A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giaretton,Daynah Waihrich Leal
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Olesiak,Luísa da Rosa, München,Mikaela Aline Bade, Quintana,Alberto Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100230
Resumo: RESUMO A escola é um espaço de mediação da realidade, influenciando na elaboração das vivências do desenvolvimento do aluno, como no luto de perdas reais e simbólicas. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com sete professoras de quatro escolas públicas do ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul e busca compreender como entendem a temática da morte nas escolas e os desafios com os alunos, em especial na infância. Realizou-se a análise de conteúdo, e todos os princípios éticos foram respeitados. Escola e professores assumem papéis importantes na formação emocional da criança e em seu acolhimento em momentos de crise. A barreira presente nas escolas diante da abordagem da morte denuncia o temor de a instituição não deter as respostas e transpor os limites do que é próprio da família. As docentes buscam, por meio de aberturas possíveis de abordagem sobre a morte e do lúdico, trabalhar o luto e os medos dos alunos, de modo que possam ser um amparo nessa vivência
id EAA-1_fc8bb04b543e51026de0d821d999557e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100230
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncioescolainfânciamortelutoperdasRESUMO A escola é um espaço de mediação da realidade, influenciando na elaboração das vivências do desenvolvimento do aluno, como no luto de perdas reais e simbólicas. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com sete professoras de quatro escolas públicas do ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul e busca compreender como entendem a temática da morte nas escolas e os desafios com os alunos, em especial na infância. Realizou-se a análise de conteúdo, e todos os princípios éticos foram respeitados. Escola e professores assumem papéis importantes na formação emocional da criança e em seu acolhimento em momentos de crise. A barreira presente nas escolas diante da abordagem da morte denuncia o temor de a instituição não deter as respostas e transpor os limites do que é próprio da família. As docentes buscam, por meio de aberturas possíveis de abordagem sobre a morte e do lúdico, trabalhar o luto e os medos dos alunos, de modo que possam ser um amparo nessa vivênciaANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100230Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250035info:eu-repo/semantics/openAccessGiaretton,Daynah Waihrich LealOlesiak,Luísa da RosaMünchen,Mikaela Aline BadeQuintana,Alberto Manuelpor2020-09-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100230Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-09-02T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
title A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
spellingShingle A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
Giaretton,Daynah Waihrich Leal
escola
infância
morte
luto
perdas
title_short A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
title_full A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
title_fullStr A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
title_full_unstemmed A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
title_sort A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio
author Giaretton,Daynah Waihrich Leal
author_facet Giaretton,Daynah Waihrich Leal
Olesiak,Luísa da Rosa
München,Mikaela Aline Bade
Quintana,Alberto Manuel
author_role author
author2 Olesiak,Luísa da Rosa
München,Mikaela Aline Bade
Quintana,Alberto Manuel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giaretton,Daynah Waihrich Leal
Olesiak,Luísa da Rosa
München,Mikaela Aline Bade
Quintana,Alberto Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv escola
infância
morte
luto
perdas
topic escola
infância
morte
luto
perdas
description RESUMO A escola é um espaço de mediação da realidade, influenciando na elaboração das vivências do desenvolvimento do aluno, como no luto de perdas reais e simbólicas. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com sete professoras de quatro escolas públicas do ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul e busca compreender como entendem a temática da morte nas escolas e os desafios com os alunos, em especial na infância. Realizou-se a análise de conteúdo, e todos os princípios éticos foram respeitados. Escola e professores assumem papéis importantes na formação emocional da criança e em seu acolhimento em momentos de crise. A barreira presente nas escolas diante da abordagem da morte denuncia o temor de a instituição não deter as respostas e transpor os limites do que é próprio da família. As docentes buscam, por meio de aberturas possíveis de abordagem sobre a morte e do lúdico, trabalhar o luto e os medos dos alunos, de modo que possam ser um amparo nessa vivência
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100230
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492857810944