O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo Machado, Katya Karina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de souza Balk, Rodrigo, Graup do Rego, Susane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa transversal descritiva de abordagem quantitativa que avaliou adolescentes de uma escola da rede privada do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário construído com perguntas acerca da leitura, feito especificamente para o estudo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado para as associações, considerando nível de significância de 5%. Nos resultados alcançados foi possível identificar que o sexo feminino apresentou maior percentual sobre o gosto pela leitura. Também, foi possível perceber que os adolescentes acham a leitura importante para o processo de aprendizagem, sendo que a maioria chega a ler 5 livros extraescolares ou mais por ano. Foi possível concluir que os alunos gostam de ler textos rápidos, diferentes e que despertem a curiosidade, o humor e a imaginação.
id EDUL-1_694a09d5624fea8dd8b6ba6e7ebee1a2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1236
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental Taste for reading and associated factors in adolescents studying the Elementary Education final years GUSTO POR LA LECTURA Y FACTORES ASOCIADOS EN ADOLESCENTES DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE EDUCACIÓN PRIMARIAGout pour la lecture et facteurs associés chez les adolescents en dernières années d'enseignement primaireadolescentesleituraeducaçãolivro impressoadolescentes; leyendo; educación; libro impreso.adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé.teenagersreadingeducationprinted bookEste estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa transversal descritiva de abordagem quantitativa que avaliou adolescentes de uma escola da rede privada do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário construído com perguntas acerca da leitura, feito especificamente para o estudo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado para as associações, considerando nível de significância de 5%. Nos resultados alcançados foi possível identificar que o sexo feminino apresentou maior percentual sobre o gosto pela leitura. Também, foi possível perceber que os adolescentes acham a leitura importante para o processo de aprendizagem, sendo que a maioria chega a ler 5 livros extraescolares ou mais por ano. Foi possível concluir que os alunos gostam de ler textos rápidos, diferentes e que despertem a curiosidade, o humor e a imaginação.This study aims to present the results of a cross-sectional descriptive study with a quantitative approach that evaluated adolescents from a private school in the city of Uruguaiana-RS. For data collection, a questionnaire built with questions about reading, made specifically for the study, was used. Descriptive statistical procedures and the Chi-square test were used for associations, considering a significance level of 5%. In the results achieved, it was possible to identify that females had a higher percentage of love for reading. Also, it was possible to notice that adolescents find reading important for the learning process, with most reading 5 extra-school books or more per year. It was possible to conclude that students like to read fast, different texts that arouse curiosity, humor and imagination.El presente estudio tiene como objetivo presentar los resultados de un estudio descriptivo transversal con enfoque cuantitativo que evaluó a adolescentes de un colegio privado de la ciudad de Uruguaiana-RS. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario construido con preguntas sobre lectura, elaborado específicamente para el estudio. Para las asociaciones se utilizaron procedimientos estadísticos descriptivos y la prueba de Chi-cuadrado, considerando un nivel de significancia del 5%. En los resultados obtenidos se pudo identificar que las mujeres tenían un mayor porcentaje de amor por la lectura. Además, fue posible notar que los adolescentes encuentran la lectura importante para el proceso de aprendizaje, y la mayoría lee 5 libros extraescolares o más por año. Se pudo concluir que a los estudiantes les gusta leer rápido, textos diferentes que despiertan curiosidad, humor e imaginación.  Cette étude vise à présenter les résultats d'une étude descriptive transversale avec une approche quantitative qui a évalué des adolescents d'une école privée de la ville d'Uruguaiana-RS. Pour la collecte des données, un questionnaire construit avec des questions sur la lecture, spécialement conçu pour l'étude, a été utilisé. Des procédures statistiques descriptives et le test du Chi carré ont été utilisés pour les associations, en considérant un niveau de signification de 5 %. Dans les résultats obtenus, il a été possible d'identifier que les femmes avaient un pourcentage plus élevé d'amour pour la lecture. Aussi, il a été possible de remarquer que les adolescents trouvent la lecture importante pour le processus d'apprentissage, la majorité lisant 5 livres extrascolaires ou plus par an. Il a été possible de conclure que les élèves aiment lire rapidement, des textes différents qui suscitent curiosité, humour et imagination.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/123610.58422/repesq.2022.e1236REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 742-7622177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236/1055https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo Machado, Katya Karina de souza Balk, RodrigoGraup do Rego, Susane2023-06-20T19:26:55Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1236Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T19:26:55Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
Taste for reading and associated factors in adolescents studying the Elementary Education final years
GUSTO POR LA LECTURA Y FACTORES ASOCIADOS EN ADOLESCENTES DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE EDUCACIÓN PRIMARIA
Gout pour la lecture et facteurs associés chez les adolescents en dernières années d'enseignement primaire
title O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
Figueiredo Machado, Katya Karina
adolescentes
leitura
educação
livro impresso
adolescentes; leyendo; educación; libro impreso.
adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé.
teenagers
reading
education
printed book
title_short O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
title_full O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental
author Figueiredo Machado, Katya Karina
author_facet Figueiredo Machado, Katya Karina
de souza Balk, Rodrigo
Graup do Rego, Susane
author_role author
author2 de souza Balk, Rodrigo
Graup do Rego, Susane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo Machado, Katya Karina
de souza Balk, Rodrigo
Graup do Rego, Susane
dc.subject.por.fl_str_mv adolescentes
leitura
educação
livro impresso
adolescentes; leyendo; educación; libro impreso.
adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé.
teenagers
reading
education
printed book
topic adolescentes
leitura
educação
livro impresso
adolescentes; leyendo; educación; libro impreso.
adolescents; en train de lire; éducation; livre imprimé.
teenagers
reading
education
printed book
description Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa transversal descritiva de abordagem quantitativa que avaliou adolescentes de uma escola da rede privada do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário construído com perguntas acerca da leitura, feito especificamente para o estudo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado para as associações, considerando nível de significância de 5%. Nos resultados alcançados foi possível identificar que o sexo feminino apresentou maior percentual sobre o gosto pela leitura. Também, foi possível perceber que os adolescentes acham a leitura importante para o processo de aprendizagem, sendo que a maioria chega a ler 5 livros extraescolares ou mais por ano. Foi possível concluir que os alunos gostam de ler textos rápidos, diferentes e que despertem a curiosidade, o humor e a imaginação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236
10.58422/repesq.2022.e1236
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2022.e1236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1236/1055
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 742-762
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353385832448