Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617 |
Resumo: | O presente artigo discute práticas de alfabetização e do brincar de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apoia-se em pesquisa empírica realizada por meio, principalmente, de entrevistas. A investigação contou com a participação de treze professores com larga experiência no 1º ano. A partir dos depoimentos, revelou-se que a alfabetização ocupa uma centralidade implícita nas práticas dos professores participantes. Desvelou-se como o brincar é compreendido por eles e o investimento que têm feito nas atividades lúdicas e brincadeiras. Foram observadas mudanças incipientes em diversas intensidades nas práticas focadas, em função da presença das crianças de seis anos nas turmas do 1º ano. LITERACY AND PLAY IN THE FIRST YEAR OF THE NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION IN THE SÃO PAULO CITY EDUCATION SYSTEM Abstract: This article discusses literacy and play teaching practices in the first year of the nine-year elementary education in the São Paulo city education system. It is based on empirical research carried out mainly through interviews. The research involved the participation of thirteen teachers with vast experience in first year elementary teaching. The interviews revealed that literacy occupies an implicit central position in the practices of the participating teachers. They revealed the teachers’ understanding of play and their investment in recreation and play activities. Incipient changes and others in various intensities were detected in focused practices due to the presence of six-year-old children in first-year classrooms.Keywords: Nine-year Elementary Education. São Paulo City Education System. Literacy. Play. |
id |
EDUL-1_51d52c5bf146fdb6dcee40c4d7ab82d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/617 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São PauloEnsino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. BrincarEducação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica.O presente artigo discute práticas de alfabetização e do brincar de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apoia-se em pesquisa empírica realizada por meio, principalmente, de entrevistas. A investigação contou com a participação de treze professores com larga experiência no 1º ano. A partir dos depoimentos, revelou-se que a alfabetização ocupa uma centralidade implícita nas práticas dos professores participantes. Desvelou-se como o brincar é compreendido por eles e o investimento que têm feito nas atividades lúdicas e brincadeiras. Foram observadas mudanças incipientes em diversas intensidades nas práticas focadas, em função da presença das crianças de seis anos nas turmas do 1º ano. LITERACY AND PLAY IN THE FIRST YEAR OF THE NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION IN THE SÃO PAULO CITY EDUCATION SYSTEM Abstract: This article discusses literacy and play teaching practices in the first year of the nine-year elementary education in the São Paulo city education system. It is based on empirical research carried out mainly through interviews. The research involved the participation of thirteen teachers with vast experience in first year elementary teaching. The interviews revealed that literacy occupies an implicit central position in the practices of the participating teachers. They revealed the teachers’ understanding of play and their investment in recreation and play activities. Incipient changes and others in various intensities were detected in focused practices due to the presence of six-year-old children in first-year classrooms.Keywords: Nine-year Elementary Education. São Paulo City Education System. Literacy. Play.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 91-1042177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Valéria Aparecida da Silva2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/617Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
spellingShingle |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo Passos, Valéria Aparecida da Silva Ensino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. Brincar Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica. |
title_short |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_full |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_fullStr |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
title_sort |
Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo |
author |
Passos, Valéria Aparecida da Silva |
author_facet |
Passos, Valéria Aparecida da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Valéria Aparecida da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. Brincar Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica. |
topic |
Ensino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. Brincar Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Básica. |
description |
O presente artigo discute práticas de alfabetização e do brincar de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apoia-se em pesquisa empírica realizada por meio, principalmente, de entrevistas. A investigação contou com a participação de treze professores com larga experiência no 1º ano. A partir dos depoimentos, revelou-se que a alfabetização ocupa uma centralidade implícita nas práticas dos professores participantes. Desvelou-se como o brincar é compreendido por eles e o investimento que têm feito nas atividades lúdicas e brincadeiras. Foram observadas mudanças incipientes em diversas intensidades nas práticas focadas, em função da presença das crianças de seis anos nas turmas do 1º ano. LITERACY AND PLAY IN THE FIRST YEAR OF THE NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION IN THE SÃO PAULO CITY EDUCATION SYSTEM Abstract: This article discusses literacy and play teaching practices in the first year of the nine-year elementary education in the São Paulo city education system. It is based on empirical research carried out mainly through interviews. The research involved the participation of thirteen teachers with vast experience in first year elementary teaching. The interviews revealed that literacy occupies an implicit central position in the practices of the participating teachers. They revealed the teachers’ understanding of play and their investment in recreation and play activities. Incipient changes and others in various intensities were detected in focused practices due to the presence of six-year-old children in first-year classrooms.Keywords: Nine-year Elementary Education. São Paulo City Education System. Literacy. Play. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/617/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 91-104 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352248127488 |