Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/386 |
Resumo: | Descrever o nível de e-literacia em saúde, de um grupo alunos do ensino secundário, de uma região a norte de Portugal e correlacionar as variáveis sociodemográficas e contextuais com o nível de e-literacia em saúde dos alunos. Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com amostragem por conveniência (n=1060 alunos do ensino secundário). A colheita de dados decorreu por questionário. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, através do software IBM SPSS 25. Os alunos manifestaram bons níveis de e-literacia em saúde. A dimensão de “pesquisa de informação” obteve valores superiores aos da dimensão de “utilização da informação” encontrada (3,49 e 3,41 respectivamente). Os rapazes detêm mais e-literacia em saúde (3,61 pontos). Os alunos fazem pesquisa na internet sobre saúde, mas não confiam na informação obtida, cabe aos profissionais de saúde orientar e validar os sites utilizados. |
id |
EDICAOINDEPENDENTE-4_814a41680ebe97e3c1af749b5d909d90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/386 |
network_acronym_str |
EDICAOINDEPENDENTE-4 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundárioAlfabetizaçãoSaúde do EstudanteEnfermagemDescrever o nível de e-literacia em saúde, de um grupo alunos do ensino secundário, de uma região a norte de Portugal e correlacionar as variáveis sociodemográficas e contextuais com o nível de e-literacia em saúde dos alunos. Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com amostragem por conveniência (n=1060 alunos do ensino secundário). A colheita de dados decorreu por questionário. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, através do software IBM SPSS 25. Os alunos manifestaram bons níveis de e-literacia em saúde. A dimensão de “pesquisa de informação” obteve valores superiores aos da dimensão de “utilização da informação” encontrada (3,49 e 3,41 respectivamente). Os rapazes detêm mais e-literacia em saúde (3,61 pontos). Os alunos fazem pesquisa na internet sobre saúde, mas não confiam na informação obtida, cabe aos profissionais de saúde orientar e validar os sites utilizados.Instituto ENFservic2021-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/38610.24276/rrecien2021.11.34.13-22Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 34 (2021); 13-222358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/386/389Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Isabel Jesus, Rui Pombal, Fernanda Teixeira, Lurdes Fernandes, Filipe Sousa, Lia 2022-02-25T00:12:38Zoai:ojs2.recien.com.br:article/386Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-25T00:12:38Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário |
title |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário |
spellingShingle |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário Araújo, Isabel Alfabetização Saúde do Estudante Enfermagem |
title_short |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário |
title_full |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário |
title_fullStr |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário |
title_sort |
Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário |
author |
Araújo, Isabel |
author_facet |
Araújo, Isabel Jesus, Rui Pombal, Fernanda Teixeira, Lurdes Fernandes, Filipe Sousa, Lia |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Rui Pombal, Fernanda Teixeira, Lurdes Fernandes, Filipe Sousa, Lia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Isabel Jesus, Rui Pombal, Fernanda Teixeira, Lurdes Fernandes, Filipe Sousa, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Saúde do Estudante Enfermagem |
topic |
Alfabetização Saúde do Estudante Enfermagem |
description |
Descrever o nível de e-literacia em saúde, de um grupo alunos do ensino secundário, de uma região a norte de Portugal e correlacionar as variáveis sociodemográficas e contextuais com o nível de e-literacia em saúde dos alunos. Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com amostragem por conveniência (n=1060 alunos do ensino secundário). A colheita de dados decorreu por questionário. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, através do software IBM SPSS 25. Os alunos manifestaram bons níveis de e-literacia em saúde. A dimensão de “pesquisa de informação” obteve valores superiores aos da dimensão de “utilização da informação” encontrada (3,49 e 3,41 respectivamente). Os rapazes detêm mais e-literacia em saúde (3,61 pontos). Os alunos fazem pesquisa na internet sobre saúde, mas não confiam na informação obtida, cabe aos profissionais de saúde orientar e validar os sites utilizados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/386 10.24276/rrecien2021.11.34.13-22 |
url |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/386 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2021.11.34.13-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/386/389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 34 (2021); 13-22 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Publicação independente instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
EDIÇÃO INDEPENDENTE |
institution |
EDIÇÃO INDEPENDENTE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com |
_version_ |
1754122501244321792 |