PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Apparecida Franco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289
Resumo: O artigo traz  resultados da pesquisa  realizada sobre a “carta-programa”, elaborada pelo educador Alcides Luis Alves (1910) para a Sociedade Operária de Santos, apresentando um estudo sobre esta instituição, onde o educador atuou. Discute inicialmente as propostas do educador registradas no documento a respeito da educação na primeira década do século XX, especificamente quanto ao currículo voltado para a formação profissional, além da instrução  das mulheres, e das diretrizes sobre a disciplina escolar. Os resultados da pesquisa documental apontaram a riqueza das informações existentes no documento para a compreensão do contexto escolar da educação paulista nas primeiras décadas do século XX e a contribuição do autor para a compreensão do movimento da Escola Nova.Palavras-chave: História da Educação; Alcides Luis Alves; Sociedade Operária de Santos
id EDUL-1_91df19b43c2d153c6012f9d2f26fcaef
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/289
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVESHistória da EducaçãoAlcides Luis AlvesSociedade Operária de SantosHistória da EducaçãoO artigo traz  resultados da pesquisa  realizada sobre a “carta-programa”, elaborada pelo educador Alcides Luis Alves (1910) para a Sociedade Operária de Santos, apresentando um estudo sobre esta instituição, onde o educador atuou. Discute inicialmente as propostas do educador registradas no documento a respeito da educação na primeira década do século XX, especificamente quanto ao currículo voltado para a formação profissional, além da instrução  das mulheres, e das diretrizes sobre a disciplina escolar. Os resultados da pesquisa documental apontaram a riqueza das informações existentes no documento para a compreensão do contexto escolar da educação paulista nas primeiras décadas do século XX e a contribuição do autor para a compreensão do movimento da Escola Nova.Palavras-chave: História da Educação; Alcides Luis Alves; Sociedade Operária de SantosEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 201-2192177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdfPereira, Maria Apparecida Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/289Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
title PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
spellingShingle PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
Pereira, Maria Apparecida Franco
História da Educação
Alcides Luis Alves
Sociedade Operária de Santos
História da Educação
title_short PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
title_full PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
title_fullStr PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
title_full_unstemmed PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
title_sort PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
author Pereira, Maria Apparecida Franco
author_facet Pereira, Maria Apparecida Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Apparecida Franco
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Alcides Luis Alves
Sociedade Operária de Santos
História da Educação
topic História da Educação
Alcides Luis Alves
Sociedade Operária de Santos
História da Educação
description O artigo traz  resultados da pesquisa  realizada sobre a “carta-programa”, elaborada pelo educador Alcides Luis Alves (1910) para a Sociedade Operária de Santos, apresentando um estudo sobre esta instituição, onde o educador atuou. Discute inicialmente as propostas do educador registradas no documento a respeito da educação na primeira década do século XX, especificamente quanto ao currículo voltado para a formação profissional, além da instrução  das mulheres, e das diretrizes sobre a disciplina escolar. Os resultados da pesquisa documental apontaram a riqueza das informações existentes no documento para a compreensão do contexto escolar da educação paulista nas primeiras décadas do século XX e a contribuição do autor para a compreensão do movimento da Escola Nova.Palavras-chave: História da Educação; Alcides Luis Alves; Sociedade Operária de Santos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 201-219
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351689236480