O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa transversal descritiva de abordagem quantitativa que avaliou adolescentes de uma escola da rede privada do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário construído com perguntas acerca da leitura, feito especificamente para o estudo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado para as associações, considerando nível de significância de 5%. Nos resultados alcançados foi possível identificar que o sexo feminino apresentou maior percentual sobre o gosto pela leitura. Também, foi possível perceber que os adolescentes acham a leitura importante para o processo de aprendizagem, sendo que a maioria chega a ler 5 livros extraescolares ou mais por ano. Foi possível concluir que os alunos gostam de ler textos rápidos, diferentes e que despertem a curiosidade, o humor e a imaginação. |
id |
EDUL-1_694a09d5624fea8dd8b6ba6e7ebee1a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1236 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental Taste for reading and associated factors in adolescents studying the Elementary Education final years GUSTO POR LA LECTURA Y FACTORES ASOCIADOS EN ADOLESCENTES DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE EDUCACIÓN PRIMARIAGout pour la lecture et facteurs associés chez les adolescents en dernières années d'enseignement primaireadolescentesleituraeducaçãolivro impressoadolescentes; leyendo; educación; libro impreso.adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé.teenagersreadingeducationprinted bookEste estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa transversal descritiva de abordagem quantitativa que avaliou adolescentes de uma escola da rede privada do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário construído com perguntas acerca da leitura, feito especificamente para o estudo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado para as associações, considerando nível de significância de 5%. Nos resultados alcançados foi possível identificar que o sexo feminino apresentou maior percentual sobre o gosto pela leitura. Também, foi possível perceber que os adolescentes acham a leitura importante para o processo de aprendizagem, sendo que a maioria chega a ler 5 livros extraescolares ou mais por ano. Foi possível concluir que os alunos gostam de ler textos rápidos, diferentes e que despertem a curiosidade, o humor e a imaginação.This study aims to present the results of a cross-sectional descriptive study with a quantitative approach that evaluated adolescents from a private school in the city of Uruguaiana-RS. For data collection, a questionnaire built with questions about reading, made specifically for the study, was used. Descriptive statistical procedures and the Chi-square test were used for associations, considering a significance level of 5%. In the results achieved, it was possible to identify that females had a higher percentage of love for reading. Also, it was possible to notice that adolescents find reading important for the learning process, with most reading 5 extra-school books or more per year. It was possible to conclude that students like to read fast, different texts that arouse curiosity, humor and imagination.El presente estudio tiene como objetivo presentar los resultados de un estudio descriptivo transversal con enfoque cuantitativo que evaluó a adolescentes de un colegio privado de la ciudad de Uruguaiana-RS. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario construido con preguntas sobre lectura, elaborado específicamente para el estudio. Para las asociaciones se utilizaron procedimientos estadísticos descriptivos y la prueba de Chi-cuadrado, considerando un nivel de significancia del 5%. En los resultados obtenidos se pudo identificar que las mujeres tenían un mayor porcentaje de amor por la lectura. Además, fue posible notar que los adolescentes encuentran la lectura importante para el proceso de aprendizaje, y la mayoría lee 5 libros extraescolares o más por año. Se pudo concluir que a los estudiantes les gusta leer rápido, textos diferentes que despiertan curiosidad, humor e imaginación. Cette étude vise à présenter les résultats d'une étude descriptive transversale avec une approche quantitative qui a évalué des adolescents d'une école privée de la ville d'Uruguaiana-RS. Pour la collecte des données, un questionnaire construit avec des questions sur la lecture, spécialement conçu pour l'étude, a été utilisé. Des procédures statistiques descriptives et le test du Chi carré ont été utilisés pour les associations, en considérant un niveau de signification de 5 %. Dans les résultats obtenus, il a été possible d'identifier que les femmes avaient un pourcentage plus élevé d'amour pour la lecture. Aussi, il a été possible de remarquer que les adolescents trouvent la lecture importante pour le processus d'apprentissage, la majorité lisant 5 livres extrascolaires ou plus par an. Il a été possible de conclure que les élèves aiment lire rapidement, des textes différents qui suscitent curiosité, humour et imagination. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/123610.58422/repesq.2022.e1236REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 742-7622177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236/1055https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo Machado, Katya Karina de souza Balk, RodrigoGraup do Rego, Susane2023-06-20T19:26:55Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1236Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T19:26:55Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental Taste for reading and associated factors in adolescents studying the Elementary Education final years GUSTO POR LA LECTURA Y FACTORES ASOCIADOS EN ADOLESCENTES DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE EDUCACIÓN PRIMARIA Gout pour la lecture et facteurs associés chez les adolescents en dernières années d'enseignement primaire |
title |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental Figueiredo Machado, Katya Karina adolescentes leitura educação livro impresso adolescentes; leyendo; educación; libro impreso. adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé. teenagers reading education printed book |
title_short |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental |
author |
Figueiredo Machado, Katya Karina |
author_facet |
Figueiredo Machado, Katya Karina de souza Balk, Rodrigo Graup do Rego, Susane |
author_role |
author |
author2 |
de souza Balk, Rodrigo Graup do Rego, Susane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo Machado, Katya Karina de souza Balk, Rodrigo Graup do Rego, Susane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adolescentes leitura educação livro impresso adolescentes; leyendo; educación; libro impreso. adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé. teenagers reading education printed book |
topic |
adolescentes leitura educação livro impresso adolescentes; leyendo; educación; libro impreso. adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé. teenagers reading education printed book |
description |
Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa transversal descritiva de abordagem quantitativa que avaliou adolescentes de uma escola da rede privada do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário construído com perguntas acerca da leitura, feito especificamente para o estudo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado para as associações, considerando nível de significância de 5%. Nos resultados alcançados foi possível identificar que o sexo feminino apresentou maior percentual sobre o gosto pela leitura. Também, foi possível perceber que os adolescentes acham a leitura importante para o processo de aprendizagem, sendo que a maioria chega a ler 5 livros extraescolares ou mais por ano. Foi possível concluir que os alunos gostam de ler textos rápidos, diferentes e que despertem a curiosidade, o humor e a imaginação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236 10.58422/repesq.2022.e1236 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2022.e1236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236/1055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 742-762 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353385832448 |