Cuidado integral: contribuições da análise existencial para formação do enfermeiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/318 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se a analisar a opinião do aluno de Enfermagem sobre as contribuições da Análise Existencial na sua formação. Estudo de caráter qualitativo, realizado com discentes do curso de Enfermagem do segundo ao oitavo período. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas por meio do Grupo Focal, e para análise foi escolhido a técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin, que revelou 76 Unidades de Significado, oito Categorias temáticas que formaram duas Unidades Temáticas Centrais. A Análise Existencial pode contribuir para a formação humana, pois traz uma fundamentação que permite uma vivência real da humanização do cuidar, possibilitando sair do discurso para uma reflexão do seu sentido, além de possibilitar uma melhor compreensão do cuidado integral, de forma que estes passam a influenciar os outros a praticarem esse cuidado na assistência mesmo em situações não favoráveis. |
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Cuidado integral: contribuições da análise existencial para formação do enfermeiroEstudantes de EnfermagemHumanização da AssistênciaCapacitação ProfissionalEsta pesquisa propõe-se a analisar a opinião do aluno de Enfermagem sobre as contribuições da Análise Existencial na sua formação. Estudo de caráter qualitativo, realizado com discentes do curso de Enfermagem do segundo ao oitavo período. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas por meio do Grupo Focal, e para análise foi escolhido a técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin, que revelou 76 Unidades de Significado, oito Categorias temáticas que formaram duas Unidades Temáticas Centrais. A Análise Existencial pode contribuir para a formação humana, pois traz uma fundamentação que permite uma vivência real da humanização do cuidar, possibilitando sair do discurso para uma reflexão do seu sentido, além de possibilitar uma melhor compreensão do cuidado integral, de forma que estes passam a influenciar os outros a praticarem esse cuidado na assistência mesmo em situações não favoráveis.Instituto ENFservic2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/31810.24276/rrecien2020.10.32.135-143Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 32 (2020); 135-1432358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/318/322Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess Oliveira Ferreira, Anna RebekaCibeli dos Santos, Noely 2022-02-23T01:58:07Zoai:ojs2.recien.com.br:article/318Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-23T01:58:07Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse |
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