Narrativas e Memória de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira-Mendes, Solange Alves de, Silva, Suelen Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/953
Resumo: Esta pesquisa analisou as narrativas e a memória de alfabetização de estudantes do 1º Segmento da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública do Distrito Federal, a fim de identificar os motivos de abandono e retorno à escola, assim como compreender o papel da leitura e da escrita na emancipação social desses sujeitos. O referencial teórico contou com Mortatti (2010), Soares (2017), Morais (2012), Vieira (2006) e outros. A produção de dados foi realizada no primeiro semestre de 2019 por meio de um grupo focal, com a participação de cinco estudantes, todos em fase inicial de alfabetização. É uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a análise de conteúdo temática, a partir de inferências das narrativas. Os resultados mostraram que o motivo de não estudarem na infância ocorreu em função do trabalho infantil e da desvalorização da escola pela família. A busca pela participação autônoma em uma sociedade letrada foi o principal motivo de retorno à escola. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Memória. Alfabetização. Letramento. Literacy memory and Narratives  in Youth and Adult EducationAbstract: This research analyzed the literacy memory and narratives of students from the 1st Youth and Adult Education Segment at a public school of Brazil’s Federal District to identify their reasons for abandoning and returning to school and to understand the role of reading and writing in these individuals’ social emancipation. The theoretical framework included Mortatti (2010), Soares (2017), Morais (2012), and Vieira (2006), among others. Data was produced in the first half of 2019 from a focus group comprising five students, all of whom in an initial stage of literacy. The research is qualitative and its methodology is the analysis of thematic content based on inferences from the narratives. The results show that their reasons for not studying in their childhood were child labor and the fact that school was devalued by their families. The pursuit of autonomous participation in a literate society is their main reason for returning to school.Keywords: Youth and Adult Education. Memory. Literacy. Initial reading instruction.
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