Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Rafael Arosa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249
Resumo: Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas principalmente no que diz respeito à democratização do acesso, é consensual que a educação escolar brasileira ainda apresenta sérios problemas. Fracasso escolar, evasão e baixa aprendizagem são alguns dos sintomas percebidos nos cotidianos escolares, que apontam, entre outras coisas, para a existência de um “mal-estar” na relação entre os jovens alunos e a escola na contemporaneidade. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em educação e tem por objetivo contribuir com o debate em torno deste “mal-estar” na/da educação contemporânea. Pretendemos contribuir para o melhor entendimento acerca da emergência de um novo sujeito-estudante, com novas necessidades, capacidades e formas de cognição e subjetivação com as quais a escola não está preparada para lidar. Desta forma, um ponto de partida para a superação do referido “mal-estar” seria a compreensão dos novos modos de ser, pensar, e agir dos jovens contemporâneos. Problematizaremos as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam nossas salas de aula, bem como quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo atual contexto da educação escolar. Abordaremos a influência de uma socialidade pós-moderna e a centralidade das tecnologias digitais e suas práticas comunicacionais pós-massivas na constituição desses novos sujeitos culturais.
id EDUL-1_4cceaf3a659b226749c13bddec5bb6a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/249
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”EducaçãoJuventudeCultura EscolarPós-modernidadeApesar dos avanços verificados nas últimas décadas principalmente no que diz respeito à democratização do acesso, é consensual que a educação escolar brasileira ainda apresenta sérios problemas. Fracasso escolar, evasão e baixa aprendizagem são alguns dos sintomas percebidos nos cotidianos escolares, que apontam, entre outras coisas, para a existência de um “mal-estar” na relação entre os jovens alunos e a escola na contemporaneidade. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em educação e tem por objetivo contribuir com o debate em torno deste “mal-estar” na/da educação contemporânea. Pretendemos contribuir para o melhor entendimento acerca da emergência de um novo sujeito-estudante, com novas necessidades, capacidades e formas de cognição e subjetivação com as quais a escola não está preparada para lidar. Desta forma, um ponto de partida para a superação do referido “mal-estar” seria a compreensão dos novos modos de ser, pensar, e agir dos jovens contemporâneos. Problematizaremos as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam nossas salas de aula, bem como quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo atual contexto da educação escolar. Abordaremos a influência de uma socialidade pós-moderna e a centralidade das tecnologias digitais e suas práticas comunicacionais pós-massivas na constituição desses novos sujeitos culturais.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 295-3092177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249/pdfMattos, Rafael Arosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/249Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
title Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
spellingShingle Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
Mattos, Rafael Arosa de
Educação
Juventude
Cultura Escolar
Pós-modernidade
title_short Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
title_full Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
title_fullStr Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
title_full_unstemmed Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
title_sort Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das “juventudes líquidas”
author Mattos, Rafael Arosa de
author_facet Mattos, Rafael Arosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Rafael Arosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Juventude
Cultura Escolar
Pós-modernidade
topic Educação
Juventude
Cultura Escolar
Pós-modernidade
description Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas principalmente no que diz respeito à democratização do acesso, é consensual que a educação escolar brasileira ainda apresenta sérios problemas. Fracasso escolar, evasão e baixa aprendizagem são alguns dos sintomas percebidos nos cotidianos escolares, que apontam, entre outras coisas, para a existência de um “mal-estar” na relação entre os jovens alunos e a escola na contemporaneidade. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em educação e tem por objetivo contribuir com o debate em torno deste “mal-estar” na/da educação contemporânea. Pretendemos contribuir para o melhor entendimento acerca da emergência de um novo sujeito-estudante, com novas necessidades, capacidades e formas de cognição e subjetivação com as quais a escola não está preparada para lidar. Desta forma, um ponto de partida para a superação do referido “mal-estar” seria a compreensão dos novos modos de ser, pensar, e agir dos jovens contemporâneos. Problematizaremos as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam nossas salas de aula, bem como quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo atual contexto da educação escolar. Abordaremos a influência de uma socialidade pós-moderna e a centralidade das tecnologias digitais e suas práticas comunicacionais pós-massivas na constituição desses novos sujeitos culturais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/249/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 295-309
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351309651968