Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249 |
Resumo: | Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas principalmente no que diz respeito à democratização do acesso, é consensual que a educação escolar brasileira ainda apresenta sérios problemas. Fracasso escolar, evasão e baixa aprendizagem são alguns dos sintomas percebidos nos cotidianos escolares, que apontam, entre outras coisas, para a existência de um “mal-estar” na relação entre os jovens alunos e a escola na contemporaneidade. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em educação e tem por objetivo contribuir com o debate em torno deste “mal-estar” na/da educação contemporânea. Pretendemos contribuir para o melhor entendimento acerca da emergência de um novo sujeito-estudante, com novas necessidades, capacidades e formas de cognição e subjetivação com as quais a escola não está preparada para lidar. Desta forma, um ponto de partida para a superação do referido “mal-estar” seria a compreensão dos novos modos de ser, pensar, e agir dos jovens contemporâneos. Problematizaremos as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam nossas salas de aula, bem como quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo atual contexto da educação escolar. Abordaremos a influência de uma socialidade pós-moderna e a centralidade das tecnologias digitais e suas práticas comunicacionais pós-massivas na constituição desses novos sujeitos culturais. |
id |
EDUL-1_4cceaf3a659b226749c13bddec5bb6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/249 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”EducaçãoJuventudeCultura EscolarPós-modernidadeApesar dos avanços verificados nas últimas décadas principalmente no que diz respeito à democratização do acesso, é consensual que a educação escolar brasileira ainda apresenta sérios problemas. Fracasso escolar, evasão e baixa aprendizagem são alguns dos sintomas percebidos nos cotidianos escolares, que apontam, entre outras coisas, para a existência de um “mal-estar” na relação entre os jovens alunos e a escola na contemporaneidade. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em educação e tem por objetivo contribuir com o debate em torno deste “mal-estar” na/da educação contemporânea. Pretendemos contribuir para o melhor entendimento acerca da emergência de um novo sujeito-estudante, com novas necessidades, capacidades e formas de cognição e subjetivação com as quais a escola não está preparada para lidar. Desta forma, um ponto de partida para a superação do referido “mal-estar” seria a compreensão dos novos modos de ser, pensar, e agir dos jovens contemporâneos. Problematizaremos as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam nossas salas de aula, bem como quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo atual contexto da educação escolar. Abordaremos a influência de uma socialidade pós-moderna e a centralidade das tecnologias digitais e suas práticas comunicacionais pós-massivas na constituição desses novos sujeitos culturais.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 295-3092177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249/pdfMattos, Rafael Arosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/249Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” |
title |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” |
spellingShingle |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” Mattos, Rafael Arosa de Educação Juventude Cultura Escolar Pós-modernidade |
title_short |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” |
title_full |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” |
title_fullStr |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” |
title_full_unstemmed |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” |
title_sort |
Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas” |
author |
Mattos, Rafael Arosa de |
author_facet |
Mattos, Rafael Arosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Rafael Arosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Juventude Cultura Escolar Pós-modernidade |
topic |
Educação Juventude Cultura Escolar Pós-modernidade |
description |
Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas principalmente no que diz respeito à democratização do acesso, é consensual que a educação escolar brasileira ainda apresenta sérios problemas. Fracasso escolar, evasão e baixa aprendizagem são alguns dos sintomas percebidos nos cotidianos escolares, que apontam, entre outras coisas, para a existência de um “mal-estar” na relação entre os jovens alunos e a escola na contemporaneidade. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em educação e tem por objetivo contribuir com o debate em torno deste “mal-estar” na/da educação contemporânea. Pretendemos contribuir para o melhor entendimento acerca da emergência de um novo sujeito-estudante, com novas necessidades, capacidades e formas de cognição e subjetivação com as quais a escola não está preparada para lidar. Desta forma, um ponto de partida para a superação do referido “mal-estar” seria a compreensão dos novos modos de ser, pensar, e agir dos jovens contemporâneos. Problematizaremos as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam nossas salas de aula, bem como quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo atual contexto da educação escolar. Abordaremos a influência de uma socialidade pós-moderna e a centralidade das tecnologias digitais e suas práticas comunicacionais pós-massivas na constituição desses novos sujeitos culturais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 295-309 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351309651968 |