Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1387 |
Resumo: | Com atenção à conjuntura socioeconômica, este texto aborda os processos de privatização e mercantilização da educação, focalizando o campo da educação infantil, em diálogo com a formação inicial de professores. Aborda marcadores avaliativos da oferta nas redes pública e privada, a partir de pesquisa com um grupo de 85 graduandas do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região Sudeste. Os resultados evidenciam tematizações ligadas à qualidade dos processos educativos, imersas no enfrentamento de uma sociabilidade sugestionadora da valorização do setor privado. Nas emergências que se impõem ao desenvolvimento da educação infantil, observa-se que a formação docente constitui importante espaço para fomentar reflexões, no horizonte da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, comprometida com as necessidades das crianças pequenas. |
id |
EDUL-1_62a3f3a91658b5f6c0fc65888bfdfee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1387 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privadaAvaliação da ofertaEducação infantilFormação de professoresPrivatizaçãoMercantilizaçãoOffer evaluationEarly childhood educationInitial teacher educationPrivatizationCommodificationCom atenção à conjuntura socioeconômica, este texto aborda os processos de privatização e mercantilização da educação, focalizando o campo da educação infantil, em diálogo com a formação inicial de professores. Aborda marcadores avaliativos da oferta nas redes pública e privada, a partir de pesquisa com um grupo de 85 graduandas do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região Sudeste. Os resultados evidenciam tematizações ligadas à qualidade dos processos educativos, imersas no enfrentamento de uma sociabilidade sugestionadora da valorização do setor privado. Nas emergências que se impõem ao desenvolvimento da educação infantil, observa-se que a formação docente constitui importante espaço para fomentar reflexões, no horizonte da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, comprometida com as necessidades das crianças pequenas.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/138710.58422/repesq.2022.e1387REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 847-8702177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1387/1064https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCôco, ValdeteMello, André da Silva2023-05-18T16:36:35Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1387Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-05-18T16:36:35Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada |
title |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada |
spellingShingle |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada Côco, Valdete Avaliação da oferta Educação infantil Formação de professores Privatização Mercantilização Offer evaluation Early childhood education Initial teacher education Privatization Commodification |
title_short |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada |
title_full |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada |
title_fullStr |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada |
title_full_unstemmed |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada |
title_sort |
Privatização e mercantilização na educação infantil: diálogos sobre a oferta nas redes pública e privada |
author |
Côco, Valdete |
author_facet |
Côco, Valdete Mello, André da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mello, André da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Côco, Valdete Mello, André da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da oferta Educação infantil Formação de professores Privatização Mercantilização Offer evaluation Early childhood education Initial teacher education Privatization Commodification |
topic |
Avaliação da oferta Educação infantil Formação de professores Privatização Mercantilização Offer evaluation Early childhood education Initial teacher education Privatization Commodification |
description |
Com atenção à conjuntura socioeconômica, este texto aborda os processos de privatização e mercantilização da educação, focalizando o campo da educação infantil, em diálogo com a formação inicial de professores. Aborda marcadores avaliativos da oferta nas redes pública e privada, a partir de pesquisa com um grupo de 85 graduandas do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região Sudeste. Os resultados evidenciam tematizações ligadas à qualidade dos processos educativos, imersas no enfrentamento de uma sociabilidade sugestionadora da valorização do setor privado. Nas emergências que se impõem ao desenvolvimento da educação infantil, observa-se que a formação docente constitui importante espaço para fomentar reflexões, no horizonte da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, comprometida com as necessidades das crianças pequenas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1387 10.58422/repesq.2022.e1387 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1387 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2022.e1387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1387/1064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 847-870 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353580867584 |