Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384 |
Resumo: | O presente artigo analisa o histórico do Ginásio Paranaense e da Escola Normal, localizados na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, abrangendo desde a sua criação até as mudanças realizadas na década de 1920. Objetivamos analisar a ligação entre as alterações realizadas no edifício escolar e a qualidade do ensino ministrado, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. Para isto, nos basearemos na vertente da História Cultural, na qual os edifícios escolares podem ser vistos como documentos que representam aspectos do contexto social e cultural, do momento e do espaço, quando e onde foram construídas. Palavras chave: Arquitetura escolar. História Cultural. Modernidade. FIRST SCHOOL BUILDINGS IN THE STATE OF PARANÁ: TIMES OF IMPROVISATION (1904 – 1922) Abstract: This article analyzes the history of the Paranaense Middle and Teacher-Training School, located in Curitiba, state of Paraná, from its establishment up to the changes made during the 1920’s. Our goal was to analyze the connection between the changes made to the school building and the quality of teaching, seeking to understand the symbolic importance of school architecture. In order to do so, we based our study on the Cultural History, in which school buildings can be seen as documents that represent aspects of the social and cultural context, of the moment and pace, when and where they were built. Keywords: School architecture. Cultural history. Modernity. |
id |
EDUL-1_2d11cae3ed7bdb80be74bf56cea5bebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/384 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)Arquitetura escolarHistória CulturalModernidade.História da EducaçãoO presente artigo analisa o histórico do Ginásio Paranaense e da Escola Normal, localizados na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, abrangendo desde a sua criação até as mudanças realizadas na década de 1920. Objetivamos analisar a ligação entre as alterações realizadas no edifício escolar e a qualidade do ensino ministrado, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. Para isto, nos basearemos na vertente da História Cultural, na qual os edifícios escolares podem ser vistos como documentos que representam aspectos do contexto social e cultural, do momento e do espaço, quando e onde foram construídas. Palavras chave: Arquitetura escolar. História Cultural. Modernidade. FIRST SCHOOL BUILDINGS IN THE STATE OF PARANÁ: TIMES OF IMPROVISATION (1904 – 1922) Abstract: This article analyzes the history of the Paranaense Middle and Teacher-Training School, located in Curitiba, state of Paraná, from its establishment up to the changes made during the 1920’s. Our goal was to analyze the connection between the changes made to the school building and the quality of teaching, seeking to understand the symbolic importance of school architecture. In order to do so, we based our study on the Cultural History, in which school buildings can be seen as documents that represent aspects of the social and cultural context, of the moment and pace, when and where they were built. Keywords: School architecture. Cultural history. Modernity. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Culturalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 225-2452177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384/pdfSilva, Fabio LuizMuzardo, Fabiane Taisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/384Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) |
title |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) |
spellingShingle |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) Silva, Fabio Luiz Arquitetura escolar História Cultural Modernidade. História da Educação |
title_short |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) |
title_full |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) |
title_fullStr |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) |
title_full_unstemmed |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) |
title_sort |
Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922) |
author |
Silva, Fabio Luiz |
author_facet |
Silva, Fabio Luiz Muzardo, Fabiane Tais |
author_role |
author |
author2 |
Muzardo, Fabiane Tais |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabio Luiz Muzardo, Fabiane Tais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura escolar História Cultural Modernidade. História da Educação |
topic |
Arquitetura escolar História Cultural Modernidade. História da Educação |
description |
O presente artigo analisa o histórico do Ginásio Paranaense e da Escola Normal, localizados na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, abrangendo desde a sua criação até as mudanças realizadas na década de 1920. Objetivamos analisar a ligação entre as alterações realizadas no edifício escolar e a qualidade do ensino ministrado, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. Para isto, nos basearemos na vertente da História Cultural, na qual os edifícios escolares podem ser vistos como documentos que representam aspectos do contexto social e cultural, do momento e do espaço, quando e onde foram construídas. Palavras chave: Arquitetura escolar. História Cultural. Modernidade. FIRST SCHOOL BUILDINGS IN THE STATE OF PARANÁ: TIMES OF IMPROVISATION (1904 – 1922) Abstract: This article analyzes the history of the Paranaense Middle and Teacher-Training School, located in Curitiba, state of Paraná, from its establishment up to the changes made during the 1920’s. Our goal was to analyze the connection between the changes made to the school building and the quality of teaching, seeking to understand the symbolic importance of school architecture. In order to do so, we based our study on the Cultural History, in which school buildings can be seen as documents that represent aspects of the social and cultural context, of the moment and pace, when and where they were built. Keywords: School architecture. Cultural history. Modernity. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion História Cultural |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 225-245 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351765782528 |