Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleuri,Reinaldo Matias
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200009
Resumo: O texto discute a relação entre o oficial e o alternativo no discurso da Constituinte Escolar (1999-2000), promovida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul (BR). Traz contribuições de pesquisadores em educação popular para interpelar os sujeitos (em particular os movimentos sociais populares e as instituições estatais) e discutir a metodologia utilizada neste processo de reformulação curricular. Enfatiza a importância da perspectiva complexa para se compreender os limites e as possibilidades de um processo oficial que pretende promover, paradoxalmente, a inserção dos movimentos sociais alternativos na formulação e no controle das diretrizes curriculares da escola pública.
id EAA-1_fb062983f663f072fcd219caf86325ce
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782001000200009
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismoO texto discute a relação entre o oficial e o alternativo no discurso da Constituinte Escolar (1999-2000), promovida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul (BR). Traz contribuições de pesquisadores em educação popular para interpelar os sujeitos (em particular os movimentos sociais populares e as instituições estatais) e discutir a metodologia utilizada neste processo de reformulação curricular. Enfatiza a importância da perspectiva complexa para se compreender os limites e as possibilidades de um processo oficial que pretende promover, paradoxalmente, a inserção dos movimentos sociais alternativos na formulação e no controle das diretrizes curriculares da escola pública.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200009Revista Brasileira de Educação n.17 2001reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782001000200009info:eu-repo/semantics/openAccessFleuri,Reinaldo Matiaspor2012-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782001000200009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-12-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
title Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
spellingShingle Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
Fleuri,Reinaldo Matias
title_short Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
title_full Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
title_fullStr Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
title_full_unstemmed Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
title_sort Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo
author Fleuri,Reinaldo Matias
author_facet Fleuri,Reinaldo Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleuri,Reinaldo Matias
description O texto discute a relação entre o oficial e o alternativo no discurso da Constituinte Escolar (1999-2000), promovida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul (BR). Traz contribuições de pesquisadores em educação popular para interpelar os sujeitos (em particular os movimentos sociais populares e as instituições estatais) e discutir a metodologia utilizada neste processo de reformulação curricular. Enfatiza a importância da perspectiva complexa para se compreender os limites e as possibilidades de um processo oficial que pretende promover, paradoxalmente, a inserção dos movimentos sociais alternativos na formulação e no controle das diretrizes curriculares da escola pública.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782001000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.17 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489460424704