Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219 |
Resumo: | Resumo: Este estudo objetivou refletir sobre as interlocuções entre o uso de redes sociais e sala de aula de um grupo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Exercício Profissional no segundo semestre de 2017. Os resultados identificaram que as redes sociais representam o fortalecimento da comunicação entre amigos e familiares, bem como a busca por materiais acadêmicos. Os materiais acadêmicos também são a principal busca realizada nas redes sociais em sala de aula; no entanto verificou-se que, por vezes, tornam-se uma fuga do ambiente da sala de aula.Palavras-chave: Redes Sociais. Sala de Aula. Ensino Superior. Enfermagem.Abstract: This study aimed to reflect on the interconnections between the use of social networks and the classroom by a group of nursing undergraduates from a Higher Education Institution of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. The research used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The participants in the survey were 31 nursing undergraduates who were attending the Professional Exercise course unit in the second half of 2017. The results identified that social networks strengthen communication among friends and family, besides favoring the search for academic materials. Academic materials are also the primary pursuit carried out on social networks in the classroom, but it has been found that sometimes they become an escape from the classroom environment. Keywords: Social Networks; Classroom; Higher Education; Nursing Education. |
id |
EDUL-1_9524be8402ac5959e818b4492e33d1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/861 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spacesRedes SociaisSala de AulaEnsino SuperiorEnfermagem.Tecnologias no EnsinoResumo: Este estudo objetivou refletir sobre as interlocuções entre o uso de redes sociais e sala de aula de um grupo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Exercício Profissional no segundo semestre de 2017. Os resultados identificaram que as redes sociais representam o fortalecimento da comunicação entre amigos e familiares, bem como a busca por materiais acadêmicos. Os materiais acadêmicos também são a principal busca realizada nas redes sociais em sala de aula; no entanto verificou-se que, por vezes, tornam-se uma fuga do ambiente da sala de aula.Palavras-chave: Redes Sociais. Sala de Aula. Ensino Superior. Enfermagem.Abstract: This study aimed to reflect on the interconnections between the use of social networks and the classroom by a group of nursing undergraduates from a Higher Education Institution of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. The research used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The participants in the survey were 31 nursing undergraduates who were attending the Professional Exercise course unit in the second half of 2017. The results identified that social networks strengthen communication among friends and family, besides favoring the search for academic materials. Academic materials are also the primary pursuit carried out on social networks in the classroom, but it has been found that sometimes they become an escape from the classroom environment. Keywords: Social Networks; Classroom; Higher Education; Nursing Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 2332177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPissaia, Luís FelipeCosta, Arlete Eli Kunz daThomas, Juliana2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/861Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces |
title |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces |
spellingShingle |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces Pissaia, Luís Felipe Redes Sociais Sala de Aula Ensino Superior Enfermagem. Tecnologias no Ensino |
title_short |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces |
title_full |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces |
title_fullStr |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces |
title_full_unstemmed |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces |
title_sort |
Redes sociais e sala de aula: interlocuções entre os espaços / Social Networks and the classroom: dialogues between spaces |
author |
Pissaia, Luís Felipe |
author_facet |
Pissaia, Luís Felipe Costa, Arlete Eli Kunz da Thomas, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Arlete Eli Kunz da Thomas, Juliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pissaia, Luís Felipe Costa, Arlete Eli Kunz da Thomas, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Sociais Sala de Aula Ensino Superior Enfermagem. Tecnologias no Ensino |
topic |
Redes Sociais Sala de Aula Ensino Superior Enfermagem. Tecnologias no Ensino |
description |
Resumo: Este estudo objetivou refletir sobre as interlocuções entre o uso de redes sociais e sala de aula de um grupo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Exercício Profissional no segundo semestre de 2017. Os resultados identificaram que as redes sociais representam o fortalecimento da comunicação entre amigos e familiares, bem como a busca por materiais acadêmicos. Os materiais acadêmicos também são a principal busca realizada nas redes sociais em sala de aula; no entanto verificou-se que, por vezes, tornam-se uma fuga do ambiente da sala de aula.Palavras-chave: Redes Sociais. Sala de Aula. Ensino Superior. Enfermagem.Abstract: This study aimed to reflect on the interconnections between the use of social networks and the classroom by a group of nursing undergraduates from a Higher Education Institution of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. The research used was descriptive and exploratory with a qualitative approach. The participants in the survey were 31 nursing undergraduates who were attending the Professional Exercise course unit in the second half of 2017. The results identified that social networks strengthen communication among friends and family, besides favoring the search for academic materials. Academic materials are also the primary pursuit carried out on social networks in the classroom, but it has been found that sometimes they become an escape from the classroom environment. Keywords: Social Networks; Classroom; Higher Education; Nursing Education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/219/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 233 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352755638272 |