Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Valéria Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617
Resumo: O presente artigo discute práticas de alfabetização e do brincar de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apoia-se em pesquisa empírica realizada por meio, principalmente, de entrevistas. A investigação contou com a participação de treze professores com larga experiência no 1º ano. A partir dos depoimentos, revelou-se que a alfabetização ocupa uma centralidade implícita nas práticas dos professores participantes. Desvelou-se como o brincar é compreendido por eles e o investimento que têm feito nas atividades lúdicas e brincadeiras. Foram observadas mudanças incipientes em diversas intensidades nas práticas focadas, em função da presença das crianças de seis anos nas turmas do 1º ano. LITERACY AND PLAY IN THE FIRST YEAR OF THE NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION IN THE SÃO PAULO CITY EDUCATION SYSTEM Abstract: This article discusses literacy and play teaching practices in the first year of the nine-year elementary education in the São Paulo city education system. It is based on empirical research carried out mainly through interviews. The research involved the participation of thirteen teachers with vast experience in first year elementary teaching. The interviews revealed that literacy occupies an implicit central position in the practices of the participating teachers. They revealed the teachers’ understanding of play and their investment in recreation and play activities. Incipient changes and others in various intensities were detected in focused practices due to the presence of six-year-old children in first-year classrooms.Keywords: Nine-year Elementary Education. São Paulo City Education System. Literacy. Play.
id EDUL-1_51d52c5bf146fdb6dcee40c4d7ab82d2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/617
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São PauloEnsino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. BrincarEducação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica.O presente artigo discute práticas de alfabetização e do brincar de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apoia-se em pesquisa empírica realizada por meio, principalmente, de entrevistas. A investigação contou com a participação de treze professores com larga experiência no 1º ano. A partir dos depoimentos, revelou-se que a alfabetização ocupa uma centralidade implícita nas práticas dos professores participantes. Desvelou-se como o brincar é compreendido por eles e o investimento que têm feito nas atividades lúdicas e brincadeiras. Foram observadas mudanças incipientes em diversas intensidades nas práticas focadas, em função da presença das crianças de seis anos nas turmas do 1º ano. LITERACY AND PLAY IN THE FIRST YEAR OF THE NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION IN THE SÃO PAULO CITY EDUCATION SYSTEM Abstract: This article discusses literacy and play teaching practices in the first year of the nine-year elementary education in the São Paulo city education system. It is based on empirical research carried out mainly through interviews. The research involved the participation of thirteen teachers with vast experience in first year elementary teaching. The interviews revealed that literacy occupies an implicit central position in the practices of the participating teachers. They revealed the teachers’ understanding of play and their investment in recreation and play activities. Incipient changes and others in various intensities were detected in focused practices due to the presence of six-year-old children in first-year classrooms.Keywords: Nine-year Elementary Education. São Paulo City Education System. Literacy. Play.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 91-1042177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Valéria Aparecida da Silva2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/617Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
spellingShingle Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Passos, Valéria Aparecida da Silva
Ensino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. Brincar
Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica.
title_short Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_full Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_fullStr Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_full_unstemmed Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
title_sort Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
author Passos, Valéria Aparecida da Silva
author_facet Passos, Valéria Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Valéria Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. Brincar
Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica.
topic Ensino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. Brincar
Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica.
description O presente artigo discute práticas de alfabetização e do brincar de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apoia-se em pesquisa empírica realizada por meio, principalmente, de entrevistas. A investigação contou com a participação de treze professores com larga experiência no 1º ano. A partir dos depoimentos, revelou-se que a alfabetização ocupa uma centralidade implícita nas práticas dos professores participantes. Desvelou-se como o brincar é compreendido por eles e o investimento que têm feito nas atividades lúdicas e brincadeiras. Foram observadas mudanças incipientes em diversas intensidades nas práticas focadas, em função da presença das crianças de seis anos nas turmas do 1º ano. LITERACY AND PLAY IN THE FIRST YEAR OF THE NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION IN THE SÃO PAULO CITY EDUCATION SYSTEM Abstract: This article discusses literacy and play teaching practices in the first year of the nine-year elementary education in the São Paulo city education system. It is based on empirical research carried out mainly through interviews. The research involved the participation of thirteen teachers with vast experience in first year elementary teaching. The interviews revealed that literacy occupies an implicit central position in the practices of the participating teachers. They revealed the teachers’ understanding of play and their investment in recreation and play activities. Incipient changes and others in various intensities were detected in focused practices due to the presence of six-year-old children in first-year classrooms.Keywords: Nine-year Elementary Education. São Paulo City Education System. Literacy. Play.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 91-104
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352248127488