Nível de e-literacia em saúde em alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Isabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jesus, Rui, Pombal, Fernanda, Teixeira, Lurdes, Fernandes, Filipe, Sousa, Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/386
Resumo: Descrever o nível de e-literacia em saúde, de um grupo alunos do ensino secundário, de uma região a norte de Portugal e correlacionar as variáveis sociodemográficas e contextuais com o nível de e-literacia em saúde dos alunos. Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com amostragem por conveniência (n=1060 alunos do ensino secundário). A colheita de dados decorreu por questionário. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, através do software IBM SPSS 25. Os alunos manifestaram bons níveis de e-literacia em saúde. A dimensão de “pesquisa de informação” obteve valores superiores aos da dimensão de “utilização da informação” encontrada (3,49 e 3,41 respectivamente). Os rapazes detêm mais e-literacia em saúde (3,61 pontos). Os alunos fazem pesquisa na internet sobre saúde, mas não confiam na informação obtida, cabe aos profissionais de saúde orientar e validar os sites utilizados.
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