PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289 |
Resumo: | O artigo traz resultados da pesquisa realizada sobre a “carta-programa”, elaborada pelo educador Alcides Luis Alves (1910) para a Sociedade Operária de Santos, apresentando um estudo sobre esta instituição, onde o educador atuou. Discute inicialmente as propostas do educador registradas no documento a respeito da educação na primeira década do século XX, especificamente quanto ao currículo voltado para a formação profissional, além da instrução das mulheres, e das diretrizes sobre a disciplina escolar. Os resultados da pesquisa documental apontaram a riqueza das informações existentes no documento para a compreensão do contexto escolar da educação paulista nas primeiras décadas do século XX e a contribuição do autor para a compreensão do movimento da Escola Nova.Palavras-chave: História da Educação; Alcides Luis Alves; Sociedade Operária de Santos |
id |
EDUL-1_91df19b43c2d153c6012f9d2f26fcaef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/289 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVESHistória da EducaçãoAlcides Luis AlvesSociedade Operária de SantosHistória da EducaçãoO artigo traz resultados da pesquisa realizada sobre a “carta-programa”, elaborada pelo educador Alcides Luis Alves (1910) para a Sociedade Operária de Santos, apresentando um estudo sobre esta instituição, onde o educador atuou. Discute inicialmente as propostas do educador registradas no documento a respeito da educação na primeira década do século XX, especificamente quanto ao currículo voltado para a formação profissional, além da instrução das mulheres, e das diretrizes sobre a disciplina escolar. Os resultados da pesquisa documental apontaram a riqueza das informações existentes no documento para a compreensão do contexto escolar da educação paulista nas primeiras décadas do século XX e a contribuição do autor para a compreensão do movimento da Escola Nova.Palavras-chave: História da Educação; Alcides Luis Alves; Sociedade Operária de SantosEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 201-2192177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdfPereira, Maria Apparecida Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/289Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES |
title |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES |
spellingShingle |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES Pereira, Maria Apparecida Franco História da Educação Alcides Luis Alves Sociedade Operária de Santos História da Educação |
title_short |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES |
title_full |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES |
title_fullStr |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES |
title_sort |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UM ESTUDO DA CARTA-PROGRAMA DE ALCIDES LUIS ALVES |
author |
Pereira, Maria Apparecida Franco |
author_facet |
Pereira, Maria Apparecida Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Apparecida Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Alcides Luis Alves Sociedade Operária de Santos História da Educação |
topic |
História da Educação Alcides Luis Alves Sociedade Operária de Santos História da Educação |
description |
O artigo traz resultados da pesquisa realizada sobre a “carta-programa”, elaborada pelo educador Alcides Luis Alves (1910) para a Sociedade Operária de Santos, apresentando um estudo sobre esta instituição, onde o educador atuou. Discute inicialmente as propostas do educador registradas no documento a respeito da educação na primeira década do século XX, especificamente quanto ao currículo voltado para a formação profissional, além da instrução das mulheres, e das diretrizes sobre a disciplina escolar. Os resultados da pesquisa documental apontaram a riqueza das informações existentes no documento para a compreensão do contexto escolar da educação paulista nas primeiras décadas do século XX e a contribuição do autor para a compreensão do movimento da Escola Nova.Palavras-chave: História da Educação; Alcides Luis Alves; Sociedade Operária de Santos |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 201-219 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351689236480 |