Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264 |
Resumo: | O objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África. |
id |
EDUL-1_a940de6bf11a90fc0dab9f057a0e530f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1264 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireanoFor spatial pedagogy: Geography and freirean thougthPor una pedagogía espacial: Geografía y pensamiento freirianoPour une pédagogie spatiale: Géographie et pensée de freirianoMots-clés: Freiriano pensaitl’enseignement de la géographiela formation des enseignantsl’universitépédagogie spatialePensamiento Freirianoenseñanza de la geografíaformación de profesoresuniversidadpedagogía espacialFreiriano thoughtgeography teachingteacher traininguniversityspatial pedagogyPensamento freirianoensino de geografiaformação de professoresuniversidadepedagogia espacialO objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África.The aim of the text seeks to reflect the Freriana ideas in the teaching of geography from the perspective of spatial pedagogy. Pedagogy is in the process of construction over the last decades and very much grounded in the thinking of Paulo Freire and other critical thinkers. The methodology of the work is qualitative, using the works of references of Paulo Freire and works of geographers and educators who have made relationships between the contributions freirianas and the teaching of geography. As educators and geography teachers we must reinvent freirianas ideas and always maintain open and powerful dialogue with geographic education, in addition to dialogue with youth and adult education, field education and environmental education. This is the challenge for the construction and implementation of spatial pedagogy in our schools, especially in oppressive times such as those we live in Brazil, Latin America and Africa.El objetivo del texto busca reflejar las ideas de Freriana en la enseñanza de la geografía desde la perspectiva de la pedagogía espacial. La pedagogía está en proceso de construcción en las últimas décadas y muy basada en el pensamiento de Paulo Freire y otros pensadores críticos. La metodología del trabajo es cualitativa, utilizando los trabajos de referencias de Paulo Freire y trabajos de geógrafos y educadores que han hecho relaciones entre las contribuciones freirianas y la enseñanza de la geografía. Como educadores y profesores de geografía debemos reinventar las ideas freirianas y mantener siempre un diálogo abierto y poderoso con la educación geográfica, además del diálogo con la educación de jóvenes y adultos, la educación de campo y la educación ambiental. Este es el desafío para la construcción e implementación de la pedagogía espacial en nuestras escuelas, especialmente en tiempos opresivos como los que vivimos en Brasil, América Latina y África.Le but du texte cherche à refléter les idées freriana dans l’enseignement de la géographie du point de vue de la pédagogie spatiale. La pédagogie est en cours de construction au cours des dernières décennies et très ancrée dans la pensée de Paulo Freire et d’autres penseurs critiques. La méthodologie du travail est qualitative, en utilisant les travaux de références de Paulo Freire et les travaux de géographes et d’éducateurs qui ont établi des relations entre les contributions freirianas et l’enseignement de la géographie. En tant qu’éducateurs et professeurs de géographie, nous devons réinventer les idées freirianas et toujours maintenir un dialogue ouvert et puissant avec l’éducation géographique, en plus du dialogue avec l’éducation des jeunes et des adultes, l’éducation sur le terrain et l’éducation environnementale. C’est le défi pour la construction et la mise en œuvre de la pédagogie spatiale dans nos écoles, en particulier à une époque d’oppression comme celles que nous vivons au Brésil, en Amérique latine et en Afrique.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/126410.58422/repesq.2022.e1264REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 763-7762177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264/1056https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clézio dos2023-06-20T19:26:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1264Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T19:26:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano For spatial pedagogy: Geography and freirean thougth Por una pedagogía espacial: Geografía y pensamiento freiriano Pour une pédagogie spatiale: Géographie et pensée de freiriano |
title |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano |
spellingShingle |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano Santos, Clézio dos Mots-clés: Freiriano pensait l’enseignement de la géographie la formation des enseignants l’université pédagogie spatiale Pensamiento Freiriano enseñanza de la geografía formación de profesores universidad pedagogía espacial Freiriano thought geography teaching teacher training university spatial pedagogy Pensamento freiriano ensino de geografia formação de professores universidade pedagogia espacial |
title_short |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano |
title_full |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano |
title_fullStr |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano |
title_full_unstemmed |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano |
title_sort |
Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano |
author |
Santos, Clézio dos |
author_facet |
Santos, Clézio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Clézio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mots-clés: Freiriano pensait l’enseignement de la géographie la formation des enseignants l’université pédagogie spatiale Pensamiento Freiriano enseñanza de la geografía formación de profesores universidad pedagogía espacial Freiriano thought geography teaching teacher training university spatial pedagogy Pensamento freiriano ensino de geografia formação de professores universidade pedagogia espacial |
topic |
Mots-clés: Freiriano pensait l’enseignement de la géographie la formation des enseignants l’université pédagogie spatiale Pensamiento Freiriano enseñanza de la geografía formación de profesores universidad pedagogía espacial Freiriano thought geography teaching teacher training university spatial pedagogy Pensamento freiriano ensino de geografia formação de professores universidade pedagogia espacial |
description |
O objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264 10.58422/repesq.2022.e1264 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2022.e1264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264/1056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 35 (2022): Políticas Educacionais e Formação Docente; 763-776 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353409949696 |