PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Amélia Santoro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991
Resumo: O presente artigo agrega diferentes pesquisas realizadas pela autora, em espaços públicos de educação básica e persegue a questão: que contornos epistemológicos e práticos precisam ser perseguidos na prática didática, de forma a dar sustentação à utopia comeniana de ensinar tudo a todos? Analisa os contornos da prática didática e da prática pedagógica, reafirmando a indissociabilidade entre a pedagogia e a didática  e conclui pela necessidade de uma didática intercultural que, através de sua prática, crie espaços para a negociação cultural,  enfrentando os desafios da assimetria intrínseca aos processos de ensino e que caminhe na direção de um projeto educativo, onde as diferenças de toda ordem estejam continuamente e dialeticamente articuladas, criando frutíferas novas totalidades.Palavras-chave: Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais.Abstract: This article gathers different research projects conducted by the author in public spaces of basic education and addresses the following question: what practical and epistemological outlines must be pursued in teaching to support the comenian utopia of teaching everything to everyone? It analyzes the outlines of methodological practice and pedagogical practice, reaffirming the indistinction between pedagogy and didatics, and concludes that intercultural teaching methodologies are needed to create spaces for cultural negotiation through their practice, facing the challenges of asymmetry intrinsic to teaching processes and moving towards a educational project in which all sorts of differences are continuously and dialectally related, creating new thriving totalities.Keywords: Teaching methodologies. Pedagogy. Teaching practice. Intercultural teaching practices.    
id EDUL-1_33271203e84d078a660bc4eb868fb331
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/991
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAISDidática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturaisPráticas Pedagógicas InterculturaisO presente artigo agrega diferentes pesquisas realizadas pela autora, em espaços públicos de educação básica e persegue a questão: que contornos epistemológicos e práticos precisam ser perseguidos na prática didática, de forma a dar sustentação à utopia comeniana de ensinar tudo a todos? Analisa os contornos da prática didática e da prática pedagógica, reafirmando a indissociabilidade entre a pedagogia e a didática  e conclui pela necessidade de uma didática intercultural que, através de sua prática, crie espaços para a negociação cultural,  enfrentando os desafios da assimetria intrínseca aos processos de ensino e que caminhe na direção de um projeto educativo, onde as diferenças de toda ordem estejam continuamente e dialeticamente articuladas, criando frutíferas novas totalidades.Palavras-chave: Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais.Abstract: This article gathers different research projects conducted by the author in public spaces of basic education and addresses the following question: what practical and epistemological outlines must be pursued in teaching to support the comenian utopia of teaching everything to everyone? It analyzes the outlines of methodological practice and pedagogical practice, reaffirming the indistinction between pedagogy and didatics, and concludes that intercultural teaching methodologies are needed to create spaces for cultural negotiation through their practice, facing the challenges of asymmetry intrinsic to teaching processes and moving towards a educational project in which all sorts of differences are continuously and dialectally related, creating new thriving totalities.Keywords: Teaching methodologies. Pedagogy. Teaching practice. Intercultural teaching practices.    EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 27 (2020): EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE: COMPROMISSOS E DESAFIOS - A EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL (DOSSIÊ); 367-3792177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maria Amélia Santoro2021-03-17T21:44:17Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/991Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:44:17Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
title PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
spellingShingle PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
Franco, Maria Amélia Santoro
Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais
Práticas Pedagógicas Interculturais
title_short PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
title_full PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
title_fullStr PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
title_full_unstemmed PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
title_sort PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
author Franco, Maria Amélia Santoro
author_facet Franco, Maria Amélia Santoro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Amélia Santoro
dc.subject.por.fl_str_mv Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais
Práticas Pedagógicas Interculturais
topic Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais
Práticas Pedagógicas Interculturais
description O presente artigo agrega diferentes pesquisas realizadas pela autora, em espaços públicos de educação básica e persegue a questão: que contornos epistemológicos e práticos precisam ser perseguidos na prática didática, de forma a dar sustentação à utopia comeniana de ensinar tudo a todos? Analisa os contornos da prática didática e da prática pedagógica, reafirmando a indissociabilidade entre a pedagogia e a didática  e conclui pela necessidade de uma didática intercultural que, através de sua prática, crie espaços para a negociação cultural,  enfrentando os desafios da assimetria intrínseca aos processos de ensino e que caminhe na direção de um projeto educativo, onde as diferenças de toda ordem estejam continuamente e dialeticamente articuladas, criando frutíferas novas totalidades.Palavras-chave: Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais.Abstract: This article gathers different research projects conducted by the author in public spaces of basic education and addresses the following question: what practical and epistemological outlines must be pursued in teaching to support the comenian utopia of teaching everything to everyone? It analyzes the outlines of methodological practice and pedagogical practice, reaffirming the indistinction between pedagogy and didatics, and concludes that intercultural teaching methodologies are needed to create spaces for cultural negotiation through their practice, facing the challenges of asymmetry intrinsic to teaching processes and moving towards a educational project in which all sorts of differences are continuously and dialectally related, creating new thriving totalities.Keywords: Teaching methodologies. Pedagogy. Teaching practice. Intercultural teaching practices.    
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 27 (2020): EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE: COMPROMISSOS E DESAFIOS - A EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL (DOSSIÊ); 367-379
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352857350144