Aspectos controvertidos da concessão de rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes Martins, Ricardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
Texto Completo: https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1597
Resumo: Neste estudo examinaram-se aspectos controvertidos da concessão de rodovias. Estas consistem em ativos púbicos: bens públicos afetados à atividade de infraestrutura. A concessão de rodovia consiste em uma realização indireta da atividade de infraestrutura. Há que se diferenciar o transporte rodoviário, que pode configurar, a depender do caso, serviço público ou atividade econômica, da atividade de infraestrutura rodoviária. Tanto o serviço público como a atividade de infraestrutura podem ser concedidos ao particular. Ao contrário do que ocorre com os serviços públicos, porém, a atividade de infraestrutura pode ser, regra geral, tanto concedida como contratada. A realização de parcerias público-privadas para realização da atividade de infraestrutura de rodovias é inconstitucional. A atividade de infraestrutura só pode ser delegada a outra entidade federativa nos estritos limites da cooperação federativa e pela forma do consórcio administrativo. A gestão consorciada de infraestrutura configura típica concessão imprópria.
id ED-FO-1_1b777f43580238c1db7a3ab992e7ab8a
oai_identifier_str oai:ojs.revistaaec.com:article/1597
network_acronym_str ED-FO-1
network_name_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository_id_str
spelling Aspectos controvertidos da concessão de rodoviasconcessão de serviço públicoconcessão de infraestruturaserviços rodoviáriosatividade de infraestrutura de rodoviasgestão consorciada de infraestrutura de rodoviasparcerias público-privadas.Neste estudo examinaram-se aspectos controvertidos da concessão de rodovias. Estas consistem em ativos púbicos: bens públicos afetados à atividade de infraestrutura. A concessão de rodovia consiste em uma realização indireta da atividade de infraestrutura. Há que se diferenciar o transporte rodoviário, que pode configurar, a depender do caso, serviço público ou atividade econômica, da atividade de infraestrutura rodoviária. Tanto o serviço público como a atividade de infraestrutura podem ser concedidos ao particular. Ao contrário do que ocorre com os serviços públicos, porém, a atividade de infraestrutura pode ser, regra geral, tanto concedida como contratada. A realização de parcerias público-privadas para realização da atividade de infraestrutura de rodovias é inconstitucional. A atividade de infraestrutura só pode ser delegada a outra entidade federativa nos estritos limites da cooperação federativa e pela forma do consórcio administrativo. A gestão consorciada de infraestrutura configura típica concessão imprópria.Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/159710.21056/aec.v22i89.1597A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 No. 89 (2022): julho/setembro; 171-190A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 Núm. 89 (2022): julho/setembro; 171-190A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 22 n. 89 (2022): julho/setembro; 171-1901516-321010.21056/aec.v22i89reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1597/960Copyright (c) 2022 Ricardo Marcondes Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcondes Martins, Ricardo2022-12-25T05:07:46Zoai:ojs.revistaaec.com:article/1597Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2022-12-25T05:07:46A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
title Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
spellingShingle Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
Marcondes Martins, Ricardo
concessão de serviço público
concessão de infraestrutura
serviços rodoviários
atividade de infraestrutura de rodovias
gestão consorciada de infraestrutura de rodovias
parcerias público-privadas.
title_short Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
title_full Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
title_fullStr Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
title_full_unstemmed Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
title_sort Aspectos controvertidos da concessão de rodovias
author Marcondes Martins, Ricardo
author_facet Marcondes Martins, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes Martins, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv concessão de serviço público
concessão de infraestrutura
serviços rodoviários
atividade de infraestrutura de rodovias
gestão consorciada de infraestrutura de rodovias
parcerias público-privadas.
topic concessão de serviço público
concessão de infraestrutura
serviços rodoviários
atividade de infraestrutura de rodovias
gestão consorciada de infraestrutura de rodovias
parcerias público-privadas.
description Neste estudo examinaram-se aspectos controvertidos da concessão de rodovias. Estas consistem em ativos púbicos: bens públicos afetados à atividade de infraestrutura. A concessão de rodovia consiste em uma realização indireta da atividade de infraestrutura. Há que se diferenciar o transporte rodoviário, que pode configurar, a depender do caso, serviço público ou atividade econômica, da atividade de infraestrutura rodoviária. Tanto o serviço público como a atividade de infraestrutura podem ser concedidos ao particular. Ao contrário do que ocorre com os serviços públicos, porém, a atividade de infraestrutura pode ser, regra geral, tanto concedida como contratada. A realização de parcerias público-privadas para realização da atividade de infraestrutura de rodovias é inconstitucional. A atividade de infraestrutura só pode ser delegada a outra entidade federativa nos estritos limites da cooperação federativa e pela forma do consórcio administrativo. A gestão consorciada de infraestrutura configura típica concessão imprópria.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1597
10.21056/aec.v22i89.1597
url https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1597
identifier_str_mv 10.21056/aec.v22i89.1597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1597/960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ricardo Marcondes Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ricardo Marcondes Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
dc.source.none.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 No. 89 (2022): julho/setembro; 171-190
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 Núm. 89 (2022): julho/setembro; 171-190
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 22 n. 89 (2022): julho/setembro; 171-190
1516-3210
10.21056/aec.v22i89
reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
instname:Editora Fórum
instacron:ED-FO
instname_str Editora Fórum
instacron_str ED-FO
institution ED-FO
reponame_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
collection A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository.name.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum
repository.mail.fl_str_mv aec.revista@gmail.com
_version_ 1798313434660470784