Sob nova direção: trabalho docente e privatização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1391 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo acerca das profundas alterações que a privatização da educação estatal provoca no exercício do trabalho docente da rede básica de ensino. Parte-se da hipótese de que a privatização pela tomada de controle dos sistemas de ensino reconfigura radicalmente as relações entre trabalho e educação, por meio de um processo de subsunção corporativa que transforma radicalmente a educação até então organizada na forma de um direito social. Com base em pesquisa empírica realizada com docentes de escolas nas quais se desenvolvem trabalhos terceirizados por fundações e institutos empresariais, analisa-se criticamente como a apropriação privada da gestão da educação se reflete na expropriação da política e nas mudanças na divisão do trabalho provocadas pela centralidade da avaliação e da seletividade permanentes. |
id |
EDUL-1_0d17bb7646a732722468aea173161f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1391 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Sob nova direção: trabalho docente e privatizaçãoPrivatizaçãoTrabalho docenteSubsunção empresarialResistênciasPrivatizationteachingcorporate subsumptionresistancesO presente artigo apresenta um estudo acerca das profundas alterações que a privatização da educação estatal provoca no exercício do trabalho docente da rede básica de ensino. Parte-se da hipótese de que a privatização pela tomada de controle dos sistemas de ensino reconfigura radicalmente as relações entre trabalho e educação, por meio de um processo de subsunção corporativa que transforma radicalmente a educação até então organizada na forma de um direito social. Com base em pesquisa empírica realizada com docentes de escolas nas quais se desenvolvem trabalhos terceirizados por fundações e institutos empresariais, analisa-se criticamente como a apropriação privada da gestão da educação se reflete na expropriação da política e nas mudanças na divisão do trabalho provocadas pela centralidade da avaliação e da seletividade permanentes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/139110.58422/repesq.2022.e1391REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 961-9832177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1391/1069https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCatini, CarolinaBranco, João Francisco Migliari2023-05-18T15:44:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1391Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-05-18T15:44:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização |
title |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização |
spellingShingle |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização Catini, Carolina Privatização Trabalho docente Subsunção empresarial Resistências Privatization teaching corporate subsumption resistances |
title_short |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização |
title_full |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização |
title_fullStr |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização |
title_full_unstemmed |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização |
title_sort |
Sob nova direção: trabalho docente e privatização |
author |
Catini, Carolina |
author_facet |
Catini, Carolina Branco, João Francisco Migliari |
author_role |
author |
author2 |
Branco, João Francisco Migliari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catini, Carolina Branco, João Francisco Migliari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Privatização Trabalho docente Subsunção empresarial Resistências Privatization teaching corporate subsumption resistances |
topic |
Privatização Trabalho docente Subsunção empresarial Resistências Privatization teaching corporate subsumption resistances |
description |
O presente artigo apresenta um estudo acerca das profundas alterações que a privatização da educação estatal provoca no exercício do trabalho docente da rede básica de ensino. Parte-se da hipótese de que a privatização pela tomada de controle dos sistemas de ensino reconfigura radicalmente as relações entre trabalho e educação, por meio de um processo de subsunção corporativa que transforma radicalmente a educação até então organizada na forma de um direito social. Com base em pesquisa empírica realizada com docentes de escolas nas quais se desenvolvem trabalhos terceirizados por fundações e institutos empresariais, analisa-se criticamente como a apropriação privada da gestão da educação se reflete na expropriação da política e nas mudanças na divisão do trabalho provocadas pela centralidade da avaliação e da seletividade permanentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1391 10.58422/repesq.2022.e1391 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1391 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2022.e1391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1391/1069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 961-983 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353588207616 |