Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
Texto Completo: | https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/619 |
Resumo: | Introdução - 1 A construção do estatuto científico do DireitoAdministrativo. A tradição exegético-racionalista como pré-compreensão- 1.1 O modo-de-ser da modernidade como determinante dos princípiosepocais do Direito Administrativo: formalismo, hierarquização, centralizaçãoe segurança jurídica - 1.2 A razão legal da Revolução Francesa comofundamento metafísico das práticas administrativas - 1.3 Do caráter deacessoriedade (hermenêutica) dos princípios (da Administração Pública) para a racionalidade metodológica - 2 O novo significado para o “compreender” dos princípios constitucionais da Administração Pública a partir da hermenêutica filosófica e da filosofia hermenêutica - 2.1 A compreensão possui um caráter histórico - 2.2 A compreensão não depende de métodos e o problema da técnica - 2.3 A importância da linguagem na compreensão - 3 A Applicatio dos Princípios Constitucionais da Administração Pública - 3.1 O caráter prático de toda interpretação dos princípios constitucionais da Administração Pública: ultrapassando a dicotomia questão de fato/questão de direito - 3.2 O caráter circular (não linear) da interrogação dos princípios constitucionais da Administração Pública - 3.3 A (necessária) compreensão ponderada do interesse público: ultrapassando as dicotomias metafísicas da modernidade - Considerações finais - Referências |
id |
ED-FO-1_298aa3f65e9e8666ec772bdfcd8f568d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaaec.com:article/619 |
network_acronym_str |
ED-FO-1 |
network_name_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificantePrincípios constitucionaisdireito administrativohermenêuticaAdministração Públicainteresse públicoDireito ConstitucionalDireito AdministrativoIntrodução - 1 A construção do estatuto científico do DireitoAdministrativo. A tradição exegético-racionalista como pré-compreensão- 1.1 O modo-de-ser da modernidade como determinante dos princípiosepocais do Direito Administrativo: formalismo, hierarquização, centralizaçãoe segurança jurídica - 1.2 A razão legal da Revolução Francesa comofundamento metafísico das práticas administrativas - 1.3 Do caráter deacessoriedade (hermenêutica) dos princípios (da Administração Pública) para a racionalidade metodológica - 2 O novo significado para o “compreender” dos princípios constitucionais da Administração Pública a partir da hermenêutica filosófica e da filosofia hermenêutica - 2.1 A compreensão possui um caráter histórico - 2.2 A compreensão não depende de métodos e o problema da técnica - 2.3 A importância da linguagem na compreensão - 3 A Applicatio dos Princípios Constitucionais da Administração Pública - 3.1 O caráter prático de toda interpretação dos princípios constitucionais da Administração Pública: ultrapassando a dicotomia questão de fato/questão de direito - 3.2 O caráter circular (não linear) da interrogação dos princípios constitucionais da Administração Pública - 3.3 A (necessária) compreensão ponderada do interesse público: ultrapassando as dicotomias metafísicas da modernidade - Considerações finais - ReferênciasInstituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2007-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/61910.21056/aec.v4i18.619A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 4, n. 18 (2004); 107-145A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 4, n. 18 (2004); 107-145A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 4, n. 18 (2004); 107-1451516-321010.21056/aec.v4i18reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/619/55Copyright (c) 2017 Leonel Ohlweilerinfo:eu-repo/semantics/openAccessOhlweiler, Leonel2017-06-10T20:46:19Zoai:ojs.revistaaec.com:article/619Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2017-06-10T20:46:19A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante |
title |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante |
spellingShingle |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante Ohlweiler, Leonel Princípios constitucionais direito administrativo hermenêutica Administração Pública interesse público Direito Constitucional Direito Administrativo |
title_short |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante |
title_full |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante |
title_fullStr |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante |
title_full_unstemmed |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante |
title_sort |
Os princípios constitucionais da Administração Pública a partir da filosofia hermenêutica: condições de possibilidade para ultrapassar o pensar objetificante |
author |
Ohlweiler, Leonel |
author_facet |
Ohlweiler, Leonel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ohlweiler, Leonel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Princípios constitucionais direito administrativo hermenêutica Administração Pública interesse público Direito Constitucional Direito Administrativo |
topic |
Princípios constitucionais direito administrativo hermenêutica Administração Pública interesse público Direito Constitucional Direito Administrativo |
description |
Introdução - 1 A construção do estatuto científico do DireitoAdministrativo. A tradição exegético-racionalista como pré-compreensão- 1.1 O modo-de-ser da modernidade como determinante dos princípiosepocais do Direito Administrativo: formalismo, hierarquização, centralizaçãoe segurança jurídica - 1.2 A razão legal da Revolução Francesa comofundamento metafísico das práticas administrativas - 1.3 Do caráter deacessoriedade (hermenêutica) dos princípios (da Administração Pública) para a racionalidade metodológica - 2 O novo significado para o “compreender” dos princípios constitucionais da Administração Pública a partir da hermenêutica filosófica e da filosofia hermenêutica - 2.1 A compreensão possui um caráter histórico - 2.2 A compreensão não depende de métodos e o problema da técnica - 2.3 A importância da linguagem na compreensão - 3 A Applicatio dos Princípios Constitucionais da Administração Pública - 3.1 O caráter prático de toda interpretação dos princípios constitucionais da Administração Pública: ultrapassando a dicotomia questão de fato/questão de direito - 3.2 O caráter circular (não linear) da interrogação dos princípios constitucionais da Administração Pública - 3.3 A (necessária) compreensão ponderada do interesse público: ultrapassando as dicotomias metafísicas da modernidade - Considerações finais - Referências |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/619 10.21056/aec.v4i18.619 |
url |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/619 |
identifier_str_mv |
10.21056/aec.v4i18.619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/619/55 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Leonel Ohlweiler info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Leonel Ohlweiler |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
dc.source.none.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 4, n. 18 (2004); 107-145 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 4, n. 18 (2004); 107-145 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 4, n. 18 (2004); 107-145 1516-3210 10.21056/aec.v4i18 reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional instname:Editora Fórum instacron:ED-FO |
instname_str |
Editora Fórum |
instacron_str |
ED-FO |
institution |
ED-FO |
reponame_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
collection |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository.name.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum |
repository.mail.fl_str_mv |
aec.revista@gmail.com |
_version_ |
1798313432973312000 |