Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Alex José de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira Daniel, Lívia, Gonçalves de Oliveira, Sandrele, Barros Melo da Silveira, Maria Mariana, Tavares Xavier, Amanda, Batista Cabral, João Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem em situações de Parada Cardiorrespiratória, segundo a literatura brasileira. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa descritiva e exploratória na Biblioteca Virtual de Saúde. Artigos em português, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2017 foram incluídos na pesquisa. No total, dez artigos compuseram a amostra. Com isso, foi possível identificar que os estudantes de enfermagem possuem níveis heterogêneos de conhecimento sobre PCR, uma vez que apresentam variações importantes no percentual de respostas corretas e incorretas nos pontos de discussão dos artigos analisados. Além disso, sentimentos de incapacidade de atuação aparecem como aspecto destacado por alguns estudantes nesses estudos. Esses relatos podem apontar a necessidade de uma capacitação mais efetiva desses futuros profissionais, tendo em vista a importância da atuação da enfermagem diante de pacientes em PCR.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_aa833561a7b9b9e790e59378559e7102
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/353
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativaParada CardíacaReanimação CardiopulmonarEducação em EnfermagemO objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem em situações de Parada Cardiorrespiratória, segundo a literatura brasileira. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa descritiva e exploratória na Biblioteca Virtual de Saúde. Artigos em português, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2017 foram incluídos na pesquisa. No total, dez artigos compuseram a amostra. Com isso, foi possível identificar que os estudantes de enfermagem possuem níveis heterogêneos de conhecimento sobre PCR, uma vez que apresentam variações importantes no percentual de respostas corretas e incorretas nos pontos de discussão dos artigos analisados. Além disso, sentimentos de incapacidade de atuação aparecem como aspecto destacado por alguns estudantes nesses estudos. Esses relatos podem apontar a necessidade de uma capacitação mais efetiva desses futuros profissionais, tendo em vista a importância da atuação da enfermagem diante de pacientes em PCR.Instituto ENFservic2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/35310.24276/rrecien2021.11.33.90-98Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 90-982358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353/357Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Alex José de Pereira Daniel, Lívia Gonçalves de Oliveira, Sandrele Barros Melo da Silveira, Maria Mariana Tavares Xavier, Amanda Batista Cabral, João Victor 2022-02-24T01:57:37Zoai:ojs2.recien.com.br:article/353Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-24T01:57:37Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
title Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
spellingShingle Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
Vasconcelos, Alex José de
Parada Cardíaca
Reanimação Cardiopulmonar
Educação em Enfermagem
title_short Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
title_full Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
title_fullStr Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
title_full_unstemmed Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
title_sort Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
author Vasconcelos, Alex José de
author_facet Vasconcelos, Alex José de
Pereira Daniel, Lívia
Gonçalves de Oliveira, Sandrele
Barros Melo da Silveira, Maria Mariana
Tavares Xavier, Amanda
Batista Cabral, João Victor
author_role author
author2 Pereira Daniel, Lívia
Gonçalves de Oliveira, Sandrele
Barros Melo da Silveira, Maria Mariana
Tavares Xavier, Amanda
Batista Cabral, João Victor
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Alex José de
Pereira Daniel, Lívia
Gonçalves de Oliveira, Sandrele
Barros Melo da Silveira, Maria Mariana
Tavares Xavier, Amanda
Batista Cabral, João Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Parada Cardíaca
Reanimação Cardiopulmonar
Educação em Enfermagem
topic Parada Cardíaca
Reanimação Cardiopulmonar
Educação em Enfermagem
description O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem em situações de Parada Cardiorrespiratória, segundo a literatura brasileira. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa descritiva e exploratória na Biblioteca Virtual de Saúde. Artigos em português, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2017 foram incluídos na pesquisa. No total, dez artigos compuseram a amostra. Com isso, foi possível identificar que os estudantes de enfermagem possuem níveis heterogêneos de conhecimento sobre PCR, uma vez que apresentam variações importantes no percentual de respostas corretas e incorretas nos pontos de discussão dos artigos analisados. Além disso, sentimentos de incapacidade de atuação aparecem como aspecto destacado por alguns estudantes nesses estudos. Esses relatos podem apontar a necessidade de uma capacitação mais efetiva desses futuros profissionais, tendo em vista a importância da atuação da enfermagem diante de pacientes em PCR.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353
10.24276/rrecien2021.11.33.90-98
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2021.11.33.90-98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353/357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 90-98
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122501198184448