Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizelli, José Luís
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vargas, Thaís Conte, Cruz , José Anderson Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101
Resumo: O presente artigo tem a intenção de trazer à discussão uma comparação entre dois instrumentos de governança eletrônica, consubstanciados em duas plataformas digitais: Dialoga Brasil e Suggest a Dataset – site canadense onde os cidadãos podem demandar informação específica. Para tanto, realiza uma conceituação inicial dos termos utilizados ao longo da pesquisa, assim como apresenta uma análise detalhada de ambos os portais. A trajetória do uso da internet nos dois países também é demonstrada, tanto pela ótica do acesso quanto da utilização das TICs pelos respectivos governos; pretendemos, por fim, demonstrar como a política nacional (os caminhos escolhidos pelos governantes, assim como a solidez das instituições e dos regimes democráticos) influencia no processo de consolidação da e-democracia. Palavras-chave: Governança eletrônica. e-democracia. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
id EDUL-1_3559caf911236e003597972d633ea005
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1101
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a DatasetComparative analysis between brazilian and canadian eletronic democratization: the Dialoga Brazil and Suggest a DatasetEletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.O presente artigo tem a intenção de trazer à discussão uma comparação entre dois instrumentos de governança eletrônica, consubstanciados em duas plataformas digitais: Dialoga Brasil e Suggest a Dataset – site canadense onde os cidadãos podem demandar informação específica. Para tanto, realiza uma conceituação inicial dos termos utilizados ao longo da pesquisa, assim como apresenta uma análise detalhada de ambos os portais. A trajetória do uso da internet nos dois países também é demonstrada, tanto pela ótica do acesso quanto da utilização das TICs pelos respectivos governos; pretendemos, por fim, demonstrar como a política nacional (os caminhos escolhidos pelos governantes, assim como a solidez das instituições e dos regimes democráticos) influencia no processo de consolidação da e-democracia. Palavras-chave: Governança eletrônica. e-democracia. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.This article aims to promote a discussion on a comparison between two electronic governance instruments, consubstantiated in two digital platforms: Dialoga Brasil and Suggest a Dataset - Canadian site, where citizens can demand specific information. To do so, it performs an initial conceptualization of the terms used throughout the research, as well as it presents a detailed analysis of both Internet portals. A history of the Internet use in both countries is also demonstrated considering both the access and the use of ICT by the respective governments. We intend to demonstrate how national politics (the paths chosen by the governing authorities, as well as the solidity of institutions and democratic regimes) influences the process of consolidating e-democracy. Keywords: Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/110110.58422/repesq.2021.e1101REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 177-1922177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULenghttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101/916https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBizelli, José Luís Vargas, Thaís ConteCruz , José Anderson Santos 2023-06-22T00:36:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1101Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-22T00:36:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
Comparative analysis between brazilian and canadian eletronic democratization: the Dialoga Brazil and Suggest a Dataset
title Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
spellingShingle Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
Bizelli, José Luís
Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
title_short Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
title_full Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
title_fullStr Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
title_full_unstemmed Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
title_sort Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
author Bizelli, José Luís
author_facet Bizelli, José Luís
Vargas, Thaís Conte
Cruz , José Anderson Santos
author_role author
author2 Vargas, Thaís Conte
Cruz , José Anderson Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizelli, José Luís
Vargas, Thaís Conte
Cruz , José Anderson Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
topic Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
description O presente artigo tem a intenção de trazer à discussão uma comparação entre dois instrumentos de governança eletrônica, consubstanciados em duas plataformas digitais: Dialoga Brasil e Suggest a Dataset – site canadense onde os cidadãos podem demandar informação específica. Para tanto, realiza uma conceituação inicial dos termos utilizados ao longo da pesquisa, assim como apresenta uma análise detalhada de ambos os portais. A trajetória do uso da internet nos dois países também é demonstrada, tanto pela ótica do acesso quanto da utilização das TICs pelos respectivos governos; pretendemos, por fim, demonstrar como a política nacional (os caminhos escolhidos pelos governantes, assim como a solidez das instituições e dos regimes democráticos) influencia no processo de consolidação da e-democracia. Palavras-chave: Governança eletrônica. e-democracia. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101
10.58422/repesq.2021.e1101
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2021.e1101
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101/916
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 177-192
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353263149056