Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938 |
Resumo: | Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural. Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary schoolAbstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory. |
id |
EDUL-1_59df94295efed2221f4373906f2c98a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/938 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino FundamentalEnsino da músicaaprendizado de conceitosmediação pedagógicaTexto inéditorelevante para a área de educaçãorelevante para a formação do professor.Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural. Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary schoolAbstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 123-1392177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Katia da Silva RibeiroToscano, Carlos2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/938Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental |
title |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental Araujo, Katia da Silva Ribeiro Ensino da música aprendizado de conceitos mediação pedagógica Texto inédito relevante para a área de educação relevante para a formação do professor. |
title_short |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental |
author |
Araujo, Katia da Silva Ribeiro |
author_facet |
Araujo, Katia da Silva Ribeiro Toscano, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Toscano, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Katia da Silva Ribeiro Toscano, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música aprendizado de conceitos mediação pedagógica Texto inédito relevante para a área de educação relevante para a formação do professor. |
topic |
Ensino da música aprendizado de conceitos mediação pedagógica Texto inédito relevante para a área de educação relevante para a formação do professor. |
description |
Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural. Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary schoolAbstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 123-139 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352809115648 |