Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem em situações de Parada Cardiorrespiratória, segundo a literatura brasileira. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa descritiva e exploratória na Biblioteca Virtual de Saúde. Artigos em português, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2017 foram incluídos na pesquisa. No total, dez artigos compuseram a amostra. Com isso, foi possível identificar que os estudantes de enfermagem possuem níveis heterogêneos de conhecimento sobre PCR, uma vez que apresentam variações importantes no percentual de respostas corretas e incorretas nos pontos de discussão dos artigos analisados. Além disso, sentimentos de incapacidade de atuação aparecem como aspecto destacado por alguns estudantes nesses estudos. Esses relatos podem apontar a necessidade de uma capacitação mais efetiva desses futuros profissionais, tendo em vista a importância da atuação da enfermagem diante de pacientes em PCR. |
id |
EDICAOINDEPENDENTE-4_aa833561a7b9b9e790e59378559e7102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/353 |
network_acronym_str |
EDICAOINDEPENDENTE-4 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativaParada CardíacaReanimação CardiopulmonarEducação em EnfermagemO objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem em situações de Parada Cardiorrespiratória, segundo a literatura brasileira. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa descritiva e exploratória na Biblioteca Virtual de Saúde. Artigos em português, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2017 foram incluídos na pesquisa. No total, dez artigos compuseram a amostra. Com isso, foi possível identificar que os estudantes de enfermagem possuem níveis heterogêneos de conhecimento sobre PCR, uma vez que apresentam variações importantes no percentual de respostas corretas e incorretas nos pontos de discussão dos artigos analisados. Além disso, sentimentos de incapacidade de atuação aparecem como aspecto destacado por alguns estudantes nesses estudos. Esses relatos podem apontar a necessidade de uma capacitação mais efetiva desses futuros profissionais, tendo em vista a importância da atuação da enfermagem diante de pacientes em PCR.Instituto ENFservic2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/35310.24276/rrecien2021.11.33.90-98Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 90-982358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353/357Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Alex José de Pereira Daniel, Lívia Gonçalves de Oliveira, Sandrele Barros Melo da Silveira, Maria Mariana Tavares Xavier, Amanda Batista Cabral, João Victor 2022-02-24T01:57:37Zoai:ojs2.recien.com.br:article/353Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-24T01:57:37Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa |
title |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa |
spellingShingle |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa Vasconcelos, Alex José de Parada Cardíaca Reanimação Cardiopulmonar Educação em Enfermagem |
title_short |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa |
title_full |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa |
title_fullStr |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa |
title_sort |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória: revisão integrativa |
author |
Vasconcelos, Alex José de |
author_facet |
Vasconcelos, Alex José de Pereira Daniel, Lívia Gonçalves de Oliveira, Sandrele Barros Melo da Silveira, Maria Mariana Tavares Xavier, Amanda Batista Cabral, João Victor |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Daniel, Lívia Gonçalves de Oliveira, Sandrele Barros Melo da Silveira, Maria Mariana Tavares Xavier, Amanda Batista Cabral, João Victor |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Alex José de Pereira Daniel, Lívia Gonçalves de Oliveira, Sandrele Barros Melo da Silveira, Maria Mariana Tavares Xavier, Amanda Batista Cabral, João Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parada Cardíaca Reanimação Cardiopulmonar Educação em Enfermagem |
topic |
Parada Cardíaca Reanimação Cardiopulmonar Educação em Enfermagem |
description |
O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem em situações de Parada Cardiorrespiratória, segundo a literatura brasileira. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa descritiva e exploratória na Biblioteca Virtual de Saúde. Artigos em português, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2017 foram incluídos na pesquisa. No total, dez artigos compuseram a amostra. Com isso, foi possível identificar que os estudantes de enfermagem possuem níveis heterogêneos de conhecimento sobre PCR, uma vez que apresentam variações importantes no percentual de respostas corretas e incorretas nos pontos de discussão dos artigos analisados. Além disso, sentimentos de incapacidade de atuação aparecem como aspecto destacado por alguns estudantes nesses estudos. Esses relatos podem apontar a necessidade de uma capacitação mais efetiva desses futuros profissionais, tendo em vista a importância da atuação da enfermagem diante de pacientes em PCR. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353 10.24276/rrecien2021.11.33.90-98 |
url |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2021.11.33.90-98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/353/357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 90-98 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Publicação independente instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
EDIÇÃO INDEPENDENTE |
institution |
EDIÇÃO INDEPENDENTE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com |
_version_ |
1754122501198184448 |