Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pissaia, Luís Felipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Arlete Eli Kunz da, Thomas, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219
Resumo: Resumo: Este estudo objetivou refletir sobre as interlocuções entre o uso de redes sociais e sala de aula de um grupo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Exercício Profissional no segundo semestre de 2017. Os resultados identificaram que as redes sociais representam o fortalecimento da comunicação entre amigos e familiares, bem como a busca por materiais acadêmicos. Os materiais acadêmicos também são a principal busca realizada nas redes sociais em sala de aula; no entanto verificou-se que, por vezes, tornam-se uma fuga do ambiente da sala de aula.Palavras-chave: Redes Sociais. Sala de Aula. Ensino Superior. Enfermagem.Abstract: This study aimed to reflect on the interconnections between the use of social networks and the classroom by a group of nursing undergraduates from a Higher Education Institution of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. The research used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The participants in the survey were 31 nursing undergraduates who were attending the Professional Exercise course unit in the second half of 2017. The results identified that social networks strengthen communication among friends and family, besides favoring the search for academic materials. Academic materials are also the primary pursuit carried out on social networks in the classroom, but it has been found that sometimes they become an escape from the classroom environment.  Keywords: Social Networks; Classroom; Higher Education; Nursing Education.
id EDUL-1_9524be8402ac5959e818b4492e33d1d0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/861
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spacesRedes SociaisSala de AulaEnsino SuperiorEnfermagem.Tecnologias no EnsinoResumo: Este estudo objetivou refletir sobre as interlocuções entre o uso de redes sociais e sala de aula de um grupo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Exercício Profissional no segundo semestre de 2017. Os resultados identificaram que as redes sociais representam o fortalecimento da comunicação entre amigos e familiares, bem como a busca por materiais acadêmicos. Os materiais acadêmicos também são a principal busca realizada nas redes sociais em sala de aula; no entanto verificou-se que, por vezes, tornam-se uma fuga do ambiente da sala de aula.Palavras-chave: Redes Sociais. Sala de Aula. Ensino Superior. Enfermagem.Abstract: This study aimed to reflect on the interconnections between the use of social networks and the classroom by a group of nursing undergraduates from a Higher Education Institution of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. The research used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The participants in the survey were 31 nursing undergraduates who were attending the Professional Exercise course unit in the second half of 2017. The results identified that social networks strengthen communication among friends and family, besides favoring the search for academic materials. Academic materials are also the primary pursuit carried out on social networks in the classroom, but it has been found that sometimes they become an escape from the classroom environment.  Keywords: Social Networks; Classroom; Higher Education; Nursing Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 2332177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPissaia, Luís FelipeCosta, Arlete Eli Kunz daThomas, Juliana2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/861Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
title Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
spellingShingle Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
Pissaia, Luís Felipe
Redes Sociais
Sala de Aula
Ensino Superior
Enfermagem.
Tecnologias no Ensino
title_short Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
title_full Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
title_fullStr Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
title_full_unstemmed Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
title_sort Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
author Pissaia, Luís Felipe
author_facet Pissaia, Luís Felipe
Costa, Arlete Eli Kunz da
Thomas, Juliana
author_role author
author2 Costa, Arlete Eli Kunz da
Thomas, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pissaia, Luís Felipe
Costa, Arlete Eli Kunz da
Thomas, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Sala de Aula
Ensino Superior
Enfermagem.
Tecnologias no Ensino
topic Redes Sociais
Sala de Aula
Ensino Superior
Enfermagem.
Tecnologias no Ensino
description Resumo: Este estudo objetivou refletir sobre as interlocuções entre o uso de redes sociais e sala de aula de um grupo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Exercício Profissional no segundo semestre de 2017. Os resultados identificaram que as redes sociais representam o fortalecimento da comunicação entre amigos e familiares, bem como a busca por materiais acadêmicos. Os materiais acadêmicos também são a principal busca realizada nas redes sociais em sala de aula; no entanto verificou-se que, por vezes, tornam-se uma fuga do ambiente da sala de aula.Palavras-chave: Redes Sociais. Sala de Aula. Ensino Superior. Enfermagem.Abstract: This study aimed to reflect on the interconnections between the use of social networks and the classroom by a group of nursing undergraduates from a Higher Education Institution of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. The research used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The participants in the survey were 31 nursing undergraduates who were attending the Professional Exercise course unit in the second half of 2017. The results identified that social networks strengthen communication among friends and family, besides favoring the search for academic materials. Academic materials are also the primary pursuit carried out on social networks in the classroom, but it has been found that sometimes they become an escape from the classroom environment.  Keywords: Social Networks; Classroom; Higher Education; Nursing Education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 233
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352755638272