Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clézio dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264
Resumo: O objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África.
id EDUL-1_a940de6bf11a90fc0dab9f057a0e530f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1264
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireanoFor spatial pedagogy: Geography and freirean thougthPor una pedagogía espacial: Geografía y pensamiento freirianoPour une pédagogie spatiale: Géographie et pensée de freirianoMots-clés: Freiriano pensaitl’enseignement de la géographiela formation des enseignantsl’universitépédagogie spatialePensamiento Freirianoenseñanza de la geografíaformación de profesoresuniversidadpedagogía espacialFreiriano thoughtgeography teachingteacher traininguniversityspatial pedagogyPensamento freirianoensino de geografiaformação de professoresuniversidadepedagogia espacialO objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África.The aim of the text seeks to reflect the Freriana ideas in the teaching of geography from the perspective of spatial pedagogy. Pedagogy is in the process of construction over the last decades and very much grounded in the thinking of Paulo Freire and other critical thinkers. The methodology of the work is qualitative, using the works of references of Paulo Freire and works of geographers and educators who have made relationships between the contributions freirianas and the teaching of geography. As educators and geography teachers we must reinvent freirianas ideas and always maintain open and powerful dialogue with geographic education, in addition to dialogue with youth and adult education, field education and environmental education. This is the challenge for the construction and implementation of spatial pedagogy in our schools, especially in oppressive times such as those we live in Brazil, Latin America and Africa.El objetivo del texto busca reflejar las ideas de Freriana en la enseñanza de la geografía desde la perspectiva de la pedagogía espacial. La pedagogía está en proceso de construcción en las últimas décadas y muy basada en el pensamiento de Paulo Freire y otros pensadores críticos. La metodología del trabajo es cualitativa, utilizando los trabajos de referencias de Paulo Freire y trabajos de geógrafos y educadores que han hecho relaciones entre las contribuciones freirianas y la enseñanza de la geografía. Como educadores y profesores de geografía debemos reinventar las ideas freirianas y mantener siempre un diálogo abierto y poderoso con la educación geográfica, además del diálogo con la educación de jóvenes y adultos, la educación de campo y la educación ambiental. Este es el desafío para la construcción e implementación de la pedagogía espacial en nuestras escuelas, especialmente en tiempos opresivos como los que vivimos en Brasil, América Latina y África.Le but du texte cherche à refléter les idées freriana dans l’enseignement de la géographie du point de vue de la pédagogie spatiale. La pédagogie est en cours de construction au cours des dernières décennies et très ancrée dans la pensée de Paulo Freire et d’autres penseurs critiques. La méthodologie du travail est qualitative, en utilisant les travaux de références de Paulo Freire et les travaux de géographes et d’éducateurs qui ont établi des relations entre les contributions freirianas et l’enseignement de la géographie. En tant qu’éducateurs et professeurs de géographie, nous devons réinventer les idées freirianas et toujours maintenir un dialogue ouvert et puissant avec l’éducation géographique, en plus du dialogue avec l’éducation des jeunes et des adultes, l’éducation sur le terrain et l’éducation environnementale. C’est le défi pour la construction et la mise en œuvre de la pédagogie spatiale dans nos écoles, en particulier à une époque d’oppression comme celles que nous vivons au Brésil, en Amérique latine et en Afrique.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/126410.58422/repesq.2022.e1264REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 763-7762177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264/1056https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clézio dos2023-06-20T19:26:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1264Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T19:26:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
For spatial pedagogy: Geography and freirean thougth
Por una pedagogía espacial: Geografía y pensamiento freiriano
Pour une pédagogie spatiale: Géographie et pensée de freiriano
title Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
spellingShingle Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
Santos, Clézio dos
Mots-clés: Freiriano pensait
l’enseignement de la géographie
la formation des enseignants
l’université
pédagogie spatiale
Pensamiento Freiriano
enseñanza de la geografía
formación de profesores
universidad
pedagogía espacial
Freiriano thought
geography teaching
teacher training
university
spatial pedagogy
Pensamento freiriano
ensino de geografia
formação de professores
universidade
pedagogia espacial
title_short Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
title_full Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
title_fullStr Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
title_full_unstemmed Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
title_sort Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
author Santos, Clézio dos
author_facet Santos, Clézio dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clézio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mots-clés: Freiriano pensait
l’enseignement de la géographie
la formation des enseignants
l’université
pédagogie spatiale
Pensamiento Freiriano
enseñanza de la geografía
formación de profesores
universidad
pedagogía espacial
Freiriano thought
geography teaching
teacher training
university
spatial pedagogy
Pensamento freiriano
ensino de geografia
formação de professores
universidade
pedagogia espacial
topic Mots-clés: Freiriano pensait
l’enseignement de la géographie
la formation des enseignants
l’université
pédagogie spatiale
Pensamiento Freiriano
enseñanza de la geografía
formación de profesores
universidad
pedagogía espacial
Freiriano thought
geography teaching
teacher training
university
spatial pedagogy
Pensamento freiriano
ensino de geografia
formação de professores
universidade
pedagogia espacial
description O objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264
10.58422/repesq.2022.e1264
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2022.e1264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264/1056
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 763-776
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353409949696