Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haberland, Débora Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guilherme, Fábio José de Almeida, Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos, Oliveira, Alexandre Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622
Resumo: O Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é regulamentado pela Portaria Normativa nº 16 do Ministério da Defesa, publicada em 12 de abril de 2018. O objetivo deste artigo é descrever a atuação do enfermeiro como instrutor de APHT. Método: relato de experiência a partir da elaboração de um Currículo Mínimo para abranger as atividades recomendadas pela referida portaria. Para a realização do curso presencial foi proposto como pré-requisito, que o aluno fosse aprovado no Curso de Nivelamento para o APHT, sendo utilizada a estratégia de educação à distância. Resultados: foram matriculados 47 alunos para a realização do curso APHT, predominantemente prático, com duração de dez dias. Conclusão: a atuação de enfermeiros nas estratégias de ensino contribuiu para fortalecer os processos didático-pedagógicos desenvolvidos durante o curso, ao tempo que ressaltaram aspectos relacionados à qualidade e segurança do cuidado em cenários táticos. Descritores: Assistência Pré-Hospitalar, Enfermagem Militar, Ensino, Emergências em Desastres.   Participation of the military nurse as an instructor of tactical pre-hospital care Abstract: Tactical Pre-Hospital Care (APHT) is regulated by normative ordinance No. 16 of the Ministry of Defense, published on April 12, 2018. The purpose of this article is to describe the role of nurses as an APHT instructor. Method: Experience report based on the preparation of a Minimum Curriculum to cover the following activities recommended by Ordinance 16. For the completion of the on-site course, it was proposed as a prerequisite that the student be approved in the APHT Leveling Course and was distance education strategy used. Results: 47 students were enrolled to take the APHT course, predominantly practical, lasting ten days. Conclusion: It is evident that the role of the nursing professional contributed to better team interaction and requires specific knowledge, factors that contribute to quality and safety of care and expansion of the scope of action. Descriptors: Pre-Hospital Care, Nursing, Teaching, Disaster Emergencies.   Participación del enfermero militar como instructor de atención táctica prehospitalaria Resumen: La Atención Pre-Hospitalaria Táctica (APHT) está regulada por la ordenanza normativa No. 16 del Ministerio de Defensa, publicada el 12 de abril de 2018. El propósito de este artículo es describir el rol del enfermero como instructor de APHT. Método: Informe de experiencia basado en la preparación de un Currículo Mínimo para cubrir las siguientes actividades recomendadas por la Ordenanza 16. Para la finalización del curso presencial, se propuso como prerrequisito que el estudiante sea aprobado en el Curso de Nivelación APHT y sea estrategia de educación a distancia utilizada. Resultados: 47 estudiantes se inscribieron para realizar el curso APHT, predominantemente práctico, con una duración de diez días. Conclusión: Es evidente que el rol del profesional de enfermería contribuyó a una mejor interacción en equipo y requiere de conocimientos específicos, factores que contribuyen a la calidad y seguridad de la atención y ampliación del campo de acción. Descriptores: Atención Prehospitalaria, Enfermería, Docencia, Emergencias por Desastres.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_b806c8c763aeb5476ce7ef10af7be2e2
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/622
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar táticoAssistência Pré-HospitalarEnfermagem MilitarEnsinoEmergências em DesastresO Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é regulamentado pela Portaria Normativa nº 16 do Ministério da Defesa, publicada em 12 de abril de 2018. O objetivo deste artigo é descrever a atuação do enfermeiro como instrutor de APHT. Método: relato de experiência a partir da elaboração de um Currículo Mínimo para abranger as atividades recomendadas pela referida portaria. Para a realização do curso presencial foi proposto como pré-requisito, que o aluno fosse aprovado no Curso de Nivelamento para o APHT, sendo utilizada a estratégia de educação à distância. Resultados: foram matriculados 47 alunos para a realização do curso APHT, predominantemente prático, com duração de dez dias. Conclusão: a atuação de enfermeiros nas estratégias de ensino contribuiu para fortalecer os processos didático-pedagógicos desenvolvidos durante o curso, ao tempo que ressaltaram aspectos relacionados à qualidade e segurança do cuidado em cenários táticos. Descritores: Assistência Pré-Hospitalar, Enfermagem Militar, Ensino, Emergências em Desastres.   Participation of the military nurse as an instructor of tactical pre-hospital care Abstract: Tactical Pre-Hospital Care (APHT) is regulated by normative ordinance No. 16 of the Ministry of Defense, published on April 12, 2018. The purpose of this article is to describe the role of nurses as an APHT instructor. Method: Experience report based on the preparation of a Minimum Curriculum to cover the following activities recommended by Ordinance 16. For the completion of the on-site course, it was proposed as a prerequisite that the student be approved in the APHT Leveling Course and was distance education strategy used. Results: 47 students were enrolled to take the APHT course, predominantly practical, lasting ten days. Conclusion: It is evident that the role of the nursing professional contributed to better team interaction and requires specific knowledge, factors that contribute to quality and safety of care and expansion of the scope of action. Descriptors: Pre-Hospital Care, Nursing, Teaching, Disaster Emergencies.   