Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Katia da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Toscano, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938
Resumo: Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural. Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary schoolAbstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria  and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory.
id EDUL-1_59df94295efed2221f4373906f2c98a9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/938
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino FundamentalEnsino da músicaaprendizado de conceitosmediação pedagógicaTexto inéditorelevante para a área de educaçãorelevante para a formação do professor.Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural. Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary schoolAbstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria  and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 123-1392177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Katia da Silva RibeiroToscano, Carlos2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/938Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
title Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
Araujo, Katia da Silva Ribeiro
Ensino da música
aprendizado de conceitos
mediação pedagógica
Texto inédito
relevante para a área de educação
relevante para a formação do professor.
title_short Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
title_full Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
title_sort Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
author Araujo, Katia da Silva Ribeiro
author_facet Araujo, Katia da Silva Ribeiro
Toscano, Carlos
author_role author
author2 Toscano, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Katia da Silva Ribeiro
Toscano, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
aprendizado de conceitos
mediação pedagógica
Texto inédito
relevante para a área de educação
relevante para a formação do professor.
topic Ensino da música
aprendizado de conceitos
mediação pedagógica
Texto inédito
relevante para a área de educação
relevante para a formação do professor.
description Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural. Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary schoolAbstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria  and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 123-139
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352809115648