexto brasileiro.
id EAA-1_fa01231dc7ae2b2fe327f2df6a221094
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100243
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais FísicosEstudos Culturais FísicosculturaembodimentautoetnografiaRESUMO Este estudo explora os Estudos Culturais Físicos como um campo de interlocução para o desenvolvimento de uma investigação colaborativa e teoricamente informada, que possa contribuir para o ensino e a pesquisa na educação física brasileira. A partir da abordagem autoetnográfica, revisitamos as maneiras pelas quais experiências distintas com os Estudos Culturais Físicos tocaram (e tocam) nossas identidades, imprimindo marcas que nos (re)constroem em ações de docência, pesquisa e intervenção social. As narrativas que decorrem desse esforço colaborativo carregam desafios que (re)significam experiências ou aspectos anteriormente inexplorados em nossas subjetividades, oferecendo-nos a possibilidade de repensar e reestruturar nossas práticas de embodiment. Por fim, ao compartilharmos nossas narrativas na interlocução com os Estudos Culturais Físicos, entendemos esse campo (epistemológico, ontológico e metodológico) como profícuo para o diálogo com a educação física no contexto brasileiro.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100243Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260027info:eu-repo/semantics/openAccessSá,Ariane Boaventura da SilvaMarani,Vitor HugoLara,Larissa Michellepor2021-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100243Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-10-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
title Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
spellingShingle Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
Sá,Ariane Boaventura da Silva
Estudos Culturais Físicos
cultura
embodiment
autoetnografia
title_short Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
title_full Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
title_fullStr Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
title_full_unstemmed Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
title_sort Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos
author Sá,Ariane Boaventura da Silva
author_facet Sá,Ariane Boaventura da Silva
Marani,Vitor Hugo
Lara,Larissa Michelle
author_role author
author2 Marani,Vitor Hugo
Lara,Larissa Michelle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá,Ariane Boaventura da Silva
Marani,Vitor Hugo
Lara,Larissa Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Culturais Físicos
cultura
embodiment
autoetnografia
topic Estudos Culturais Físicos
cultura
embodiment
autoetnografia
description RESUMO Este estudo explora os Estudos Culturais Físicos como um campo de interlocução para o desenvolvimento de uma investigação colaborativa e teoricamente informada, que possa contribuir para o ensino e a pesquisa na educação física brasileira. A partir da abordagem autoetnográfica, revisitamos as maneiras pelas quais experiências distintas com os Estudos Culturais Físicos tocaram (e tocam) nossas identidades, imprimindo marcas que nos (re)constroem em ações de docência, pesquisa e intervenção social. As narrativas que decorrem desse esforço colaborativo carregam desafios que (re)significam experiências ou aspectos anteriormente inexplorados em nossas subjetividades, oferecendo-nos a possibilidade de repensar e reestruturar nossas práticas de embodiment. Por fim, ao compartilharmos nossas narrativas na interlocução com os Estudos Culturais Físicos, entendemos esse campo (epistemológico, ontológico e metodológico) como profícuo para o diálogo com a educação física no contexto brasileiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100243
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493199646720