Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallacosta, Fabiana Meneghetti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936
Resumo: A profissão de professor exige conhecimentos e habilidades para fundamentar sua prática. Estes conhecimentos e habilidades são incorporados na medida em que o docente vai desenvolvendo sua carreira, na experiência do dia a dia, na exposição às tarefas de ensino e aprendizagem. Este estudo de revisão fundamenta-se em elementos que capacitam o profissional da saúde para o exercício da docência. A formação do professor também depende de constante atualização e de incentivo da instituição que o emprega, que deve se associar na responsabilidade pelo aprimoramento deste docente. Análise da literatura permite sugerir a premissa de que a docência na área da saúde só se concretiza com a formação de indivíduos aptos a atuarem em todas as dimensões do cuidado, pessoal, social e político e, para isso, faz-se necessária a adequada formação pedagógica do docente.Palavras-chave: Professor. Educação Médica. Carreira. Capacitação profissional. Health teaching: reflection about this professional practice Abstract: The teaching profession requires knowledge and skills to support their practice. These skills and knowledge are embedded in that the teacher will learn during his career, in the experience of everyday life, and in the exposure to the tasks of teaching and learning. This systematic review is based on elements that enable health professionals to the teaching profession. Teacher education also depends on constant updating and encourage by the institution that employs him, which should be associated in responsibility for improving this faculty. Analysis of the literature suggests the premise that teaching in health only materializes with the formation of individuals able to act in all dimensions of care, personal, social and political, and it is necessary to appropriate pedagogical training the teacher.Key words: Faculty. Undergraduate Medical Education. Carrer. Professional training
id EDUL-1_10ce0834f547d94856a4b2eba73cc441
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/936
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissionalA profissão de professor exige conhecimentos e habilidades para fundamentar sua prática. Estes conhecimentos e habilidades são incorporados na medida em que o docente vai desenvolvendo sua carreira, na experiência do dia a dia, na exposição às tarefas de ensino e aprendizagem. Este estudo de revisão fundamenta-se em elementos que capacitam o profissional da saúde para o exercício da docência. A formação do professor também depende de constante atualização e de incentivo da instituição que o emprega, que deve se associar na responsabilidade pelo aprimoramento deste docente. Análise da literatura permite sugerir a premissa de que a docência na área da saúde só se concretiza com a formação de indivíduos aptos a atuarem em todas as dimensões do cuidado, pessoal, social e político e, para isso, faz-se necessária a adequada formação pedagógica do docente.Palavras-chave: Professor. Educação Médica. Carreira. Capacitação profissional. Health teaching: reflection about this professional practice Abstract: The teaching profession requires knowledge and skills to support their practice. These skills and knowledge are embedded in that the teacher will learn during his career, in the experience of everyday life, and in the exposure to the tasks of teaching and learning. This systematic review is based on elements that enable health professionals to the teaching profession. Teacher education also depends on constant updating and encourage by the institution that employs him, which should be associated in responsibility for improving this faculty. Analysis of the literature suggests the premise that teaching in health only materializes with the formation of individuals able to act in all dimensions of care, personal, social and political, and it is necessary to appropriate pedagogical training the teacher.Key words: Faculty. Undergraduate Medical Education. Carrer. Professional trainingEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 8-172177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDallacosta, Fabiana Meneghetti2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/936Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
title Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
spellingShingle Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
Dallacosta, Fabiana Meneghetti
title_short Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
title_full Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
title_fullStr Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
title_full_unstemmed Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
title_sort Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
author Dallacosta, Fabiana Meneghetti
author_facet Dallacosta, Fabiana Meneghetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallacosta, Fabiana Meneghetti
description A profissão de professor exige conhecimentos e habilidades para fundamentar sua prática. Estes conhecimentos e habilidades são incorporados na medida em que o docente vai desenvolvendo sua carreira, na experiência do dia a dia, na exposição às tarefas de ensino e aprendizagem. Este estudo de revisão fundamenta-se em elementos que capacitam o profissional da saúde para o exercício da docência. A formação do professor também depende de constante atualização e de incentivo da instituição que o emprega, que deve se associar na responsabilidade pelo aprimoramento deste docente. Análise da literatura permite sugerir a premissa de que a docência na área da saúde só se concretiza com a formação de indivíduos aptos a atuarem em todas as dimensões do cuidado, pessoal, social e político e, para isso, faz-se necessária a adequada formação pedagógica do docente.Palavras-chave: Professor. Educação Médica. Carreira. Capacitação profissional. Health teaching: reflection about this professional practice Abstract: The teaching profession requires knowledge and skills to support their practice. These skills and knowledge are embedded in that the teacher will learn during his career, in the experience of everyday life, and in the exposure to the tasks of teaching and learning. This systematic review is based on elements that enable health professionals to the teaching profession. Teacher education also depends on constant updating and encourage by the institution that employs him, which should be associated in responsibility for improving this faculty. Analysis of the literature suggests the premise that teaching in health only materializes with the formation of individuals able to act in all dimensions of care, personal, social and political, and it is necessary to appropriate pedagogical training the teacher.Key words: Faculty. Undergraduate Medical Education. Carrer. Professional training
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 8-17
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352807018496