Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936 |
Resumo: | A profissão de professor exige conhecimentos e habilidades para fundamentar sua prática. Estes conhecimentos e habilidades são incorporados na medida em que o docente vai desenvolvendo sua carreira, na experiência do dia a dia, na exposição às tarefas de ensino e aprendizagem. Este estudo de revisão fundamenta-se em elementos que capacitam o profissional da saúde para o exercício da docência. A formação do professor também depende de constante atualização e de incentivo da instituição que o emprega, que deve se associar na responsabilidade pelo aprimoramento deste docente. Análise da literatura permite sugerir a premissa de que a docência na área da saúde só se concretiza com a formação de indivíduos aptos a atuarem em todas as dimensões do cuidado, pessoal, social e político e, para isso, faz-se necessária a adequada formação pedagógica do docente.Palavras-chave: Professor. Educação Médica. Carreira. Capacitação profissional. Health teaching: reflection about this professional practice Abstract: The teaching profession requires knowledge and skills to support their practice. These skills and knowledge are embedded in that the teacher will learn during his career, in the experience of everyday life, and in the exposure to the tasks of teaching and learning. This systematic review is based on elements that enable health professionals to the teaching profession. Teacher education also depends on constant updating and encourage by the institution that employs him, which should be associated in responsibility for improving this faculty. Analysis of the literature suggests the premise that teaching in health only materializes with the formation of individuals able to act in all dimensions of care, personal, social and political, and it is necessary to appropriate pedagogical training the teacher.Key words: Faculty. Undergraduate Medical Education. Carrer. Professional training |
id |
EDUL-1_10ce0834f547d94856a4b2eba73cc441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/936 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissionalA profissão de professor exige conhecimentos e habilidades para fundamentar sua prática. Estes conhecimentos e habilidades são incorporados na medida em que o docente vai desenvolvendo sua carreira, na experiência do dia a dia, na exposição às tarefas de ensino e aprendizagem. Este estudo de revisão fundamenta-se em elementos que capacitam o profissional da saúde para o exercício da docência. A formação do professor também depende de constante atualização e de incentivo da instituição que o emprega, que deve se associar na responsabilidade pelo aprimoramento deste docente. Análise da literatura permite sugerir a premissa de que a docência na área da saúde só se concretiza com a formação de indivíduos aptos a atuarem em todas as dimensões do cuidado, pessoal, social e político e, para isso, faz-se necessária a adequada formação pedagógica do docente.Palavras-chave: Professor. Educação Médica. Carreira. Capacitação profissional. Health teaching: reflection about this professional practice Abstract: The teaching profession requires knowledge and skills to support their practice. These skills and knowledge are embedded in that the teacher will learn during his career, in the experience of everyday life, and in the exposure to the tasks of teaching and learning. This systematic review is based on elements that enable health professionals to the teaching profession. Teacher education also depends on constant updating and encourage by the institution that employs him, which should be associated in responsibility for improving this faculty. Analysis of the literature suggests the premise that teaching in health only materializes with the formation of individuals able to act in all dimensions of care, personal, social and political, and it is necessary to appropriate pedagogical training the teacher.Key words: Faculty. Undergraduate Medical Education. Carrer. Professional trainingEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 8-172177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDallacosta, Fabiana Meneghetti2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/936Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional |
title |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional |
spellingShingle |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional Dallacosta, Fabiana Meneghetti |
title_short |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional |
title_full |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional |
title_fullStr |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional |
title_full_unstemmed |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional |
title_sort |
Docência em saúde: breve reflexão sobre esta prática profissional |
author |
Dallacosta, Fabiana Meneghetti |
author_facet |
Dallacosta, Fabiana Meneghetti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dallacosta, Fabiana Meneghetti |
description |
A profissão de professor exige conhecimentos e habilidades para fundamentar sua prática. Estes conhecimentos e habilidades são incorporados na medida em que o docente vai desenvolvendo sua carreira, na experiência do dia a dia, na exposição às tarefas de ensino e aprendizagem. Este estudo de revisão fundamenta-se em elementos que capacitam o profissional da saúde para o exercício da docência. A formação do professor também depende de constante atualização e de incentivo da instituição que o emprega, que deve se associar na responsabilidade pelo aprimoramento deste docente. Análise da literatura permite sugerir a premissa de que a docência na área da saúde só se concretiza com a formação de indivíduos aptos a atuarem em todas as dimensões do cuidado, pessoal, social e político e, para isso, faz-se necessária a adequada formação pedagógica do docente.Palavras-chave: Professor. Educação Médica. Carreira. Capacitação profissional. Health teaching: reflection about this professional practice Abstract: The teaching profession requires knowledge and skills to support their practice. These skills and knowledge are embedded in that the teacher will learn during his career, in the experience of everyday life, and in the exposure to the tasks of teaching and learning. This systematic review is based on elements that enable health professionals to the teaching profession. Teacher education also depends on constant updating and encourage by the institution that employs him, which should be associated in responsibility for improving this faculty. Analysis of the literature suggests the premise that teaching in health only materializes with the formation of individuals able to act in all dimensions of care, personal, social and political, and it is necessary to appropriate pedagogical training the teacher.Key words: Faculty. Undergraduate Medical Education. Carrer. Professional training |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/936/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 8-17 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352807018496 |