O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Mário
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro,Ana, Medeiros,Paula, Costa,José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100200
Resumo: RESUMO A inovação implica a reconfiguração da profissionalidade docente. A adesão a novos modelos curriculares e pedagógicos requer, por vezes, a ruptura com ideias e modos de trabalho estabelecidos. Este artigo tem como principal objetivo a apresentação de um estudo a respeito do papel da formação e supervisão na reconstrução da profissionalidade docente no âmbito do projeto piloto Primary English Practice Programme for Ages 6-7, que visa à integração curricular da área de inglês nos 1º e 2º anos em escolas do Grande Porto, Portugal. Tendo em conta uma perspectiva metodológica etnográfica com contornos de investigação-ação, o estudo centrou-se na análise das representações dos docentes acerca das dinâmicas e estratégias supervisivas desenvolvidas, tendo sido utilizados diversos instrumentos de recolha de dados: um questionário sobre o perfil socioprofissional dos docentes, aprendizagens realizadas e projetos desenvolvidos com as/pelas crianças.
id EAA-1_fd59e1f2e8302cad33320db3f0299e89
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100200
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docenteinglês no 1º ciclo do ensino básicoinovação curricularsupervisãoprofissionalidade docenteRESUMO A inovação implica a reconfiguração da profissionalidade docente. A adesão a novos modelos curriculares e pedagógicos requer, por vezes, a ruptura com ideias e modos de trabalho estabelecidos. Este artigo tem como principal objetivo a apresentação de um estudo a respeito do papel da formação e supervisão na reconstrução da profissionalidade docente no âmbito do projeto piloto Primary English Practice Programme for Ages 6-7, que visa à integração curricular da área de inglês nos 1º e 2º anos em escolas do Grande Porto, Portugal. Tendo em conta uma perspectiva metodológica etnográfica com contornos de investigação-ação, o estudo centrou-se na análise das representações dos docentes acerca das dinâmicas e estratégias supervisivas desenvolvidas, tendo sido utilizados diversos instrumentos de recolha de dados: um questionário sobre o perfil socioprofissional dos docentes, aprendizagens realizadas e projetos desenvolvidos com as/pelas crianças.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100200Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270013info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,MárioPinheiro,AnaMedeiros,PaulaCosta,Josépor2022-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100200Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-02-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
title O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
spellingShingle O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
Cruz,Mário
inglês no 1º ciclo do ensino básico
inovação curricular
supervisão
profissionalidade docente
title_short O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
title_full O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
title_fullStr O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
title_full_unstemmed O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
title_sort O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente
author Cruz,Mário
author_facet Cruz,Mário
Pinheiro,Ana
Medeiros,Paula
Costa,José
author_role author
author2 Pinheiro,Ana
Medeiros,Paula
Costa,José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz,Mário
Pinheiro,Ana
Medeiros,Paula
Costa,José
dc.subject.por.fl_str_mv inglês no 1º ciclo do ensino básico
inovação curricular
supervisão
profissionalidade docente
topic inglês no 1º ciclo do ensino básico
inovação curricular
supervisão
profissionalidade docente
description RESUMO A inovação implica a reconfiguração da profissionalidade docente. A adesão a novos modelos curriculares e pedagógicos requer, por vezes, a ruptura com ideias e modos de trabalho estabelecidos. Este artigo tem como principal objetivo a apresentação de um estudo a respeito do papel da formação e supervisão na reconstrução da profissionalidade docente no âmbito do projeto piloto Primary English Practice Programme for Ages 6-7, que visa à integração curricular da área de inglês nos 1º e 2º anos em escolas do Grande Porto, Portugal. Tendo em conta uma perspectiva metodológica etnográfica com contornos de investigação-ação, o estudo centrou-se na análise das representações dos docentes acerca das dinâmicas e estratégias supervisivas desenvolvidas, tendo sido utilizados diversos instrumentos de recolha de dados: um questionário sobre o perfil socioprofissional dos docentes, aprendizagens realizadas e projetos desenvolvidos com as/pelas crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100200
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493238444032