Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabio Luiz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Muzardo, Fabiane Tais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384
Resumo: O presente artigo analisa o histórico do Ginásio Paranaense e da Escola Normal, localizados na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, abrangendo desde a sua criação até as mudanças realizadas na década de 1920.  Objetivamos analisar a ligação entre as alterações realizadas no edifício escolar e a qualidade do ensino ministrado, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. Para isto, nos basearemos na vertente da História Cultural, na qual os edifícios escolares podem ser vistos como documentos que representam aspectos do contexto social e cultural, do momento e do espaço, quando e onde foram construídas. Palavras chave: Arquitetura escolar. História Cultural. Modernidade.  FIRST SCHOOL BUILDINGS IN THE STATE OF PARANÁ: TIMES OF IMPROVISATION (1904 – 1922) Abstract: This article analyzes the history of the Paranaense Middle and Teacher-Training School, located in Curitiba, state of Paraná, from its establishment up to the changes made during the 1920’s.  Our goal was to analyze the connection between the changes made to the school building and the quality of teaching, seeking to understand the symbolic importance of school architecture. In order to do so, we based our study on the Cultural History, in which school buildings can be seen as documents that represent aspects of the social and cultural context, of the moment and pace, when and where they were built. Keywords: School architecture. Cultural history. Modernity.  
id EDUL-1_2d11cae3ed7bdb80be74bf56cea5bebd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/384
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)Arquitetura escolarHistória CulturalModernidade.História da EducaçãoO presente artigo analisa o histórico do Ginásio Paranaense e da Escola Normal, localizados na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, abrangendo desde a sua criação até as mudanças realizadas na década de 1920.  Objetivamos analisar a ligação entre as alterações realizadas no edifício escolar e a qualidade do ensino ministrado, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. Para isto, nos basearemos na vertente da História Cultural, na qual os edifícios escolares podem ser vistos como documentos que representam aspectos do contexto social e cultural, do momento e do espaço, quando e onde foram construídas. Palavras chave: Arquitetura escolar. História Cultural. Modernidade.  FIRST SCHOOL BUILDINGS IN THE STATE OF PARANÁ: TIMES OF IMPROVISATION (1904 – 1922) Abstract: This article analyzes the history of the Paranaense Middle and Teacher-Training School, located in Curitiba, state of Paraná, from its establishment up to the changes made during the 1920’s.  Our goal was to analyze the connection between the changes made to the school building and the quality of teaching, seeking to understand the symbolic importance of school architecture. In order to do so, we based our study on the Cultural History, in which school buildings can be seen as documents that represent aspects of the social and cultural context, of the moment and pace, when and where they were built. Keywords: School architecture. Cultural history. Modernity.   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Culturalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 225-2452177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384/pdfSilva, Fabio LuizMuzardo, Fabiane Taisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/384Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
title Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
spellingShingle Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
Silva, Fabio Luiz
Arquitetura escolar
História Cultural
Modernidade.
História da Educação
title_short Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
title_full Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
title_fullStr Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
title_full_unstemmed Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
title_sort Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
author Silva, Fabio Luiz
author_facet Silva, Fabio Luiz
Muzardo, Fabiane Tais
author_role author
author2 Muzardo, Fabiane Tais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabio Luiz
Muzardo, Fabiane Tais
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura escolar
História Cultural
Modernidade.
História da Educação
topic Arquitetura escolar
História Cultural
Modernidade.
História da Educação
description O presente artigo analisa o histórico do Ginásio Paranaense e da Escola Normal, localizados na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, abrangendo desde a sua criação até as mudanças realizadas na década de 1920.  Objetivamos analisar a ligação entre as alterações realizadas no edifício escolar e a qualidade do ensino ministrado, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. Para isto, nos basearemos na vertente da História Cultural, na qual os edifícios escolares podem ser vistos como documentos que representam aspectos do contexto social e cultural, do momento e do espaço, quando e onde foram construídas. Palavras chave: Arquitetura escolar. História Cultural. Modernidade.  FIRST SCHOOL BUILDINGS IN THE STATE OF PARANÁ: TIMES OF IMPROVISATION (1904 – 1922) Abstract: This article analyzes the history of the Paranaense Middle and Teacher-Training School, located in Curitiba, state of Paraná, from its establishment up to the changes made during the 1920’s.  Our goal was to analyze the connection between the changes made to the school building and the quality of teaching, seeking to understand the symbolic importance of school architecture. In order to do so, we based our study on the Cultural History, in which school buildings can be seen as documents that represent aspects of the social and cultural context, of the moment and pace, when and where they were built. Keywords: School architecture. Cultural history. Modernity.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Cultural
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 225-245
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351765782528