Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101 |
Resumo: | O presente artigo tem a intenção de trazer à discussão uma comparação entre dois instrumentos de governança eletrônica, consubstanciados em duas plataformas digitais: Dialoga Brasil e Suggest a Dataset – site canadense onde os cidadãos podem demandar informação específica. Para tanto, realiza uma conceituação inicial dos termos utilizados ao longo da pesquisa, assim como apresenta uma análise detalhada de ambos os portais. A trajetória do uso da internet nos dois países também é demonstrada, tanto pela ótica do acesso quanto da utilização das TICs pelos respectivos governos; pretendemos, por fim, demonstrar como a política nacional (os caminhos escolhidos pelos governantes, assim como a solidez das instituições e dos regimes democráticos) influencia no processo de consolidação da e-democracia. Palavras-chave: Governança eletrônica. e-democracia. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. |
id |
EDUL-1_3559caf911236e003597972d633ea005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1101 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a DatasetComparative analysis between brazilian and canadian eletronic democratization: the Dialoga Brazil and Suggest a DatasetEletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.O presente artigo tem a intenção de trazer à discussão uma comparação entre dois instrumentos de governança eletrônica, consubstanciados em duas plataformas digitais: Dialoga Brasil e Suggest a Dataset – site canadense onde os cidadãos podem demandar informação específica. Para tanto, realiza uma conceituação inicial dos termos utilizados ao longo da pesquisa, assim como apresenta uma análise detalhada de ambos os portais. A trajetória do uso da internet nos dois países também é demonstrada, tanto pela ótica do acesso quanto da utilização das TICs pelos respectivos governos; pretendemos, por fim, demonstrar como a política nacional (os caminhos escolhidos pelos governantes, assim como a solidez das instituições e dos regimes democráticos) influencia no processo de consolidação da e-democracia. Palavras-chave: Governança eletrônica. e-democracia. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.This article aims to promote a discussion on a comparison between two electronic governance instruments, consubstantiated in two digital platforms: Dialoga Brasil and Suggest a Dataset - Canadian site, where citizens can demand specific information. To do so, it performs an initial conceptualization of the terms used throughout the research, as well as it presents a detailed analysis of both Internet portals. A history of the Internet use in both countries is also demonstrated considering both the access and the use of ICT by the respective governments. We intend to demonstrate how national politics (the paths chosen by the governing authorities, as well as the solidity of institutions and democratic regimes) influences the process of consolidating e-democracy. Keywords: Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/110110.58422/repesq.2021.e1101REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 177-1922177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULenghttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101/916https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBizelli, José Luís Vargas, Thaís ConteCruz , José Anderson Santos 2023-06-22T00:36:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1101Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-22T00:36:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset Comparative analysis between brazilian and canadian eletronic democratization: the Dialoga Brazil and Suggest a Dataset |
title |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset |
spellingShingle |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset Bizelli, José Luís Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. |
title_short |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset |
title_full |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset |
title_fullStr |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset |
title_sort |
Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset |
author |
Bizelli, José Luís |
author_facet |
Bizelli, José Luís Vargas, Thaís Conte Cruz , José Anderson Santos |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Thaís Conte Cruz , José Anderson Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bizelli, José Luís Vargas, Thaís Conte Cruz , José Anderson Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. |
topic |
Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. Eletronic governance. e-democracy. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. |
description |
O presente artigo tem a intenção de trazer à discussão uma comparação entre dois instrumentos de governança eletrônica, consubstanciados em duas plataformas digitais: Dialoga Brasil e Suggest a Dataset – site canadense onde os cidadãos podem demandar informação específica. Para tanto, realiza uma conceituação inicial dos termos utilizados ao longo da pesquisa, assim como apresenta uma análise detalhada de ambos os portais. A trajetória do uso da internet nos dois países também é demonstrada, tanto pela ótica do acesso quanto da utilização das TICs pelos respectivos governos; pretendemos, por fim, demonstrar como a política nacional (os caminhos escolhidos pelos governantes, assim como a solidez das instituições e dos regimes democráticos) influencia no processo de consolidação da e-democracia. Palavras-chave: Governança eletrônica. e-democracia. Dialoga Brasil. Suggest a Dataset. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101 10.58422/repesq.2021.e1101 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2021.e1101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1101/916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 177-192 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353263149056 |