Comunicação e amamentação: simulação clínica para educação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Graminha, Poliana Monti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nogueira de Góes, Fernanda dos Santos, Monti Fonseca, Luciana Mara, Aukar de Camargo, Rosangela Andrade, Carmo Silva, Francislene do, Ferreira de Lima, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/321
Resumo: O estudo objetivou desenvolver e validar cenário para simulação clínica sobre a comunicação e amamentação na Atenção Primária a Saúde. Pesquisa metodológica, com oito professores e nove pós-graduandos, em duas etapas. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2018. Na etapa 1 realizou-se validação semântica do cenário escrito com cinco professores que preencheram instrumento. Na etapa 2 validou-se o cenário em atividade laboratorial simulada, com os demais participantes, que preencheram checklist durante o processo de simulação. Em ambas as etapas, a validação foi considerada quando se atingiu Índice de Validade de Conteúdo (IVC) superior a 0,8 para cada item dos instrumentos. Na etapa 1 todos os itens atingiram IVC de 1,0. Na validação do cenário, todos os itens atingiram IVC superior a 0,8, excetuando-se “avaliação das mamas”. Conclui-se que o cenário validado cientificamente pode ser aplicado na educação em enfermagem, bem como ser aliado na educação permanente em saúde.
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