Trajetórias de professoras de Língua Portuguesa: caminhos e memórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/361 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de apresentar trajetórias da constituição identitária de professores de Língua Portuguesa. Procura-se refletir acerca de influências vivenciadas por professores em seus processos de formação e que contribuíram para se tornarem professores de Língua Portuguesa. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, utiliza a entrevista semiestruturada para coleta de dados, realizada com seis professoras de Língua Portuguesa. Dentre as professoras, uma trabalha há mais de 20 anos e as outras cinco trabalham há menos de três anos na rede pública de um município de Santa Catarina. Parte-se do princípio de que professores deixam marcas em seus alunos e podem influenciar na escolha da profissão futura, rumo à docência. Alguns teóricos que dão suporte para este trabalho são Ciampa (1987), Fontana (2005), Marcelo (2009), Nóvoa (2007), Tardif (2011), Freire (2011), Kramer (1998), entre outros. As respostas apresentadas pelas professoras apontaram três fatores para a constituição da docência: a influência positiva de professores durante a formação; o gosto pela leitura, incentivada no núcleo familiar e na escola, por meio de práticas diferenciadas de professores e a questão da vocação, vista ainda como um dom. Espera-se que estas reflexões possibilitem volver o olhar para o professor em seus processos de constituição, considerando não somente o profissional, mas também a pessoa. Palavras-chave: Identidade de Professores. Professor de Língua Portuguesa. Constituição Docente. PORTUGUESE TEACHERS’ TRAJECTORIES: PATHS AND MEMORIES Abstract: This study aims to present the trajectories of identity formation of Portuguese teachers. We seek to reflect on the influences experienced by teachers in their development processes and that have helped them to become Portuguese teachers. The study, which has a qualitative approach, used semi-structured interviews as means of data gathering, conducted with six Portuguese teachers, where one has worked for over 20 years and the other five have worked for less than three years in public schools of a city in the state of Santa Catarina. We assume that teachers influence their students’ career choice as teachers. Some theorists that support this work are: Ciampa (1987), Fontana (2005), Marcelo (2009), Nóvoa (2007), Tardif (2011), Freire (2011), Kramer (1998), among others. The answers presented by the teachers pointed towards three factors for the establishment of teaching: positive influence from teachers during their education; their enjoyment of reading, encouraged by their family and at school, by means of differentiated practices of teachers and a matter of vocation, still seen as a gift. We hope that these reflections will allow us to see teachers in their formative processes, not only considering the professional, but also the person. Keywords: Teacher identities; Portuguese teachers; Teacher establishment. |
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