Participación del enfermero militar como instructor de atención táctica prehospitalaria Resumen: La Atención Pre-Hospitalaria Táctica (APHT) está regulada por la ordenanza normativa No. 16 del Ministerio de Defensa, publicada el 12 de abril de 2018. El propósito de este artículo es describir el rol del enfermero como instructor de APHT. Método: Informe de experiencia basado en la preparación de un Currículo Mínimo para cubrir las siguientes actividades recomendadas por la Ordenanza 16. Para la finalización del curso presencial, se propuso como prerrequisito que el estudiante sea aprobado en el Curso de Nivelación APHT y sea estrategia de educación a distancia utilizada. Resultados: 47 estudiantes se inscribieron para realizar el curso APHT, predominantemente práctico, con una duración de diez días. Conclusión: Es evidente que el rol del profesional de enfermería contribuyó a una mejor interacción en equipo y requiere de conocimientos específicos, factores que contribuyen a la calidad y seguridad de la atención y ampliación del campo de acción. Descriptores: Atención Prehospitalaria, Enfermería, Docencia, Emergencias por Desastres.Instituto ENFservic2022-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/62210.24276/rrecien2022.12.40.161-166Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 40 (2022); 161-1662358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622/717Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessHaberland, Débora Fernanda Guilherme, Fábio José de Almeida Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos Oliveira, Alexandre Barbosa de 2022-12-22T10:44:16Zoai:ojs2.recien.com.br:article/622Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-12-22T10:44:16Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
title Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
spellingShingle Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
Haberland, Débora Fernanda
Assistência Pré-Hospitalar
Enfermagem Militar
Ensino
Emergências em Desastres
title_short Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
title_full Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
title_fullStr Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
title_full_unstemmed Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
title_sort Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
author Haberland, Débora Fernanda
author_facet Haberland, Débora Fernanda
Guilherme, Fábio José de Almeida
Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos
Oliveira, Alexandre Barbosa de
author_role author
author2 Guilherme, Fábio José de Almeida
Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos
Oliveira, Alexandre Barbosa de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haberland, Débora Fernanda
Guilherme, Fábio José de Almeida
Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos
Oliveira, Alexandre Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Pré-Hospitalar
Enfermagem Militar
Ensino
Emergências em Desastres
topic Assistência Pré-Hospitalar
Enfermagem Militar
Ensino
Emergências em Desastres
description O Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é regulamentado pela Portaria Normativa nº 16 do Ministério da Defesa, publicada em 12 de abril de 2018. O objetivo deste artigo é descrever a atuação do enfermeiro como instrutor de APHT. Método: relato de experiência a partir da elaboração de um Currículo Mínimo para abranger as atividades recomendadas pela referida portaria. Para a realização do curso presencial foi proposto como pré-requisito, que o aluno fosse aprovado no Curso de Nivelamento para o APHT, sendo utilizada a estratégia de educação à distância. Resultados: foram matriculados 47 alunos para a realização do curso APHT, predominantemente prático, com duração de dez dias. Conclusão: a atuação de enfermeiros nas estratégias de ensino contribuiu para fortalecer os processos didático-pedagógicos desenvolvidos durante o curso, ao tempo que ressaltaram aspectos relacionados à qualidade e segurança do cuidado em cenários táticos. Descritores: Assistência Pré-Hospitalar, Enfermagem Militar, Ensino, Emergências em Desastres.   Participation of the military nurse as an instructor of tactical pre-hospital care Abstract: Tactical Pre-Hospital Care (APHT) is regulated by normative ordinance No. 16 of the Ministry of Defense, published on April 12, 2018. The purpose of this article is to describe the role of nurses as an APHT instructor. Method: Experience report based on the preparation of a Minimum Curriculum to cover the following activities recommended by Ordinance 16. For the completion of the on-site course, it was proposed as a prerequisite that the student be approved in the APHT Leveling Course and was distance education strategy used. Results: 47 students were enrolled to take the APHT course, predominantly practical, lasting ten days. Conclusion: It is evident that the role of the nursing professional contributed to better team interaction and requires specific knowledge, factors that contribute to quality and safety of care and expansion of the scope of action. Descriptors: Pre-Hospital Care, Nursing, Teaching, Disaster Emergencies.   Participación del enfermero militar como instructor de atención táctica prehospitalaria Resumen: La Atención Pre-Hospitalaria Táctica (APHT) está regulada por la ordenanza normativa No. 16 del Ministerio de Defensa, publicada el 12 de abril de 2018. El propósito de este artículo es describir el rol del enfermero como instructor de APHT. Método: Informe de experiencia basado en la preparación de un Currículo Mínimo para cubrir las siguientes actividades recomendadas por la Ordenanza 16. Para la finalización del curso presencial, se propuso como prerrequisito que el estudiante sea aprobado en el Curso de Nivelación APHT y sea estrategia de educación a distancia utilizada. Resultados: 47 estudiantes se inscribieron para realizar el curso APHT, predominantemente práctico, con una duración de diez días. Conclusión: Es evidente que el rol del profesional de enfermería contribuyó a una mejor interacción en equipo y requiere de conocimientos específicos, factores que contribuyen a la calidad y seguridad de la atención y ampliación del campo de acción. Descriptores: Atención Prehospitalaria, Enfermería, Docencia, Emergencias por Desastres.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622
10.24276/rrecien2022.12.40.161-166
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.40.161-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622/717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 40 (2022); 161-166
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122502449135616