Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Mendes, Antonio Wellington
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vitor da Silva, Andreza, Silva Souza, Carolaine da, Cordeiro da Silva, Mariana, Costa Mendes, Stéffane, Alves Dias, Tamires, Lustoza Xavier, Samyra Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340
Resumo: O objetivo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na utilização de um jogo educativo como ferramenta pedagógica para promoção da biossegurança com trabalhadores. Trata-se de um relato da experiência vivenciada por seis acadêmicos de Enfermagem quanto a realização de uma ação educativa em novembro de 2019. A ação foi desenvolvida a partir da explanação do conteúdo sobre biossegurança e um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, teve duração de 60 minutos e contou com a participação 18 profissionais de um centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará. A estratégia adotada para o desenvolvimento da atividade gerou o efeito esperado, culminando em um feedback positivo, uma vez que os profissionais afirmaram que a atividade lúdica se mostrou efetiva na compreensão do assunto abordado. O jogo, contribuiu como processo de ensino-aprendizagem, colaborando como uma alternativa pedagógica.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_d31665dfe369226cab3f94e18d8de4af
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/340
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurançaEnfermagemSaúde do TrabalhadorContenção de Riscos BiológicosTecnologia EducacionalO objetivo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na utilização de um jogo educativo como ferramenta pedagógica para promoção da biossegurança com trabalhadores. Trata-se de um relato da experiência vivenciada por seis acadêmicos de Enfermagem quanto a realização de uma ação educativa em novembro de 2019. A ação foi desenvolvida a partir da explanação do conteúdo sobre biossegurança e um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, teve duração de 60 minutos e contou com a participação 18 profissionais de um centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará. A estratégia adotada para o desenvolvimento da atividade gerou o efeito esperado, culminando em um feedback positivo, uma vez que os profissionais afirmaram que a atividade lúdica se mostrou efetiva na compreensão do assunto abordado. O jogo, contribuiu como processo de ensino-aprendizagem, colaborando como uma alternativa pedagógica.Instituto ENFservic2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/34010.24276/rrecien2020.10.32.352-357Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 32 (2020); 352-3572358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340/344Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Mendes, Antonio Wellington Vitor da Silva, Andreza Silva Souza, Carolaine da Cordeiro da Silva, Mariana Costa Mendes, Stéffane Alves Dias, Tamires Lustoza Xavier, Samyra Paula 2022-02-23T01:58:07Zoai:ojs2.recien.com.br:article/340Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-23T01:58:07Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
title Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
spellingShingle Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
Vieira Mendes, Antonio Wellington
Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Contenção de Riscos Biológicos
Tecnologia Educacional
title_short Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
title_full Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
title_fullStr Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
title_full_unstemmed Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
title_sort Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
author Vieira Mendes, Antonio Wellington
author_facet Vieira Mendes, Antonio Wellington
Vitor da Silva, Andreza
Silva Souza, Carolaine da
Cordeiro da Silva, Mariana
Costa Mendes, Stéffane
Alves Dias, Tamires
Lustoza Xavier, Samyra Paula
author_role author
author2 Vitor da Silva, Andreza
Silva Souza, Carolaine da
Cordeiro da Silva, Mariana
Costa Mendes, Stéffane
Alves Dias, Tamires
Lustoza Xavier, Samyra Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Mendes, Antonio Wellington
Vitor da Silva, Andreza
Silva Souza, Carolaine da
Cordeiro da Silva, Mariana
Costa Mendes, Stéffane
Alves Dias, Tamires
Lustoza Xavier, Samyra Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Contenção de Riscos Biológicos
Tecnologia Educacional
topic Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Contenção de Riscos Biológicos
Tecnologia Educacional
description O objetivo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na utilização de um jogo educativo como ferramenta pedagógica para promoção da biossegurança com trabalhadores. Trata-se de um relato da experiência vivenciada por seis acadêmicos de Enfermagem quanto a realização de uma ação educativa em novembro de 2019. A ação foi desenvolvida a partir da explanação do conteúdo sobre biossegurança e um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, teve duração de 60 minutos e contou com a participação 18 profissionais de um centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará. A estratégia adotada para o desenvolvimento da atividade gerou o efeito esperado, culminando em um feedback positivo, uma vez que os profissionais afirmaram que a atividade lúdica se mostrou efetiva na compreensão do assunto abordado. O jogo, contribuiu como processo de ensino-aprendizagem, colaborando como uma alternativa pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340
10.24276/rrecien2020.10.32.352-357
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2020.10.32.352-357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340/344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 32 (2020); 352-357
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122501180358656